Educação

MPF recomenda que governo suspenda inscrições do Sisu

MPF recomenda que governo suspenda inscrições do Sisu 1

Ministério Público Federal (MPF) enviou uma recomendação ao governo federal, na tarde desta quarta-feira (22/1), para que as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) sejam suspensas.

O órgão solicita o adiamento do cronograma, até que seja realizada nova conferência dos gabaritos de todos os candidatos, após um erro de correção em milhares de provas. As inscrições para o Sisu foram abertas nesta terça (21).

O documento do MPF foi enviado ao ministro da Eduação, Abraham Weintrauba e a representantes do Ministério da Educação (MEC), responsável pela organização do exame. Segundo o MEC, o problema de correção atingiu pelo menos 6 mil participantes, no entanto, mais de 170 mil candidatos já enviaram queixas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Continue lendo

Incêndio atinge escola na cidade de Coaraci

Incêndio atinge escola na cidade de Coaraci 2

Foto: Redes Sociais

Um incêndio atingiu o Colégio Educandário Pestalozzi, que fica na cidade de Coaraci, na noite desta quarta-feira (22). Conforme o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.

Segundo informações dos bombeiros, o incêndio começou por volta das 19h. Não há informações sobre o que causou as chamas. Continue lendo

UFSB oferece 841 vagas no Sisu que abrirá as inscrições no dia 21 de janeiro

UFSB oferece 841 vagas no Sisu que abrirá as inscrições no dia 21 de janeiro 3

Do dia 21 ao dia 24 de janeiro estarão abertas as inscrições para o Sisu 2020.1. A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) vai oferecer 841 vagas em 30 cursos diferentes de graduação, distribuídos nos campi Jorge Amado (Itabuna), Paulo Freire (Teixeira de Freitas) e Sosígenes Costa (Porto Seguro). A oferta consiste em vagas em cursos de Primeiro e de Segundo Ciclos. No Primeiro Ciclo estão os Bacharelados Interdisciplinares (BI) e Licenciaturas Interdisciplinares (LI).

Os BIs consistem em uma formação generalista, em que, ao final, o estudante poderá dar continuidade e ingressar em cursos profissionais, como Engenharia e Oceanologia. Já as LIs, preparam professores para atuação no Ensino Básico.

Os cursos de Segundo Ciclo são voltados para habilitação de trabalhadores e intelectuais em carreiras profissionais, atividades ocupacionais, culturais ou artísticas de nível superior, como as Engenharias e o curso de Oceanologia já mencionados. Continue lendo

Estudantes podem se inscrever no Sisu a partir de amanhã; veja cronograma

Estudantes podem se inscrever no Sisu a partir de amanhã; veja cronograma 4

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre amanhã (21) o calendário dos processos seletivos federais que usam o Enem como critério de seleção. Neste semestre, o Sisu vai ofertar 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior públicas. O prazo para se inscrever vai até sexta-feira (24).

Para participar do Sisu, é preciso ter feito o Enem 2019 e ter tirado nota acima de zero na prova de redação. Na hora da inscrição no processo seletivo é preciso informar o número de inscrição do Enem e a senha atual cadastrada na Página do Participante.

A nota do Enem está disponível desde sexta-feira (17) tanto no aplicativo, quanto na própria Página do Participante. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na hora da inscrição.

Caso o candidato tenha esquecido a senha, pelo próprio sistema é possível recuperá-la. É essa senha que deve ser usada na hora da inscrição no Sisu. O número de inscrição, que é solicitado também para participar da seleção, está disponível para cada estudante na Página do Participante. Continue lendo

Projeto de extensão leva conhecimento de fabricação de fitoprodutos para diversificar renda na área rural

Projeto de extensão leva conhecimento de fabricação de fitoprodutos para diversificar renda na área rural 5

Por Heleno Rocha Nazário via UFSB

A cada vez que se ouvir falar da biodiversidade brasileira e do respectivo potencial de desenvolvimento a partir do uso sustentável, é um bom exercício se perguntar de onde vem a essência vegetal do cosmético ou fitoterápico que se tem em casa, quem a coletou e processou e em que território esse trabalho rendeu dinheiro. É de produção relevante para o Brasil e de renda circulando na região que trata o programa federal Rota da Biodiversidade, gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com a RedesFito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Desde 2019 o programa conta com o Polo Aroeirinha, designado para se tornar um espaço especializado em fitoprodutos da Mata Atlântica na Bahia. E um projeto de extensão da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) faz parte desse esforço, capacitando trabalhadoras rurais para aproveitar conhecimentos tradicionais e com eles fabricar produtos naturais com qualidade de forma sustentável.

Continue lendo

POLÍCIA MILITAR DIVULGA RESULTADO DE SORTEIO PARA VAGAS NOS CPMs E CRECHE NA BAHIA

POLÍCIA MILITAR DIVULGA RESULTADO DE SORTEIO PARA VAGAS NOS CPMs E CRECHE NA BAHIA 6

Foto: Maurício Maron

A Polícia Militar da Bahia divulgou, nesta segunda-feira (13), o resultado do sorteio eletrônico para admissão de alunos nas 15 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) e da Creche da PM Nossa Senhora das Graças/CMEI para o ano letivo de 2020.

Confira o resultado aqui

A PMBA dispõe de 15 unidades do colégio em todo estado e 12.814 alunos. Além dos cinco colégios na capital (Dendezeiros, Luiz Tarquínio, Ribeira, Lobato e Cajazeiras), os CPM estão distribuídos nas cidades de Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Candeias, Juazeiro, Jequié e Barreiras. Continue lendo

Uneb abre inscrições para mais de 2 mil vagas em cursos

Uneb abre inscrições para mais de 2 mil vagas em cursos 7

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está com inscrições abertas para 2.794 vagas para cursos presenciais, nas categorias especiais de matrículas (transferência interna e externa, portadores de diploma e rematrícula). Os interessados podem fazer as inscrições nos departamentos da capital e do estado onde pleiteiam a vaga até o próximo dia 17.

Nos casos de transferência interna, o aluno deve solicitar inscrição no processo seletivo no departamento/campus onde estuda. São 942 vagas para rematrícula; 895 para transferência interna e rematrícula; 748 para transferência externa e 209 para portadores de diploma. Para fazer a inscrição, os candidatos precisam levar os documentos exigidos no edital da seleção. Continue lendo