Eleições

Procura-se desesperadamente candidato a vereador em Ilhéus com mil votos

Procura-se desesperadamente candidato a vereador em Ilhéus com mil votos 1

E o pior, para quem está montando chapa, é a dificuldade de encontrar gente com esse perfil.

Já tratamos aqui do tema: são os “escadas”, que formam nas chapas a vereador apenas para ajudar os candidatos de fato a subirem ao Olimpo do legislativo municipal.

“A corrida em busca desses personagens começou no ano passado. A essa altura, eles já estão comprometidos com as grandes legendas ou legendas que possam oferecer algum benefício imediato ou futuro”. Continue lendo

Prazo para regularizar título de eleitor termina em maio; veja o que você deve fazer

Prazo para regularizar título de eleitor termina em maio; veja o que você deve fazer 2

Os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado têm até o mês de maio para regularizar sua situação. De acordo com a Justiça Eleitoral após o prazo quem ainda não tiver em dia com o documento, não poderá votar na eleições municipais previstas para acontecer em outubro, onde serão eleitos vereadores, prefeitos e vice-prefeitos nos 5.568 municípios do Brasil.

Somente no ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Para fica em dia com a Justiça e regularizar o título, o cidadão deve se dirigir até ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, deverá pagar uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina no dia 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições acontecerem. Continue lendo

PL é o 5º partido a declarar apoio ao pré-candidato Valderico Júnior

PL é o 5º partido a declarar apoio ao pré-candidato Valderico Júnior 3

Mais um partido declarou apoio à pré-candidatura do empresário Valderico Júnior a prefeito de Ilhéus.

O Partido Liberal (PL), com o aval do presidente estadual José Carlos Araujo, na manhã desta quarta-feira (08), em Salvador, faz parte da composição que busca uma nova forma de administrar o município de Ilhéus.

Por meio da articulação de Valderico Junior, o PL terá como presidente, em Ilhéus o empresário Paulo Moreira. Continue lendo

Podemos e DEM de Ilhéus vão caminhar juntos nas eleições de 2020

Podemos e DEM de Ilhéus vão caminhar juntos nas eleições de 2020 4
Na manhã desta terça-feira (7), o presidente do diretório municipal do Podemos, Rafael Céo, acompanhado da professora Sueli Pimenta, Dr Jônathas Pinto, Binho e Dr. Tandik, estiveram reunidos com o pré-candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior do Democratas.

Na oportunidade, eles conversaram sobre os novos rumos da política de Ilhéus, e reafirmaram o apoio do Podemos ao empresário Valderico Júnior. O Podemos segue com força e união para a campanha eleitoral deste ano, com fortes nomes que disputarão vagas no legislativo ilheense.

Pastor Jackson se filia ao Democratas de Ilhéus e anuncia pré-candidatura a vereador

 

Pastor Jackson se filia ao Democratas de Ilhéus e anuncia pré-candidatura a vereador 5

O Democratas de Ilhéus ganhou neste fim de ano mais um importante quadro: o pastor Jackson, morador do bairro Salobrinho, Pastor e presidente fundador da Igreja Evangélica Edificada na Rocha, bacharel em teologia,  realiza o resgate de jovens das Drogas na Bahia e no Brasil, inclusive  no Salobrinho, ajudando e direcionando a melhores caminhos, visando uma vida melhor e diferente.

Em entrevista ao ILHÉUS.NET, afirmou que quer ser vereador para representar a cidade e o meu bairro como ele merece, vários bairros de ilhéus estão abandonados, inclusive o salobrinho, precisamos de alguém que possa bater na porta e olhar realmente para a necessidade das pessoas. Temos um trabalho de assistência social que atende algumas famílias, com arrecadação e distribuição de alimentos. Direcionamos casais que também queiram oficializar seu relacionamento conjugal, através do casamento. Queremos e temos muitos projetos pra Ilhéus e Salobrinho, precisamos do apoio de todos, finalizou. Continue lendo

TSE aprova normas para eleição municipal de 2020

eleicao

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (12) as primeiras quatro resoluções com regras para a eleição municipal de 2020, entre as quais a que regulamenta os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.

Neste caso, a principal novidade foi a ampliação do rol de entidades que podem fiscalizar a votação, que passa agora a incluir, por exemplo, as Forças Armadas, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Contas da União (TCU) e entidades privadas, sem fins lucrativos, que possuam notória atuação em fiscalização e transparência da gestão pública e sejam previamente credenciadas junto ao TSE.

Elas se juntam às entidades que tradicionalmente já constavam da lista, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF), Ministério Público, Polícia Federal e os departamentos de tecnologia da informação de universidades. Continue lendo

PTB de Ilhéus realiza convenção municipal para eleição do Diretório

O Partido Trabalhista Brasileiro de Ilhéus (PTB) realiza dia 18, a convenção municipal que vai eleger o novo diretório.

A eleição e posse dos titulares será realizada no auditório do Ilhéus Hotel, localizado no centro, a partir das 17h. 

Veja abaixo a convocação: Continue lendo

Eleitor com mais de 70 anos que quer continuar a votar também precisa fazer a biometria

Eleitor com mais de 70 anos que quer continuar a votar também precisa fazer a biometria 6

O eleitor com mais de 70 anos de idade, que quer continuar a votar, também deve participar da revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos realizada pela Justiça Eleitoral. A Constituição Federal estabelece que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para o cidadão nessa idade.

Os idosos com mais de 70 nos que não participarem dos procedimentos de revisão podem ter seus títulos cancelados. Não serão canceladas as inscrições de eleitores com deficiência que impossibilite ou torne extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais, desde que anotada tal circunstância no cadastro. Continue lendo