Informação

Estado da Bahia descumpre decisão judicial de demolir módulo de presídio em Ilhéus

Estado da Bahia descumpre decisão judicial de demolir módulo de presídio em Ilhéus 1

O Estado da Bahia ainda não cumpriu a decisão judicial para demolir o Módulo I do Presídio Ariston Cardoso e construir uma nova unidade em caráter de urgência. O alerta é da Defensoria Pública da Bahia, que debateu a necessidade de resolver a situação da precariedade do local com o diretor do presídio e com a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Na ocasião, a Defensoria apontou a urgência de o Estado construir novo estabelecimento penitenciário no município. O encontro aconteceu na quarta-feira (12), na sede da Defensoria Pública em Ilhéus. O Ariston Cardoso já teve um dos módulos interditados para demolição após ação civil pública ajuizada pela Defensoria. Dada a urgência na construção de nova unidade carcerária, foi deliberado que a Defensoria notificará o Estado para a realização de um compromisso de ajustamento de conduta –  instrumento utilizado na administração pública para ajustar irregulares, sem precisar recorrer ao Judiciário.

Continue lendo

Facebook libera novo visual e tema escuro

Facebook libera novo visual e tema escuroO Facebook começou a liberar a versão remodelada da rede social no computador. Anunciada em maio de 2019, a mudança traz alterações no esquema de cores da plataforma, trocando o tradicional azul por um visual mais claro. Além disso, entre as novidades estão a reorganização de menus e o aumento na velocidade de acesso às principais funções. A empresa vem chamando a atualização de “O Novo Facebook” e inclui opções de modo claro ou escuro para escolher.

Continue lendo

SOBRE O FERIADO NATALINO

SOBRE O FERIADO NATALINO 2

É bem sabido que o calendário brasileiro vive repleto de feriados: Carnaval, Páscoa, São João, Dia das mães, Dia dos pais, etc. e, ao final de mais um ano, chegamos à data separada para a comemoração do Natal. Muitos se apressam e se estressam correndo de um lado para o outro na busca de preparar a melhor ceia natalina para a família, correm e se esmeram na escolha dos presentes que serão compartilhados, dedicam-se às compras de roupas, calçados e outros utensílios pessoais – após a liberação do décimo terceiro salário -, montam uma imensa expectativa dedicada à celebração do feriado de Natal em família, mas (no fim das contas) qual é o real sentido dessa expectativa? Para qual finalidade nos desgastamos tanto nessa época?

O vocábulo feriado deriva etimologicamente da palavra latina “feriar” que significa tirar férias, repousar. Retirando-se desse significado é bem plausível a interpretação de que aproveitar o feriado de Natal signifique tão somente repousar em família, comer, beber, fartar-se e, enfim, usufruir de todas as benesses derivadas do consumismo típico desse período. Contudo, esse modo de interpretar o Natal esbarra na razão de ser dessa data: o nascimento de Jesus Cristo. Bem, mas esse significado redentor para os cristãos também encontra obstáculos entre cristãos, que todo ano jogam o Natal no balaio dos festejos pagãos alegando, em defesa, as mesmas objeções à importância de se comemorar o nascimento do Cristo: Continue lendo

ILHÉUS: Nota de repúdio do blogueiro Léo Novais

ILHÉUS: Nota de repúdio do blogueiro Léo Novais 3

O blogueiro e pré-candidato a vereador Léo Novais vem a público repudiar de forma veemente as recentes ofensas gratuitas e desnecessárias proferidas e publicadas por um blog sediado na cidade de Ilhéus, contra o ativista e também blogueiro ilheense, Léo Novais.

Estamos vivendo um momento no Brasil, onde os direitos individuais e coletivos estão tomando um caráter diferenciado de outrora e, neste contexto, é inadmissível que um pretenso veículo de comunicação que, por natureza, exerce papel de formador de opinião, venha se manifestar de maneira tão desrespeitosa, agressiva e irresponsável contra qualquer cidadão apenas por conta das orientações que este segue.

Léo Novais é reconhecidamente uma pessoa de excelente caráter, boa índole e conduta ilibada e que pauta suas ações sempre visando o bem-estar coletivo. Léo sempre buscou colaborar na construção de uma sociedade mais justa, digna, fraterna e respeitosa e, recentemente, teve o seu empenho reconhecido pela Câmara de Vereadores, que lhes concedeu o Título de Cidadão Ilheense.

As opções, de quaisquer naturezas – e principalmente políticas – adotadas por Léo são de cunho estritamente pessoais e intransferíveis e demonstram maturidade. E ao que parece, o reconhecimento popular dessas ações é o que tem motivado o comportamento homofóbico dos responsáveis pelo blog, que ofendem e tentam descredibilizar a biografia de Léo Novais. Continue lendo

Dois mil livros serão doados na Flica 2019

Dois mil livros serão doados na Flica 2019 4

De 24 a 27 de outubro acontece a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). O evento que está em sua 9ª edição terá diversas programações como debates literários, exposições, lançamentos de livros, palestras e muito mais para adultos e crianças.

A campanha Leia e Passe Adiante marca presença mais uma vez na Praça Teixeira de Freitas, entre os dias 24 e 26 para integrar a agenda do festival. Com o objetivo de valorizar e estimular o gosto pela leitura, cerca de dois mil livros serão doados ao público. Outras alternativas propostas pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) também agregam a programação.

Continue lendo

Carteira de Habilitação (CNH) ficará parecida com cartão de crédito

Carteira de Habilitação (CNH) ficará parecida com cartão de crédito 5

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de papel está com os dias contados. A partir de 2020, o documento deve começar a ser emitido em formato de cartão de plástico com microchip. Segundo as informações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o novo modelo da CNH será semelhante a um cartão de crédito convencional.

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determinou para 31 de dezembro de 2022 o prazo final de adaptação dos Detrans estaduais ao novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com chip. De acordo com a nova resolução publicada, os órgãos e entidades executivas de trânsito dos estados e Distrito Federal terão até o final de 2022 para adequar seus procedimentos ao futuro padrão de CNH.

Ainda não há informações sobre possíveis diferenças no valor para tirar ou renovar a carteira de motorista – cada Detran deve definir o valor no momento da adoção da tecnologia. Continue lendo

Monumento de Ilhéus, Igreja da Piedade comemora 90 anos de sua consagração

Igreja da Piedade

Igreja da Piedade – Foto Alfredo Filho

No próximo dia 31 de agosto, sábado, às 18 horas, o Instituto Nossa Senhora da Piedade celebra Missa Solene em comemoração aos 90 anos de consagração de sua Igreja, um marco precioso do patrimônio histórico e cultural de Ilhéus e da região cacaueira. Além da missa, o evento também prestará homenagem aos benfeitores iniciais da construção do templo.

São nove décadas que, no alto da colina, a Igreja da Piedade, em estilo gótico, guarda a cidade e ilumina gerações. “Símbolo monumental da fé ilheense, o templo é um espaço de reflexão e acolhimento onde, desde 1929, a comunidade regional encontra abrigo para suas aflições, harmoniza seus sentimentos e renova suas esperanças”, afirma o professor e jornalista Ramayana Vargens, um dos grandes colaboradores do instituto de ensino acoplado à igreja, famoso em todo mundo em decorrência da obra literária de Jorge Amado.

Continue lendo

Crônica do Cotidiano

Crônica do Cotidiano 6

“Leio no jornal a notícia de que um homem morreu de fome. Um homem de cor branca, trinta anos presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome, sem socorros, em pleno centro da cidade, permanecendo deitado na calçada durante setenta e duas horas, para finalmente morrer de fome.”

Em 12 de junho de 2000, Sandro Barbosa do Nascimento, de 19 anos, fez 10 reféns em um ônibus da linha 174, no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro. Após mais de quatro horas de negociação, disparos interrompem a vida do sequestrador e da refém que morrera duas vezes: uma dentro e outra fora do ônibus. Ambos morreram de fome para o bem comum dos desalmados que governam a falta de comida que nunca os atinge.

“O corpo do homem que morreu de fome foi recolhido ao Instituto Médico Legal sem ser identificado. Nada se sabe dele, senão que morreu de fome. Um homem morre de fome em plena rua, entre centenas de passantes. Um homem caído na rua. Um bêbado. Um vagabundo. Um mendigo, um anormal, um tarado, um pária, um marginal, um proscrito, um bicho, uma coisa – não é homem. E os outros homens cumprem deu destino de passantes, que é o de passar. Durante setenta e duas horas todos passam, ao lado do homem que morre de fome, com um olhar de nojo, desdém, inquietação e até mesmo piedade, ou sem olhar nenhum, e o homem continua morrendo de fome, sozinho, isolado, perdido entre os homens, sem socorro e sem perdão.”, Fernando Sabino fuzila o diagnóstico dos que passam sem notar a própria fome.

Continue lendo