Itabuna

Rui mantém a suspensão do transporte intermunicipal até 5 de abril, após data já há expectativa de alguma circulação

Rota

Foto: Daniel Machado

O governador Rui Costa afirmou que será estendida, até o dia 5 de abril, a suspensão da circulação do transporte coletivo intermunicipal nas cidades que já tiveram casos confirmados de coronavírus. A informação foi divulgada hoje (27) no #PapoCorreria, uma conversa do Governador com os internautas através das suas redes sociais.

“O que queremos com isso é diminuir a propagação do vírus. Ele não sai de uma cidade para outra pelo vento. Quem leva de uma cidade para a outra são as pessoas”, afirmou Rui.

A medida deverá ser publicada na edição de amanhã (28), do Diário Oficial do Estado (DOE). O objetivo é proteger a população contra a disseminação da doença. Continue lendo

ITABUNA: MUNICÍPIO REABRE PARTE DO COMÉRCIO A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA (27)

ITABUNA: MUNICÍPIO REABRE PARTE DO COMÉRCIO A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA (27) 1

A cidade de Itabuna permitiu a reabertura de uma parte do comércio a partir desta sexta-feira (27). Alguns estabelecimentos já eram exceção e estavam autorizados a permanecer abertos.

A intenção é permitir que clientes comprem produtos básicos e fomentar a economia.

As Lojas de material de construção vão funcionar em horário reduzido e com vigilância sanitária. O funcionamento será das 9 as 15 horas, com funcionários reduzido e com limitação na quantidade de clientes na loja. A avaliação é que mesmo na quarentena muitas pessoas precisam comprar produtos deste seguimento, como bomba de água, chuveiro e etc. Continue lendo

ITABUNA: Internado em UTI, ex-deputado baiano Augusto Castro testa positivo para coronavírus

ITABUNA: Internado em UTI, ex-deputado baiano Augusto Castro testa positivo para coronavírus 2

Foto: PSDB

O ex-deputado e pré-candidato a prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), testou positivo para o novo coronavírus, segundo informações do site Políticos do Sul da Bahia. O ex-parlamentar está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia da cidade.

Castro deu entrada no hospital na quarta-feira (25), com sintomas da doença e apresentava “sinais de desconforto respiratório”. De acordo com o boletim da unidade de saúde, o ex-deputado está sedado, com suporte ventilatório invasivo.

Nota de Esclarecimento – Hospital Regional Costa do Cacau sobre os casos de Covid-19

hrcc

A direção do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, esclarece que não procede as informações divulgadas na rádio Jornal de Itabuna na manhã de sexta-feira, dia 20 de março de 2020.

Vem a público esclarecer que:

1. Até a presente data, dia 20 de março de 2020, não há nenhum paciente suspeito ou com diagnóstico confirmado do novo coronavírus (COVID-19) internado e em isolamento na unidade hospitalar.

2. Reforça que os casos confirmados de COVID-19 são divulgados oficialmente por meio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) através de seus boletins epidemiológicos diários.

3. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HRCC tem como missão primordial a proteção e prevenção de pacientes e colaboradores contra infecções hospitalares e ocupacionais.

4. Todas medidas tomadas pela CCIH são baseadas nas legislações sanitárias vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Saúde, além de fontes internacionais como Organização Mundial de Saúde (OMS), Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC – agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos da América) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

5. No atual cenário epidemiológico de enfrentamento do COVID-19, a grande preocupação do momento é o uso racional de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), especialmente as máscaras para proteção respiratória. Continue lendo

Estado suspende transporte coletivo público e privado entre as cidades de Itabuna, Ilhéus e Itacaré para conter avanço do COVID-19

Rota

Foto: Daniel Machado

O Governo do Estado divulgou um decreto nesta sexta-feira (20), no Diário Oficial do Estado (DOE), regulando o transporte entre os municípios de Itabuna, Ilhéus e Itacaré. De acordo com a publicação, a partir deste sábado (21) estarão suspensas a circulação e a saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, nas três cidades.

A fiscalização será realizada pela Polícia Militar da Bahia (PMBA) e pela Agerba. O descumprimento de suspensão importará na apreensão imediata do veículo de transporte, público ou particular, sem prejuízo do ajuizamento de ações penais e cíveis, bem como da aplicação de sanções administrativas. Continue lendo

Itabuna: Prefeitura encerra ano letivo de 2019 e suspende aulas por 30 dias

Itabuna: Prefeitura encerra ano letivo de 2019 e suspende aulas por 30 dias 4

A prefeitura de Itabuna, anunciou nesta quarta-feira (18) o encerramento do ano letivo de 2019. No mesmo comunicado, a gestão informou a suspensão das aulas por 30 dias. As matrículas para o ano letivo 2020, que estavam agendadas para a próxima segunda-feira (23), também foram suspensas. As medidas ocorrem para tentar frear a propagação do novo coronavírus.

Professores, coordenadores e secretários escolares foram informados que devem aguardar orientações das autoridades. A secretaria de educação do município também informou que voltará a ter expediente na próxima segunda, mas com tempo reduzido. Abrirá das 8h às 14. O anúncio da prefeitura ocorreu logo após o decreto do governo estadual de suspender as aulas por 30 dias, informou o BN.

Festejos para São José são encerrados mais cedo e cancelados na BA por causa da pandemia do coronavírus

Festejos para São José são encerrados mais cedo e cancelados na BA por causa da pandemia do coronavírus 5

Foto: Ilustração

Os festejos a São José, santo católico que é celebrado nesta quinta-feira (19), foram encerrados mais cedo e até cancelados em algumas cidades da Bahia por causa da pandemia do coronavírus.

As medidas foram adotadas como forma de prevenção ao Covid-19. Até a manhã desta quinta-feira (19), foram registrados 27 casos de pacientes contaminados na Bahia. A maioria, 17 dos casos, está em Salvador.

Por isso, festas que possam concentrar muitas pessoas em um único espaço são repensadas. Em Barreiras, cidade da região oeste da Bahia, a festa a São José foi encerrada mais cedo. O novenário, previsto para encerrar na quarta-feira (18), foi finalizado na terça-feira (17).

Além disso, a festa religiosa marcada para a manhã desta quinta-feira (19) foi cancelada. Apesar disso, a imagem do santo ficou exposta na porta da igreja para os fiéis que passarem pelo local. No entanto, foi colocada uma fita amarela para isolar a área. Continue lendo