Informação

Carteira de Habilitação (CNH) ficará parecida com cartão de crédito

Carteira de Habilitação (CNH) ficará parecida com cartão de crédito 1

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de papel está com os dias contados. A partir de 2020, o documento deve começar a ser emitido em formato de cartão de plástico com microchip. Segundo as informações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o novo modelo da CNH será semelhante a um cartão de crédito convencional.

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determinou para 31 de dezembro de 2022 o prazo final de adaptação dos Detrans estaduais ao novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com chip. De acordo com a nova resolução publicada, os órgãos e entidades executivas de trânsito dos estados e Distrito Federal terão até o final de 2022 para adequar seus procedimentos ao futuro padrão de CNH.

Ainda não há informações sobre possíveis diferenças no valor para tirar ou renovar a carteira de motorista – cada Detran deve definir o valor no momento da adoção da tecnologia. Continue lendo

Monumento de Ilhéus, Igreja da Piedade comemora 90 anos de sua consagração

Igreja da Piedade

Igreja da Piedade – Foto Alfredo Filho

No próximo dia 31 de agosto, sábado, às 18 horas, o Instituto Nossa Senhora da Piedade celebra Missa Solene em comemoração aos 90 anos de consagração de sua Igreja, um marco precioso do patrimônio histórico e cultural de Ilhéus e da região cacaueira. Além da missa, o evento também prestará homenagem aos benfeitores iniciais da construção do templo.

São nove décadas que, no alto da colina, a Igreja da Piedade, em estilo gótico, guarda a cidade e ilumina gerações. “Símbolo monumental da fé ilheense, o templo é um espaço de reflexão e acolhimento onde, desde 1929, a comunidade regional encontra abrigo para suas aflições, harmoniza seus sentimentos e renova suas esperanças”, afirma o professor e jornalista Ramayana Vargens, um dos grandes colaboradores do instituto de ensino acoplado à igreja, famoso em todo mundo em decorrência da obra literária de Jorge Amado.

Continue lendo

Crônica do Cotidiano

Crônica do Cotidiano 2

“Leio no jornal a notícia de que um homem morreu de fome. Um homem de cor branca, trinta anos presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome, sem socorros, em pleno centro da cidade, permanecendo deitado na calçada durante setenta e duas horas, para finalmente morrer de fome.”

Em 12 de junho de 2000, Sandro Barbosa do Nascimento, de 19 anos, fez 10 reféns em um ônibus da linha 174, no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro. Após mais de quatro horas de negociação, disparos interrompem a vida do sequestrador e da refém que morrera duas vezes: uma dentro e outra fora do ônibus. Ambos morreram de fome para o bem comum dos desalmados que governam a falta de comida que nunca os atinge.

“O corpo do homem que morreu de fome foi recolhido ao Instituto Médico Legal sem ser identificado. Nada se sabe dele, senão que morreu de fome. Um homem morre de fome em plena rua, entre centenas de passantes. Um homem caído na rua. Um bêbado. Um vagabundo. Um mendigo, um anormal, um tarado, um pária, um marginal, um proscrito, um bicho, uma coisa – não é homem. E os outros homens cumprem deu destino de passantes, que é o de passar. Durante setenta e duas horas todos passam, ao lado do homem que morre de fome, com um olhar de nojo, desdém, inquietação e até mesmo piedade, ou sem olhar nenhum, e o homem continua morrendo de fome, sozinho, isolado, perdido entre os homens, sem socorro e sem perdão.”, Fernando Sabino fuzila o diagnóstico dos que passam sem notar a própria fome.

Continue lendo

ILHÉUS: Prefeitura realiza Mutirão do Passe Livre Municipal nos dias 21 e 22

ILHÉUS: Prefeitura realiza Mutirão do Passe Livre Municipal nos dias 21 e 22 3

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), realizará o Mutirão do Passe Livre Municipal nos dias 21 e 22 de agosto, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, localizado na Avenida Canavieiras, centro. O horário de atendimento será de 8 às 12 horas. Quem teve o seu cartão bloqueado nos anos de 2017 e 2018 deve comparecer com RG, CPF, comprovante de residência e laudo médico atualizado (com o CID).

Em razão do mutirão, as avaliações periódicas, exclusivamente no mês de agosto, estão suspensas, retornando o seu atendimento semanal em 2 de setembro de 2019, nos CRAS de referência e também na antiga sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, situada à Rua Mário Alfredo S/N, ao lado da Feijoada 19 de março.

O secretário Rubenilton Silva ressaltou que a secretaria está atenta às necessidades dos assistidos, e por isso, organizam um mutirão que visa atender a população da melhor forma possível. Continue lendo

ILHÉUS: Assinada licença ambiental para reutilização das pedras usadas na nova ponte

ILHÉUS: Assinada licença ambiental para  reutilização das pedras usadas na nova ponte 4

Foto: Clodoaldo Ribeiro

De longe já se vê os avanços da nova ponte de Ilhéus – a primeira estaiada da Bahia, que irá ligar o centro urbano à zona sul da cidade. O Governo do Estado quer inaugurá-la em fevereiro de 2020, mas até lá, outros assuntos compõem a agenda dos governos, a exemplo das licenças ambientais, tratadas na segunda-feira (12), entre o prefeito Mário Alexandre com os representantes da OAS. Na oportunidade assinaram a licença ambiental para a reutilização das pedras usadas na obra.

“Trazer resultados positivos implica também em poder proporcionar ao povo maior mobilidade e ampliação da trafegabilidade na cidade. Desde que assumi o Centro Administrativo, assumi também os problemas do município, a fim de promover soluções que aos poucos chegam à população”, argumentou o chefe do Executivo ilheense ressaltando, inclusive, a importância do trabalho realizado em parceria com as secretarias municipais.

Enrocamento – A superintendente de Meio Ambiente, Joélia Sampaio disse que esta licença ambiental trata do enrocamento composto por pedras com destino à Enseada Sapetinga (Pontal), além de São Domingos e um trecho do São Miguel, localizados na zona norte da cidade. Continue lendo

Com CNPJ constituído, Consórcio do Nordeste dá início às ações em Brasília

Consórcio do Nordeste
Os chefes de estado que compõem o Consórcio do Nordeste desembarcaram na tarde desta segunda-feira (29), em Brasília, para as primeiras agendas de trabalho. Pela manhã, eles estiveram em Salvador, no lançamento do planejamento estratégico, com a formalização operacional do Consórcio do Nordeste, já registrado sob CNPJ.
Em Brasília, a comitiva presidida pelo governador da Bahia, Rui Costa, foi à embaixada da Rússia no Brasil, onde apresentou as potencialidades do Nordeste ao embaixador Serguey Akopov. O objetivo da visita foi apresentar o órgão e abrir caminho para uma carteira de parcerias — com o governo, empresas privadas e investidores.

Continue lendo

Bahia é o estado com o maior casos do HTLV; vírus pode provocar leucemia

Bahia é o estado com o maior casos do HTLV; vírus pode provocar leucemia 5

A Bahia é o estado com o maior número de casos do vírus HTLV no país. A infecção afeta cerca de 135 mil pessoas no estado e pode provocar dificuldade de locomoção e até leucemia. As cidades baianas com maior incidência são Barreiras, Salvador, Itabuna e Ilhéus. O HTLV é o vírus linfotrópico da célula T humana e não tem cura, mas há tratamento.

Ele é da mesma família do vírus HIV, e possui as mesmas formas de contágio: relações sexuais sem proteção, uso de agulhas e seringas contaminadas, além do aleitamento materno. A grande incidência no estado foi descoberta a partir de uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que analisou testes realizados no Laboratório Cetral de Saúde Público (Lacen).

Os dados foram colhidos em 379 municípios, de 2003 a 2014. A pesquisa mostra que, a cada 100 mil habitantes, 14 estão infectados. Esse número corresponde a quase 1% da população baiana, que é cerca de 130 mil pessoas. Continue lendo

ILHÉUS: Embasa apresenta plano de expansão dos serviços de água e esgoto


ILHÉUS: Embasa apresenta plano de expansão dos serviços de água e esgoto 6

As ações da Empresa Baiana de Saneamento (Embasa) para expandir o atendimento dos serviços em Ilhéus foram tema de um encontro entre os engenheiros consultores da concessionária com o prefeito Mário Alexandre, na última sexta-feira (17), no Centro Administrativo. Foi apresentado um plano de expansão dos serviços de água e esgoto, visando a renovação do contrato por mais 30 anos, da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município.

O plano multidisciplinar inclui execução do projeto de desobstrução de bueiros, campanhas educativas e plano municipal de drenagem pluvial, além da reestruturação da estação elevatória da Avenida Soares Lopes, no centro. Segundo os engenheiros, dos 366 municípios que integram a área de atuação da Embasa na Bahia, 287 já assinaram convênios de cooperação com o Estado. A comitiva ressaltou que a expansão da cobertura dos serviços prestados está em acordo com termos do plano municipal de saneamento básico. Continue lendo