Informação

Assaí de Ilhéus: com obras aceleradas, empresários preveem entrega para junho

Assaí de Ilhéus: com obras aceleradas, empresários preveem entrega para junho 1

O Assaí Atacadista, empresa do Grupo Pão de Açúcar (GPA), uma das maiores redes de atacado de autosserviço do Brasil, está investindo R$ 40 milhões em sua primeira unidade no Sul da Bahia para gerar 300 empregos diretos e 150 indiretos ao Ilhéus. Na manhã desta sexta-feira (15), o prefeito Mário Alexandre visitou o canteiro de obras na zona sul da cidade, acompanhado de comitiva formada por secretários, vereadores e representantes do comércio local. Os executivos do empreendimento confirmaram entrega para o fim do semestre.

O prefeito Mário Alexandre classificou a chegada do hipermercado “um sonho” que em breve vai se tornar realidade. “Bem localizado, o empreendimento está com as obras a todo o vapor e, depois de pronto, aumento do emprego para nossa cidade. O grupo constantemente procura centros importantes para expansão de sua rede, e, felizmente, viram em Ilhéus, a oportunidade de investir, abrindo as portas da cidade para atração de outros negócios”.

Representantes do comércio ilheense elogiaram os avanços das obras do novo atacadista.

“Estamos satisfeitos com os resultados. O empreendimento está localizado numa das áreas que mais cresce na cidade, que é a zona sul”, destaca Clóvis Junior, presidente da CDL. Já o secretário de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio comemora os avanços. Segundo ele, “a população irá contar com um dos mais importantes equipamentos de compras e autosserviços do país”. Continue lendo

ILHÉUS: Central de Abastecimento do Malhado terá sala médica para atender feirantes

ILHÉUS: Central de Abastecimento do Malhado terá sala médica para atender feirantes 2

O Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre assinou na tarde desta quinta-feira (14), em seu gabinete no Centro Administrativo, o Termo de Cessão para implantar uma sala médica na Central de Abastecimento do Malhado.

Além do prefeito ilheense, estavam no encontro os presidentes das entidades representativas e os secretários municipais, Hermano Fahning (Serviços Urbanos); Átila Docio (Infraestrutura); Hélio Ricardo (Comunicação); Rubenilton Silva (Desenvolvimento Social) e Paulo Sérgio (Indústria e Comércio).

Mário Alexandre falou sobre a assinatura e a importância da Central para a economia e geração de emprego e renda.

“Dentro de quarenta dias iremos inaugurar este espaço que vai abrigar uma equipe de saúde, promovendo atendimento médico e odontológico”, disse. Continue lendo

ILHÉUS: Guarda Municipal inaugura Central de Monitoramento Eletrônico

ILHÉUS: Guarda Municipal inaugura Central de Monitoramento Eletrônico 3

Com o objetivo de garantir a qualidade a eficiência no atendimento à população, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), inaugura a nova Central de Monitoramento Eletrônico, nesta terça-feira (12), às 10 horas, que leva o nome do capitão PM Nerivaldo Henrique Silva Fonseca. A unidade, que está instalada na Base da divisão, situada à Rua Quatorze de Agosto, s/n, tem o objetivo de empreender um trabalho conjunto com as polícias Militar e Civil, e demais entidades que compõem o Gabinete de Gestão.

O comandante da GCM, Leonardo Bandeira, ressalta que o sistema de videomonitoramento reduz os índices de criminalidade.

“Filmar os prédios públicos e logradouros o tempo todo oferece mais segurança aos moradores e ao patrimônio público, permitindo reconhecer e punir os infratores. A divisão, que conta com uma equipe formada por analista de sistemas, cientista em computação, eletrotécnico e técnico em informática, vai prestar diversos serviços de segurança e prevenção, pelo telefone 153, em horário administrativo”, disse.

Central – Ainda de acordo com o comandante, a Central fará o monitoramento de 26 câmeras de média resolução em prédios, ruas e locais públicos, além de 70 sensores de presença instalados em unidades de saúde e escolas municipais.

“A Central é o cumprimento da promessa feita pelo prefeito Mário Alexandre, que vem priorizando a segurança e a qualidade de vida dos nossos agentes. Mais seis guardas civis serão capacitados nos cursos de Sistema de Circuito Fechado e Operações em Rádio”, completa Bandeira. Continue lendo

ILHÉUS: Atendimento da Sefaz seguirá normalmente no SAC

ILHÉUS: Atendimento da Sefaz seguirá normalmente no SAC 4

Assim como aconteceu com outras inspetorias Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) em todo o estado, a de Ilhéus teve as suas atividades de fiscalização absorvidas pela nova Inspetoria Fazendária da Costa do Cacau, com sede em Itabuna. Mas o atendimento aos contribuintes continuará sendo realizado normalmente no posto do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) de Ilhéus. O contribuinte não terá que se deslocar para outro município quando tiver que dar entrada em processos na Sefaz, emitir documentos de arrecadação ou Notas Fiscais Avulsas, por exemplo.

Em razão das transformações no planejamento e na execução da fiscalização, motivadas pela nova realidade dos documentos fiscais eletrônicos, com utilização em larga escala de sistemas informatizados e de cruzamentos de dados, a Sefaz-Ba passa por uma reestruturação em 2019, que inclui a fusão de inspetorias fiscais.

A série de mudanças adequa a estrutura interna da Superintendência de Administração Tributária (SAT) às transformações no planejamento e na execução da fiscalização e realiza a fusão de inspetorias fiscais, de forma a criar uma rede de 12 unidades regionais no interior. Continue lendo

ILHÉUS: Marinha alerta para cuidados com a segurança de banhistas neste sábado (2)

ILHÉUS: Marinha alerta para cuidados com a segurança de banhistas neste sábado (2) 5

Foto: José Nazal

A Marinha, por meio da Delegacia da Capitania dos Portos da Bahia em Ilhéus, emitiu esta semana um alerta para cuidados com a segurança de banhistas, por causa do grande número de embarcações que participam dos eventos deste sábado (2) na cidade. De acordo com a programação, as duas festas de Iemanjá acontecem durante todo o dia na Maramata (Nova Brasília) e na Avenida Litorânea Norte (Malhado) e no turno da tarde, a baía do Pontal recebe o Rally dos Mares, a partir das 13 horas.

A recomendação serve principalmente para os banhistas que ocupam as praias do Cristo e Avenida Soares Lopes, no centro, e também para aqueles que pretendem navegar nestes trechos. “Os eventos ocorrem simultaneamente, além do movimento de navios transatlânticos e de cargas no Porto de Malhado. Solicitamos ampla divulgação nas entidades e ao público em geral e que evitem aproximar-se das áreas onde ocorrem os eventos, redobrando a atenção quanto à navegação”, diz a nota.

Quem assina é o delegado da Marinha e capitão de fragata, Manoel Argolo da Cruz, em acordo com o disposto da Lei 9.537 de 11 de dezembro de 1997, Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário em Águas Jurisdicionais Brasileiros (LESTA), das Normas da Autoridade Marítima para Amadores, Embarcações de Esporte, Recreio e para Cadastramento e Funcionamento das Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas. Continue lendo

Sapetinga: o pôr do sol mais famoso do sul da Bahia

Sapetinga: o pôr do sol mais famoso do sul da Bahia 6

Foto: Lucas França

O pôr do sol dá show todos os dias em Ilhéus, mas é no verão que o céu chama a atenção pelo colorido especial. Os tons de amarelo, alaranjado e rosado podem ser vistos de vários pontos da cidade, deixando ainda mais belo o espetáculo sobre o Rio Santana. Por isso, jovens, adultos, crianças e idosos, frequentam a pitoresca baía da Sapetinga, no Pontal, que virou ponto de encontro para os amantes da natureza e de aclamação ao sol, além de reunir uma galera que toca violão para dar aquele clima especial.

Essa junção de música, arte e gastronomia tem dado mais vida ao paraíso e trazido pessoas como Renato Callefi e Raquel Bortoloti, casal vindo de São Paulo.

“Nessa parte da natureza, mar, rios e lagos aqui em Ilhéus tudo fica mais bonito”, declarou. Morando há pouco mais de seis meses no bairro, o tatuador Raffa Lima e a fotógrafa Beatriz Vitória já esbanjam amor pelo local. “Aqui é o nosso escritório e um ambiente perfeito para inspiração, por isso cantamos esse lugar”, revelam.

O local preserva um acervo histórico valioso de biodiversidade para a região, e por isso é sempre o ponto de encontro de diferentes públicos e de preferências diversas, que vão desde um bate papo com os amigos, até à prática de atividades físicas. O espaço é procurado por moradores e turistas todos os dias da semana. Outro atrativo do local é a iluminação noturna, que garante movimento mesmo depois que o sol se põe.

Continue lendo

Aberta inscrição para prêmio de literatura que busca novos escritores

Prêmio Sesc de LiteraturaA partir desta quarta-feira (9), o Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para a sua edição de 2019. A iniciativa é voltada para autores estreantes de romances ou contos inéditos. Os vencedores terão suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares.

Organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o prêmio foi criado em 2003 e se tornou conhecido no circuito literário por ser destinado exclusivamente a novos escritores, abrindo a eles as portas do mercado editorial. Continue lendo

Anatel notifica usuários baianos e de mais 14 estados sobre bloqueio de celulares

como conectar celular a tv

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou ontem (7/1) a notificar usuários de 15 estados nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte sobre o bloqueio de celulares irregulares. A medida será adotada no dia 24 de março e vai atingir aparelhos adquiridos a partir desta segunda-feira. Telefones comprados até ontem, portanto, em regra não serão desativados pela agência.

Os alertas enviados a partir de hoje fazem parte da 3ª fase do programa Celular Legal. A primeira etapa teve início em fevereiro e abarcou o Distrito Federal e Goiás. Em seguida, foram incluídos os demais estados do Centro-Oeste, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Acre, Rondônia e Tocantins. Com a fase iniciada hoje, o programa abarca todas as unidades da Federação.

Os comunicados desta 3ª etapa serão enviados, no Nordeste, para usuários nos estados de Alagoas, da Bahia, do Ceará, Maranhão, da Paraíba, do Piauí, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de Sergipe. O informe também chegará para consumidores de São Paulo e Minas Gerais, no Sudeste, e do Amapá, Amazonas, Pará e de Roraima, no Norte.

Além dos alertas enviados a partir de hoje a quem comprar esses celulares, serão enviadas mensagens similares faltando 50 e 25 dias para o bloqueio. O usuário que tiver dúvidas sobre o procedimento pode obter mais informações sobre o programa no sítio oficial da Agência Nacional de Telecomunicações. Continue lendo

Anúncio
Técnico em informática em Ilhéus

Técnico em informática em Ilhéus