Informação

Novo calendário para sacar dinheiro do FGTS é divulgado

Novo calendário para sacar dinheiro do FGTS é divulgado 1

A CAIXA divulgou neste sábado (13) o calendário de pagamento do Saque Emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), autorizado pela Medida Provisória (MP) nº 946/2020. A ação faz parte do conjunto de medidas de enfrentamento aos impactos causados aos trabalhadores pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), adotadas pelo Governo Federal.

Cerca de R$ 37,8 bilhões serão liberados para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores com direito ao saque, conforme as regras estabelecidas. De acordo com a MP, o valor do saque é de até R$ 1.045 por trabalhador, considerando a soma dos saldos de todas as suas contas do FGTS. Continue lendo

Moradores de Mamoan estão na bronca com provedor de internet

Moradores de Mamoan estão na bronca com provedor de internet 2

Moradores da comunidade do distrito de Mamoan, localizada na cidade de Ilhéus, estão se sentido enganadas pela empresa Libernet, prestadora de serviço de internet, na qual divulga em seu site cobertura da mesma desde o início do ano de 2020.

Com isso, algumas pessoas foram informadas que seria instalada a rede no começo de março, contudo até o momento nenhuma justificativa foi dada aos moradores, além disso acreditando que realmente teriam os serviços implantados muitos cancelaram outros provedores que tinham como por exemplo de via satélite e operadoras de celulares.

A divulgação da mesma é através do link http://libernet.com.br/mamoa-ilheus e do aplicativo pelo 0800 500 8888.
Continue lendo

Ilhéus registra primeira morte por Covid-19

Ilhéus registra primeira morte por Covid-19 3

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na manhã desta quinta-feira (9), o primeiro óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) em Ilhéus. Conforme informações, o paciente era um homem de 65 anos, com histórico de pneumopatia crônica. Ele foi internado em 4 de abril e veio a falecer no dia seguinte. O diagnóstico positivo para a Covid-19 foi divulgado na noite de ontem (8). Com isso, a Bahia contabiliza 19 óbitos.

Secom Municipal.

ILHÉUS: 402 pacientes com gripe saíram da quarentena

ILHÉUS: 402 pacientes com gripe saíram da quarentena 4

Ilhéus iniciou a semana com uma boa notícia. Dos 632 pacientes diagnosticados com síndrome gripal até a tarde desta segunda-feira (6), 402 saíram da quarentena, o que representa alta de 63,6% dos casos monitorados diariamente pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau).

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, informou que mesmo após o fim dos sintomas, essas pessoas precisam manter o distanciamento social, uma das medidas adotadas para o controle da disseminação do vírus. “Todos, sem exceção, devem manter a higiene contínua das mãos, evitar aglomerações e seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)”, destacou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosane Xavier, pontuou que esse grupo de pessoas que estava com síndrome gripal, seguiu corretamente as precauções e a quarentena, em isolamento por 14 dias contados a partir do primeiro dia de surgimento dos sintomas.

O que fazer

Continue lendo

Estado da Bahia descumpre decisão judicial de demolir módulo de presídio em Ilhéus

Estado da Bahia descumpre decisão judicial de demolir módulo de presídio em Ilhéus 5

O Estado da Bahia ainda não cumpriu a decisão judicial para demolir o Módulo I do Presídio Ariston Cardoso e construir uma nova unidade em caráter de urgência. O alerta é da Defensoria Pública da Bahia, que debateu a necessidade de resolver a situação da precariedade do local com o diretor do presídio e com a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Na ocasião, a Defensoria apontou a urgência de o Estado construir novo estabelecimento penitenciário no município. O encontro aconteceu na quarta-feira (12), na sede da Defensoria Pública em Ilhéus. O Ariston Cardoso já teve um dos módulos interditados para demolição após ação civil pública ajuizada pela Defensoria. Dada a urgência na construção de nova unidade carcerária, foi deliberado que a Defensoria notificará o Estado para a realização de um compromisso de ajustamento de conduta –  instrumento utilizado na administração pública para ajustar irregulares, sem precisar recorrer ao Judiciário.

Continue lendo

Facebook libera novo visual e tema escuro

Facebook libera novo visual e tema escuroO Facebook começou a liberar a versão remodelada da rede social no computador. Anunciada em maio de 2019, a mudança traz alterações no esquema de cores da plataforma, trocando o tradicional azul por um visual mais claro. Além disso, entre as novidades estão a reorganização de menus e o aumento na velocidade de acesso às principais funções. A empresa vem chamando a atualização de “O Novo Facebook” e inclui opções de modo claro ou escuro para escolher.

Continue lendo

SOBRE O FERIADO NATALINO

SOBRE O FERIADO NATALINO 6

É bem sabido que o calendário brasileiro vive repleto de feriados: Carnaval, Páscoa, São João, Dia das mães, Dia dos pais, etc. e, ao final de mais um ano, chegamos à data separada para a comemoração do Natal. Muitos se apressam e se estressam correndo de um lado para o outro na busca de preparar a melhor ceia natalina para a família, correm e se esmeram na escolha dos presentes que serão compartilhados, dedicam-se às compras de roupas, calçados e outros utensílios pessoais – após a liberação do décimo terceiro salário -, montam uma imensa expectativa dedicada à celebração do feriado de Natal em família, mas (no fim das contas) qual é o real sentido dessa expectativa? Para qual finalidade nos desgastamos tanto nessa época?

O vocábulo feriado deriva etimologicamente da palavra latina “feriar” que significa tirar férias, repousar. Retirando-se desse significado é bem plausível a interpretação de que aproveitar o feriado de Natal signifique tão somente repousar em família, comer, beber, fartar-se e, enfim, usufruir de todas as benesses derivadas do consumismo típico desse período. Contudo, esse modo de interpretar o Natal esbarra na razão de ser dessa data: o nascimento de Jesus Cristo. Bem, mas esse significado redentor para os cristãos também encontra obstáculos entre cristãos, que todo ano jogam o Natal no balaio dos festejos pagãos alegando, em defesa, as mesmas objeções à importância de se comemorar o nascimento do Cristo: Continue lendo

ILHÉUS: Nota de repúdio do blogueiro Léo Novais

ILHÉUS: Nota de repúdio do blogueiro Léo Novais 7

O blogueiro e pré-candidato a vereador Léo Novais vem a público repudiar de forma veemente as recentes ofensas gratuitas e desnecessárias proferidas e publicadas por um blog sediado na cidade de Ilhéus, contra o ativista e também blogueiro ilheense, Léo Novais.

Estamos vivendo um momento no Brasil, onde os direitos individuais e coletivos estão tomando um caráter diferenciado de outrora e, neste contexto, é inadmissível que um pretenso veículo de comunicação que, por natureza, exerce papel de formador de opinião, venha se manifestar de maneira tão desrespeitosa, agressiva e irresponsável contra qualquer cidadão apenas por conta das orientações que este segue.

Léo Novais é reconhecidamente uma pessoa de excelente caráter, boa índole e conduta ilibada e que pauta suas ações sempre visando o bem-estar coletivo. Léo sempre buscou colaborar na construção de uma sociedade mais justa, digna, fraterna e respeitosa e, recentemente, teve o seu empenho reconhecido pela Câmara de Vereadores, que lhes concedeu o Título de Cidadão Ilheense.

As opções, de quaisquer naturezas – e principalmente políticas – adotadas por Léo são de cunho estritamente pessoais e intransferíveis e demonstram maturidade. E ao que parece, o reconhecimento popular dessas ações é o que tem motivado o comportamento homofóbico dos responsáveis pelo blog, que ofendem e tentam descredibilizar a biografia de Léo Novais. Continue lendo