Itacaré

UFSB abre 366 vagas em cursos de licenciatura e bacharelado interdisciplinar

UFSB abre 366 vagas em cursos de licenciatura e bacharelado interdisciplinar 1

A Universidade Federal do Sul da Bahia publicou, nesta quarta-feira (3), um edital suplementar disponibilizando 366 vagas em cursos da Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários, relacionada a licenciaturas e bacharelados interdisciplinares.

As inscrições, por meio de formulário a ser preenchido no site da instituição, começarão na próxima sexta-feira (5) e terminarão no dia 15 de junho, com publicação dos convocados no dia 19 do mesmo mês. Continue lendo

Txai Resort cria protocolo e projeta reabertura para 1º de julho

Txai Resort cria protocolo e projeta reabertura para 1º de julho 2

O que seria um ano de festas e comemorações se transformou em período para olhar para dentro e investir em mudanças. No ano em que completa duas décadas de existência, o Txai Resort aproveitou o período de confinamento imposto pela covid-19 para melhorar sua infraestrutura e criar um protocolo de segurança para clientes e equipe.

Localizado a 20 minutos de Itacaré (BA), o empreendimento dedicou os três meses em que esteve fechado aos hóspedes para realizar as reformas necessárias, desenvolver novas regras que atendem aos desafios impostos pelo novo coronavírus e treinar seus colaboradores em relação a esses procedimentos.

Em videoconferência realizada hoje (2/6), Bruna Dib, diretora de Vendas e Marketing do Txai, afirma que a reabertura está prevista para 1º de julho, com operação inicial reduzida a 25% da capacidade. A data ainda depende da publicação de um decreto estadual que permita o funcionamento, além do incremento em termos de conectividade aérea.

A executiva projeta que a permissão do governo deva sair até a data marcada e comemora o incremento de voos para a região. “A Gol incluiu três voos semanais para Ilhéus, partindo de Guarulhos, na malha de junho; e também existe também a possibilidade de termos voos da Latam. Ainda dependemos do decreto, mas estamos confiantes que conseguiremos retornar às atividades”, diz. Continue lendo

COVID-19: Curva volta a crescer nos dados geral da Bahia e novas medidas devem ser anunciadas; Ilhéus mantém baixo crescimento de casos

COVID-19: Curva volta a crescer nos dados geral da Bahia e novas medidas devem ser anunciadas; Ilhéus mantém baixo crescimento de casos 3

Após quatro dias seguidos em que o crescimento dos casos ativos de Covid-19 se manteve estável (entre 24 e 27 de maio), a Bahia voltou a registrar, ontem, aumento na curva de crescimento, conforme informou o governador Rui Costa (PT), em vídeo nas redes sociais. Hoje, novas medidas de combate devem ser anunciadas e ano letivo não será cancelado.

Os casos ativos são de pessoas internadas em unidades de saúde ou em isolamento por 14 dias ou menos, portanto, com potencial de transmitir a doença. “Nas últimas 24 horas, tivemos um salto. Saiu do platô que eu tinha me referido ontem (quarta-feira). Mas isso não desanima”, completou o governador.

Segundo ele, não significa que necessariamente o salto ocorreu de quarta-feira (27) para ontem, uma vez que ocorre de municípios do interior mandarem exames e os dados acumulados de dias anteriores. Continue lendo

Itacaré, registra a primeira morte por coronavírus

Itacaré, registra a primeira morte por coronavírus 4

A cidade de Itacaré, uma das primeiras a ter registros do coronavírus no estado, confirmou a primeira morte de paciente pela Covid-19.

A morte é de uma idosa de 64 anos, que tinha diabetes e hipertensão. Ela estava internada no Hospital Costa do Cacau, na cidade de Ilhéus.

A idosa morreu no dia 16 de maio, mas a morte só foi divulgada pela Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no domingo (24). Continue lendo

Policiais temem surto do novo coronavírus em delegacias da Bahia

Policiais temem surto do novo coronavírus em delegacias da Bahia 5

Os policiais que atuam na capital e no interior da Bahia têm demonstrado preocupação com possíveis surtos do novo coronavírus (Covid-19) nas delegacias, sobretudo após oito guardas terem sido afastados de uma unidade no bairro Brotas, em Salvador, por suspeita de infecção.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindcop), Eustácio Lopes, o combate ao vírus não tem sido efetivo nas unidades e faltam equipamentos de proteção. “Precisamos de mais máscaras, de higienização. Queremos, principalmente, os testes rápidos. Precisamos desses testes”, afirmou.

Em nota enviada à reportagem, a Polícia Civil informou que tem aplicado protocolos de prevenção à doença por meio do Departamento Médico da Polícia Civil (Demep) e que, diante dos casos da doença na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Brotas, uma ação de higienização e desinfecção foi aplicada na unidade durante a manhã de terça-feira (19). Continue lendo

Plataforma de delivery criada por cientistas do NE já tem 94 cidades baianas cadastradas

Plataforma de delivery criada por cientistas do NE já tem 94 cidades baianas cadastradas 6

Em um mês, a plataforma Fique no Lar cadastrou 472 estabelecimentos, em 94 municípios baianos. A ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e disponibilizada para o estado da Bahia, graças a uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).O objetivo da ferramenta é estimular o serviço de delivery e manter a população em casa.

O setor de alimentos é o campeão de cadastros. “A ferramenta é um apoio de extrema importância aos micro empreendedores, estamos sempre buscando medidas e soluções para ajudar a população baiana. Reforço o meu pedido para que os consumidores que podem ficar em casa, façam a experiência e utilizem a ferramenta como fonte de pesquisa”, afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico. Continue lendo

Itacaré: Prefeito coloca barreiras sanitárias e reclama que ‘não é época de turismo’

Itacaré: Prefeito coloca barreiras sanitárias e reclama que 'não é época de turismo' 7

A prefeitura de Itacaré, colocou barreiras sanitárias nas entradas de acesso ao município.

Dessa forma, só podem entrar na cidade moradores e pessoas que comprovem a realização de atividades essenciais. À TV Bahia nesta sexta-feira (24), o prefeito Antônio de Anísio lembrou que não é época de turismo e disse que o município acabou virando uma espécie de refúgio, apesar das recomendações de isolamento social, e por isso resolveu adotar os bloqueios. Segundo o gestor, há relatos de pessoas oriundas de Ilhéus, Itabuna e Salvador, que tentam alugar imóveis no município, informou o BN.

Não há pacientes de Itacaré com Covid-19 em Ilhéus, informa Prefeitura

Não há pacientes de Itacaré com Covid-19 em Ilhéus, informa Prefeitura 8

A Prefeitura de Ilhéus informa que até o momento não houve pacientes de Itacaré com Covid-19 internados na rede hospitalar de Ilhéus.

Ao confundir a lista de pacientes com Covid-19 dos municípios pactuados, o secretário de Meio Ambiente, Mozart Aragão, equivocadamente informou durante entrevista na Rádio Bahiana, no Programa Falando Direito, que teriam dois pacientes do Município de Itacaré com Covid-19 internados em leitos de UTI da rede hospitalar de Ilhéus, o que até o presente momento não houve.

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente pontuou sobre a existência de pacientes Covid-19 de cidades da região internados em hospitais de Ilhéus, mas esclareceu que de Itacaré não houve em Ilhéus pacientes Covid-19 internados, ao tempo em que manifestou desculpas pelo equívoco.