:: Colunistas
::Publicidade

Greve

Artista Ilheense Cijay lança videoclipe “Aquele Salve” no Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Artista Ilheense Cijay lança videoclipe “Aquele Salve” no Dia Internacional contra a Discriminação Racial 1

Em videoclipe cinematográfico da música “Aquele Salve”, o artista sulbaiano e ilheense Cijay encarna um africano no Brasil colonial de 1789 e um artista em 2019, mostrando formas de resistência ao racismo.

Com direção de Mateus Albuquerque, o videoclipe produzido pela Aldeia Norte tem imagens captadas em cenários da cidade de Ilhéus e elenco cheio de personalidades, como Mãe Ilza Mukalê, Victor Santana da banda oQuadro, o ator Pedro Albuquerque e o surfista Davi Mendes. A música junta reggae com rap e é parte do álbum “Estamos Aqui”, produzido por MN Produções e Cijay. Continue lendo

ITABUNA: Em assembleia, professores decidem manter greve que deixa 18 mil estudantes sem aulas há mais de 22 dias

ITABUNA: Em assembleia, professores decidem manter greve que deixa 18 mil estudantes sem aulas há mais de 22 dias 2

Em assembleia realizada na manhã de terça-feira (25), os professores da rede municipal de Itabuna, decidiram manter a greve, que completou mais de 22 dias.

Segundo informações do Secretaria de Educação, as atividades estão suspensas em 98 escolas, com 18.179 estudantes sem aulas.

Os professores reivindicam 6,81% de reajuste para docentes de nível II e III, são contra a mudança do regime trabalhista, que é a CLT, para um regimento estatutário próprio, e exigem o pagamento de salários atrasados para professores em desvio de função.

A Secretaria de Educação da cidade informou que uma proposta de aumento de 2,8% nos salários dos professores foi encaminhada para a categoria. O reajuste seria dividido em duas vezes. A primeira parcela seria de 1,4% retroativo a abril e mais 1,4% a serem pagos esse mês. Continue lendo

Itabuna: Greve de professores completa 1 semana sem solução

Itabuna: Greve de professores completa 1 semana sem solução 3

A greve dos professores da rede municipal Itabuna, no sul baiano, chegou a uma semana na segunda-feira (10). Os professores reivindicam aumento de 6,81% nos salários para docentes de nível I e II e a não aprovação de um projeto de mudança do regime trabalhista. Atualmente, os contratos são re regidos pela CLT, e um projeto da prefeitura prevê um novo regime estatutário.

O sindicato da categoria (Simpi) informou que as atividades estão suspensas em 96 escolas, o que afeta 17 mil estudantes.

Os docentes cobram ainda o pagamento de salários atrasados para professores em desvio de função. Continue lendo

Funcionários dos Correios decidem entrar em greve nesta quarta-feira (8)

Funcionários dos Correios decidem entrar em greve nesta quarta-feira (8) 4

Os funcionários dos Correios negaram a primeira proposta de conciliação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) na noite desta terça-feira (7) e mantiveram a greve prevista para começar nesta quarta-feira (8).

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares de São Paulo (Sintect-SP), a paralisação deve acontecer até o dia 14, quando uma nova assembleia será feita.

A proposta rejeitada incluía reposição salarial pela inflação no período (com perdas de 3,68%), medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), sem reajuste real, segundo o vice-presidente do Tribunal, ministro Renato de Lacerda Paiva. Continue lendo

ILHÉUS: Servidores municipais decidem entrar em estado de greve

ILHÉUS: Servidores municipais decidem entrar em estado de greve 5

Os servidores municipais decidiram na manhã desta quinta (07) entrar em estado de greve. Eles se reuniram na sede do sindicato dos Trabalhadores no centro, para definir as estratégias de mobilização rumo às negociações de reajuste salarial junto ao Governo municipal.

A primeira das ações foi definida com os servidores, que primordialmente, concordaram em entrar em estado de greve, uma forma de alertar à Secretaria de Municipal de Administração (Sead) sobre a iminência de uma paralisação das atividades caso não haja evolução na discussão da pauta de reivindicações das categorias.

Segundo o Presidente José Joaques, o governo manteve a proposta de aumentar o salário dos servidores em 2.98%, e acrescentou no vale alimentação um valor de 50 reais (parcelado), solicitado em cima do retroativo do aumento salarial a contar de janeiro. Continue lendo

Federação dos Trabalhadores dos Correios anuncia fim da greve

Federação dos Trabalhadores dos Correios anuncia fim da greve 6

Trabalhadores dos Correios decidiram pelo fim da greve na tarde desta terça-feira (13), após decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinar que empregados pagarão parte do plano de saúde e exigir a volta ao trabalho de 80% dos carteiros. A paralisação iniciada no domingo era um protesto contra a possibilidade de a empresa passar a cobrar mensalidade do plano de saúde. Até então, os funcionários pagavam apenas uma coparticipação.

“Uma greve com 20% do pessoal não atende ao objetivo do movimento. Achamos melhor recuar estrategicamente e nos reorganizar”, disse o secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (Fentect), Jose Rivaldo da Silva.

Contrariada, a Federação determinou o fim da greve nacional no fim da tarde, mas defende que o TST pode ter aberto um “precedente perigoso” para outras categorias de trabalhadores por ter desrespeitado acordo coletivo ao determinar o pagamento de uma parcela do plano de saúde pelos carteiros.

A Federação argumenta que o TST julgou uma cláusula social – o benefício de saúde – como sendo uma “questão econômica sem que houvesse comum acordo entre as partes”. “Amanhã, a empresa pode cortar outros benefícios, como a alimentação”, argumenta o secretário-geral da Fentect.

Apesar das críticas, a Federação reconhece que houve “recuo mínimo” do TST ao permitir manter pais e mães dos empregados no plano de saúde até 31 de julho de 2019 com base nas regras antigas. Hoje, os Correios têm 108.000 empregados, mas paga as despesas médicas de 400.000 pessoas. Além dos 32.000 aposentados, também são cobertos pelo plano de saúde filhos, cônjuges e pais dos trabalhadores. Continue lendo

Life Saúde
Life Saúde
::Publicidade