:: Colunistas
::Publicidade

Itabuna

Ilhéus e Itabuna são inseridas no Plano de Desenvolvimento do Nordeste

Ilhéus e Itabuna são inseridas no Plano de Desenvolvimento do Nordeste 1

Bahia conta com 11 municípios inseridos no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRNDE). O modelo foi lançado ontem (24), durante reunião do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento do Nordeste (Condel-Sudene), em Recife, e contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.  O documento foi apresentado aos governadores da região.

Na lista baiana estão Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. O Governo Federal chama de “regiões intermediárias”. Fortaleza, prioritariamente, entra no plano – que também contempla outras oito capitais no Nordeste. Ao todo, são 41 municípios (sem contar as capitais dos Estados). Continue lendo

UFSB oferece 145 vagas na segunda edição do Sisu 2019

UFSB

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) participa da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com a oferta de 145 vagas para os cursos de Segundo Ciclo. A participação está regulada pelo Termo de Adesão e pelo Edital nº 12/2019,divulgados nesta quarta-feira (22). 

As inscrições poderão ser feitas no período de 4 a 7 de junho pelo endereço eletrônico do Sisu. Poderá se inscrever quem fez as provas do Enem 2018 e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de quinhentos pontos na prova de Redação.

Do total, 34 vagas são da modalidade ampla concorrência e 111 vagas são para as diferentes modalidades de políticas afirmativas definidas pela Lei Federal nº 12.711/2012 (Lei de Cotas). Os cursos, campus e a quantidade de vagas em cada um são as seguintes: Continue lendo

Batida entre carro e caminhonete deixa feridos em Camamu

Batida entre carro e caminhonete deixa feridos em Camamu 2

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Quatro pessoas ficaram feridas depois que o carro onde viajavam se envolveu em uma batida com uma caminhonete, na tarde desta segunda-feira (20), no KM-100 da BR-101, no distrito de Travessão, em Camamu. O veículo menor ficou destruído.

De acordo com a Polícia Militar, entre as vítimas, estão um sargento da reserva da PM, identificado como Carlos Maurício Emidio dos Santos, de 53 anos, e o filho dele, de 24 anos. Os outros feridos, que não tiveram os nomes divulgados, são amigos deles. Continue lendo

Prefeito de Itabuna anuncia aposentadoria da política: ‘minha parte já fiz’

Prefeito de Itabuna anuncia aposentadoria da política: ‘minha parte já fiz’ 3

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (sem partido), disse que vai se aposentar da política. O ano derradeiro deve ser 2020. Em entrevista ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (20), o gestor – que governa a cidade pela quinta vez – afirmou que já fez o que poderia realizar e está em busca de uma “paz política”. Entrar em novo partido para fechar a carreira também não está nos planos do prefeito.

“Eu não vou me filiar a mais nada não. Minha paz termina agora, ano que vem. Não tenho mais condição. Minha parte já fiz”, avaliou. Em relação às eleições de 2020, Gomes declarou que vai esperar o andamento da política para decidir se apoia um candidato para a prefeitura de Itabuna. “Não sei ainda. Tô (sic) ainda para decidir. Isso só a partir de janeiro”, disse. Continue lendo

Itabuna: Corpo em estado de putrefação é encontrado dentro de saco

Itabuna: Corpo em estado de putrefação é encontrado dentro de saco 4

Na tarde deste domingo (19) um corpo foi encontrado dentro de um saco no final da rodagem Itajuípe, no bairro Santo Antônio, em Itabuna. O corpo está em avançado estado de putrefação.

De acordo com familiares do jovem Gabriel Nunes Viana (19), o corpo pode pertence-lo.

Ele está desaparecido desde o dia 6 de maio deste ano, e informações de que ele teria sido assassinado foram enviadas para sua avó, mas nada ainda foi confirmado. Continue lendo

Teatro de Itabuna deverá ser reinaugurado em julho

Teatro de Itabuna deverá ser reinaugurado em julho 5

Foto: Waldir Gomes

O Teatro Municipal Candinha Dória, em Itabuna, deverá ser reinaugurado durante as comemorações dos 109 anos de emancipação política e administrativa do município, cuja data é 26 de julho. Nesta quinta-feira (16), representantes do Governo do Estado realizaram visita técnica nas obras do teatro, realizadas com recursos estaduais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (CONDER), que firmou convênio com a Prefeitura de Itabuna e fiscaliza o repasse do investimento, totalizado em R$ 24 milhões. A comitiva do governo foi recebida com apresentações musicais, de dança e de teatro, dentro do espaço em reforma.

Com capacidade para 600 pessoas, o Teatro Municipal Candinha Dórea funcionará com uma moderna estrutura de iluminação, sonorização, mecânica, cênica e acústica. A secretária estadual de Cultura, Arany Santana, destacou a estrutura do espaço, indicando ser um avanço importante para a região. “É um teatro moderno, que está dentro das normas vigentes para uma casa de espetáculo desta magnitude e, neste momento, quero parabenizar o município, a população e todos os artistas regionais que serão beneficiados com a obra”. O prefeito Fernando Gomes complementou: “O empreendimento dará um novo conceito ao município em relação à valorização da cultura e do turismo de negócios”, informou o A Tarde.

ITABUNA: Acusado de matar jornalista baiano vai a júri 21 anos após o crime

ITABUNA: Acusado de matar jornalista baiano vai a júri 21 anos após o crime 6

Acusado pelo assassinato do jornalista Manoel Leal, fundador do jornal itabunense A Região, Marcone Sarmento será julgado pelo Tribunal do Júri da comarca de Salvador na próxima quarta-feira (22). O crime ocorreu há mais de duas décadas no sul da Bahia, em Itabuna, e teve repercussão internacional.

No dia 14 de janeiro de 1998, o jornalista foi vítima de uma emboscada e acabou executado a tiros na porta de casa. Marcone Sarmento foi denunciado pelo Ministério Público estadual como um dos executores. Ele chegou a ser julgado, mas foi absolvido pela participação no crime em 2005.
Continue lendo

CRIANÇA FICA FERIDA APÓS TETO DA IGREJA ADVENTISTA DESABAR EM ITABUNA

CRIANÇA FICA FERIDA APÓS TETO DA IGREJA ADVENTISTA DESABAR EM ITABUNA 7

Os alunos da Escola Geórgia levaram o maior susto depois que parte do teto da Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada na Rua Duque de Caxias, em Itabuna, desabou na noite da última quinta-feira (9), durante comemoração ao Dia das Mães.

Por conta dessa situação, uma criança teve ferimentos leves e foi conduzida por socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) para uma unidade de saúde. “Um aluno pulou o muro que isolava um pedaço de forro de gesso, que acabou caindo. Exceto o aluno que ficou levemente ferido (mas já está bem), ninguém se machucou. Agradecemos a todos pela preocupação, solidariedade e carinho que temos recebido. Deus é fiel”, diz a nota da escola. (Redação: Ubaitaba Urgente).

Life Saúde
Life Saúde
::Publicidade