Ilhéus

Hospital em Itabuna é requisitado pelo governo para tratar paciente com COVID-19

Hospital em Itabuna é requisitado pelo governo para tratar paciente com COVID-19 1

O Hospital São Lucas, em Itabuna, foi requisitado administrativamente, pelo governo do Estado, para que seja utilizado no tratamento de pacientes com diagnóstico confirmado do novo Coronavírus. A informação foi confirmada pelo governador Rui Costa e a decisão é amparada no decreto nº 19.533, publicado em 18 de março, que prevê a requisição administrativa de bens, em função do enfrentamento da emergência de saúde pública, ocasionada pela pandemia da COVID-19.

De acordo com Rui Costa, equipes da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (CONDER) já estão no local avaliando quais serão as intervenções necessárias para adequação do espaço. “A partir desta avaliação dos nossos profissionais, teremos noção do custo das intervenções que serão realizadas neste hospital, que está fechado há algum tempo. Essa unidade atenderá, exclusivamente, a pacientes com Coronavírus de Itabuna e municípios vizinhos”, explica o governador.

O Hospital São Lucas dispõe de 100 leitos e, deste total, 20 serão usados como Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Localizada no Sul da Bahia, Itabuna tem uma população de, aproximadamente, 200 mil habitantes e, até o momento, dois casos de Coronavírus foram confirmados no município. A previsão é de que nas próximas semanas a unidade hospitalar esteja apta a receber pacientes. Continue lendo

Estudantes fabricam sabão para doar ao Hospital Regional Costa do Cacau e Bombeiros em Ilhéus

Estudantes fabricam sabão para doar ao Hospital Regional Costa do Cacau e Bombeiros em Ilhéus 2

Com o objetivo de contribuir com a prevenção ao Coronavírus, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, localizado em Ilhéus, no Sul da Bahia, preparou 230 litros de sabão líquido concentrado para doação ao Hospital Regional Costa do Cacau e ao Grupamento de Bombeiros. A produção do sabão é realizada na fábrica da unidade escolar, instalada desde 2019 para a prática dos estudantes do curso técnico em Química, que estão envolvidos na iniciativa.

O sabão é produzido a partir de óleo de cozinha usado e doado por restaurantes, bares e moradores locais. Sua composição também leva outros ingredientes, como soda cáustica, água, álcool e essência.

Segundo o professor de Química e idealizador da iniciativa, Joilson Silva Sampaio, os estudantes vêm desenvolvendo pesquisas sobre o descarte inadequado do óleo residual e sua transformação em sabão de melhor qualidade para o uso na limpeza em geral e sem agressão à pele. “Contra a pandemia do Coronavírus, vimos a oportunidade de ajudar a sociedade, de alguma forma, para evitar a propagação do vírus com o uso do sabão desenvolvido no CEEP, mesmo em tempo de isolamento social”, destacou o educador. Continue lendo

MAPEAMENTO DE SINTOMÁTICOS APRESENTA PRIMEIRO BOLETIM PARA ILHÉUS

MAPEAMENTO DE SINTOMÁTICOS APRESENTA PRIMEIRO BOLETIM PARA ILHÉUS 3

Foi divulgado nesta terça-feira, dia 31, o primeiro boletim com dados coletados a partir de uma ferramenta on-line que tem o objetivo de mapear sintomáticos em Ilhéus. A ferramenta pretende indicar possíveis casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no município, inclusive, através de um mapa interativo (veja aqui). O projeto independente foi idealizado pelo comunicólogo Lucas Vitorino (@lucasvitorino73) e o social media Jhonnis Melgaço (@jhonnismel). Clique aqui para acessar.

Os dados apresentados correspondem a informações de 29 pessoas que preencheram voluntariamente um formulário entre os dias 30 e 31 de março. Dos participantes, 19 afirmaram que são do sexo feminino e 10 do sexo masculino, entre as idades de 17 e 44 anos. Desses, 4 participantes (1 do sexo masculino e 3 do sexo feminino) disseram que aguardam o resultado de teste para Covid-19.

Sobre sintomas, afirmaram sentir: tosse (19 pessoas); febre (12 pessoas); coriza (8 pessoas); dor de garganta (12 pessoas); dor de cabeça (16 pessoas); dor no corpo (13 pessoas); tontura (7 pessoas); dor no peito (13 pessoas); dificuldade de respirar (13 pessoas), diarréia (1 pessoa); colite (1 pessoa) e calafrios (1 pessoa). Continue lendo

Prefeitura mantém ação de desinfecção das ruas de Ilhéus para conter coronavírus

Prefeitura mantém ação de desinfecção das ruas de Ilhéus para conter coronavírus 4

O cronograma de ações desta terça-feira (31), atenderá as seguintes localidades: Banco da Vitória, Hospital Regional Costa do Cacau e Residenciais Rio Cachoeira e Morada do Porto, seguindo para o Terminal Rodoviário, Avenida Itabuna e Hospital São José. A lavagem das ruas, de grandes corredores, pontos de ônibus, portas de farmácias, de supermercados e de unidades de saúde é feita com solução de hipoclorito de sódio, usada frequentemente como bactericida e desinfetante, recomendada pelos organismos de saúde para conter a transmissão da Covid-19 por contato com superfície contaminada.

“A medida garante a limpeza mais intensa em locais que concentram maior fluxo de pessoas. Queremos diminuir a propagação do vírus, porém é importante que todos colaborem, permanecendo em casa e mantendo as práticas diárias e constantes de higienização”, ressaltou Mário Alexandre. Continue lendo

ILHÉUS: Influenciador Digital se filia ao PTB14 e declara apoio ao Professor Reinaldo

ILHÉUS: Influenciador Digital se filia ao PTB14 e declara apoio ao Professor Reinaldo 5

Mais uma liderança se filia ao Partido Trabalhista Brasileiro – PTB14 no desejo de ser Pré-Candidato a vereador e apoiar o Professor Reinaldo como Pré-candidato a Prefeito.

Claudio Antônio Almeida, conhecido como Nicolau, é um grande influenciador digital em Ilhéus. Conhecido por sua fala direta, sem meio termo, Nicolau tem vários seguidores em virtude de sua franqueza. Administrador do principal Grupo de WhatsApp denominado Nicolau Arroto sem medo e participante de outros grupos como convidado. Nicolau começou há um mês preparar sua definição na eleição de 2020, até se filiar ao PTB 14 nesta terça-feira dia 31. Continue lendo

Ilhéus confirma o quinto caso de Coronavírus

Ilhéus confirma o quinto caso de Coronavírus 6

De acordo com o  Secretário Municipal de Saúde, Magela, em entrevista agora a pouco para o programa Balanço Geral da TV Cabrália, mais um caso de coronavírus foi confirmado em Ilhéus, subindo para CINCO casos de pacientes com a doença. Os dois novos casos foram confirmados hoje pela manhã envolvendo jovens de 33 e 28 anos, e esse quinto trata-se de um idoso, motorista que fica no aeroporto de Ilhéus levando passageiros até Itacaré.

PREFEITO DE ILHÉUS PRORROGA SUSPENSÃO DAS AULAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL

Prefeitura de Ilhéus

O prefeito Mário Alexandre decidiu prorrogar o prazo de suspensão das aulas na rede pública de Ilhéus por mais 15 dias, conforme decreto número 023, de 30 de março de 2020. As aulas foram suspensas, inicialmente no dia 16 de março, como medida temporária de prevenção e controle para enfrentamento do COVID-19 no município.

De acordo com o documento, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) deve adotar medidas de planejamento para a adequada reposição das aulas a fim de garantir o cumprimento do calendário letivo.

“A determinação adotada pelo Município visa conter o avanço da pandemia, diminuindo a circulação de pessoas, a proliferação do vírus e, consequentemente o número de infectados. A adoção dessas medidas permitirá que o sistema de saúde não fique sobrecarregado e possa prestar a devida assistência às pessoas que necessitam do serviço. A preservação da vida sempre será a nossa prioridade”, enfatizou Mário Alexandre. Continue lendo