Eleições

1º turno da eleição deve mudar para 15 de novembro ou 6 de dezembro

1º turno da eleição deve mudar para 15 de novembro ou 6 de dezembro 1

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse hoje (21) que o primeiro turno das eleições municipais deste ano poderá ser realizado no dia 15 de novembro ou 6 de dezembro. A proposta será analisada pelo Congresso Nacional, em comissão mista formada por deputados e senadores.

“Talvez o melhor modelo seja uma reunião do colégio de líderes das duas Casas para que se construa uma maioria em relação a adiar e para qual período. Você tem dois períodos discutidos, 15 de novembro ou primeiro domingo de dezembro, para o primeiro turno, e um [intervalo] para o segundo turno um pouco menos para dar tempo para a transição. Essas são as ideias”, afirmou Maia. “Mas temos que saber se vai ter voto para adiar ou não. A partir do momento que tiver voto para adiar, se discute uma data, tudo com sintonia com o TSE”, acrescentou.

Apesar do adiamento das eleições, o congressista tem se posicionado contra a prorrogação dos mandatos. A comissão mista está prevista para ser criada na próxima semana, logo após a posse do ministro Luís Roberto Barroso na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Sou radicalmente contra prorrogação de mandato”, disse. “Não vejo na Constituição Federal um prazo para prorrogar mandato, porque no futuro alguém pode se sentir forte, ter apoio no Parlamento, criar uma crise e prorrogar seu próprio mandato. A questão de prorrogação do mandato acho que é muito sensível para a nossa democracia”, argumentou Rodrigo Maia. Continue lendo

Solidariedade ultrapassa a marca de 14 mil filiados na Bahia

Solidariedade ultrapassa a marca de 14 mil filiados na Bahia 2

O partido Solidariedade já conta com 14.535 mil filiados na Bahia, de acordo com dados de abril deste ano do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo que em abril de 2019 o número era de 12.193 mil. No início deste mês, o partido anunciou a disputa por 41 prefeituras nas eleições deste ano. Entre as cidades que são alvo do Solidariedade estão Juazeiro, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Ilhéus, Serrinha e Paulo Afonso.

O presidente do Solidariedade na Bahia, Luciano Araújo, ressalta que a direção do partido e os parlamentares da legenda têm realizado um trabalho pelo seu crescimento quantitativo e qualitativo no Estado. “Agradecemos as pessoas que acreditam no nosso partido, incluindo os novos filiados. A legenda tem uma luta intensa pela justiça social e qualidade de vida dos brasileiros”, declarou o dirigente ao A Tarde. 

Cacá apresenta propostas para a Associação dos Ministros Evangélicos

Cacá apresenta propostas para a Associação dos Ministros Evangélicos 3

Na manhã desta quarta-feira,13, a convite da Associação dos Ministros Evangélicos de Ilhéus (AMEI), o pré-candidato a prefeito de Ilhéus, Cacá Colchões, participou do encontro entre os membros da associação e os pré-candidatos a prefeito da cidade. Na oportunidade, Cacá enfatizou sua trajetória de vida pessoal e política, apresentou propostas e esclareceu dúvidas. 

Cacá fez questão de ressaltar sua luta pela cidade e a importância do diálogo e do debate político com os diversos segmentos da sociedade. “Quero deixar claro que meu partido é Ilhéus. Quero poder contribuir para a construção de uma cidade mais justa que gere emprego e renda. Agradeço aos Pastores Gilmar Bonfim e Israel Alves pela oportunidade”, pontuou.  Continue lendo

Proposta prevê, durante estado de calamidade, prorrogação do prazo de filiação partidária

Proposta prevê, durante estado de calamidade, prorrogação do prazo de filiação partidária 4

O Projeto de Lei 1497/20 determina a prorrogação do prazo de filiação partidária para candidatura eleitoral durante estado de calamidade pública. Devido à pandemia do novo coronavírus, o Congresso Nacional reconheceu estado de calamidade pública no País com vigência até 31 de dezembro. Em outubro está prevista a realização de eleições municipais.

O texto em tramitação na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei dos Partidos Políticos e na Lei Eleitoral. Atualmente, a primeira norma faculta às legendas definir os prazos de adesão dos correligionários, ao passo que a segunda exige do candidato pelo menos seis meses de residência no domicílio eleitoral e igual período de filiação partidária. Continue lendo

Vai faltar vaga na Câmara Municipal de Ilhéus em 2021

Vai faltar vaga na Câmara Municipal de Ilhéus em 2021 5

Ontem eu ouvi uma frase bastante sarcástica de um conhecido personagem da política local.

Disse ele, que se for confirmada a expectativa dos grandes partidos locais, na eleição de vereador de Ilhéus, vai faltar vaga na Câmara Municipal (são 19 em disputa):

– Vão ter de buscar cadeiras nas Câmaras Municipais de Itabuna e de Itacaré.

(É melhor não dar ideia.)

THIAGO MARTINS SE FILIA AO DEMOCRACIA CRISTÃ (DC), E CONTINUA PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO EM ILHÉUS

THIAGO MARTINS SE FILIA AO DEMOCRACIA CRISTÃ (DC), E CONTINUA PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO EM ILHÉUS 6

Do anonimato aos Blogs da cidade, Thiago tirou o sono de muita gente quando entrou na politica ilheense, deu entrevistas em rádios, participou de debates entre pré-candidatos a prefeito, e quando e seus adversários acharam que ele tinha saído da disputa porque saiu do PRTB, que estava com o Diretório suspenso, ele volta com força total, presidente de um partido e mantendo sua pré candidatura pela Democracia Cristã.

Thiago caiu nas graças da população ilheense, está conquistando seu espaço no cenário político a ferro e fogo, com discurso de uma nova via que a velha política não esperava que aparecesse agora. Continue lendo

Danilo Rabat (Pilha) se filia ao PODEMOS de olho na Câmara de Ilhéus

Danilo Rabat (Pilha) se filia ao PODEMOS de olho na Câmara de Ilhéus 7

Com a presença do Presidente municipal do PODEMOS, Rubenilton Silva, e do conceituado advogado Marcos Flávio Rhem, na manhã desta terça-feira (31), o jovem e Chefe da Divisão de Esportes de Ilhéus, Danilo Rabat, filiou-se ao partido consolidando sua pré-candidatura ao cargo de vereador no município de Ilhéus.

Para Danilo Rabat, “este partido representa uma renovação para a eleição local, pois a sociedade tem reconhecido a importância da política para além do exercício do voto. Também há uma expectativa de renovação, de alternância de poder com pessoas que ainda não tiveram oportunidade no legislativo, enfatizou.

Danilo Rabat (Pilha) se filia ao PODEMOS de olho na Câmara de Ilhéus 8

ILHÉUS: Influenciador Digital se filia ao PTB14 e declara apoio ao Professor Reinaldo

ILHÉUS: Influenciador Digital se filia ao PTB14 e declara apoio ao Professor Reinaldo 9

Mais uma liderança se filia ao Partido Trabalhista Brasileiro – PTB14 no desejo de ser Pré-Candidato a vereador e apoiar o Professor Reinaldo como Pré-candidato a Prefeito.

Claudio Antônio Almeida, conhecido como Nicolau, é um grande influenciador digital em Ilhéus. Conhecido por sua fala direta, sem meio termo, Nicolau tem vários seguidores em virtude de sua franqueza. Administrador do principal Grupo de WhatsApp denominado Nicolau Arroto sem medo e participante de outros grupos como convidado. Nicolau começou há um mês preparar sua definição na eleição de 2020, até se filiar ao PTB 14 nesta terça-feira dia 31. Continue lendo