Educação

Faculdade Madre Thaís forma novos fisioterapeutas

Faculdade Madre Thaís forma novos fisioterapeutas 1

Diante do isolamento social, medida adotada pelo Ministério da Saúde, que vem sendo posto em pratica em todos os Estados e Municípios, a fim de controlar a pandemia do COVID- 19, a Faculdade Madre Thais, (FMT-Ilhéus), suspendeu as solenidades de colação de grau, em seus 14 cursos de graduação em bacharelado.

 Segunda-feira (23), em uma das salas de aula da Faculdade, foram entregues, de forma individualizada a cada formando, o certificado de conclusão de curso. A decisão em deferir o grau de bacharéis em fisioterapia a seus egressos confere aos novos profissionais de saúde a oportunidade de dar entrada no registro profissional o mais rápido possível, a fim de contribuir com esse momento de grande necessidade. Continue lendo

Governo prorroga prazo para validação do Fies

FIES

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou por 30 dias o prazo para validação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a ser feita pelas Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSAs).

Foi também prorrogado pelo mesmo período o prazo para formalização do financiamento estudantil junto ao agente financeiro, referente às inscrições do primeiro semestre de 2020 que estão vencidas até esta data. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União de ontem (24).

A CPSA é a comissão responsável por validar as informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição, bem como dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento. Continue lendo

IF Baiano suspende aulas por tempo indeterminado

IF Baiano suspende aulas por tempo indeterminado 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), presente em 14 municípios baianos, vem se mobilizando e executando medidas de proteção para o enfrentamento da pandemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus). Desde segunda-feira, 16, aulas presenciais e demais atividades acadêmicas estão suspensas e se mantêm assim por tempo indeterminado, conforme nota emitida pela instituição nesta sexta-feira, 20.

Além de seguir os protocolos dos órgãos como o Ministério da Saúde e Ministério da Educação, o IF Baiano vem estimulando que a comunidade permaneça em suas residências, faça reuniões por videoconferência, cancele eventos, visitas técnicas e quaisquer atividades que envolvam aglomerações. Por não dispor de aparato tecnológico condizente, a instituição não adotará atividades na modalidade EAD para os cursos presenciais e orienta a suspensão das defesas de TCC e dissertações de mestrado. Continue lendo

Itabuna: Prefeitura encerra ano letivo de 2019 e suspende aulas por 30 dias

Itabuna: Prefeitura encerra ano letivo de 2019 e suspende aulas por 30 dias 3

A prefeitura de Itabuna, anunciou nesta quarta-feira (18) o encerramento do ano letivo de 2019. No mesmo comunicado, a gestão informou a suspensão das aulas por 30 dias. As matrículas para o ano letivo 2020, que estavam agendadas para a próxima segunda-feira (23), também foram suspensas. As medidas ocorrem para tentar frear a propagação do novo coronavírus.

Professores, coordenadores e secretários escolares foram informados que devem aguardar orientações das autoridades. A secretaria de educação do município também informou que voltará a ter expediente na próxima segunda, mas com tempo reduzido. Abrirá das 8h às 14. O anúncio da prefeitura ocorreu logo após o decreto do governo estadual de suspender as aulas por 30 dias, informou o BN.

Faculdade de Ilhéus suspende aulas presenciais até o dia 1º de abril

Faculdade de Ilhéus suspende aulas presenciais até o dia 1º de abril 4

Para reforçar as medidas de prevenção e contenção do Coronavírus (Covid-19), a Faculdade de Ilhéus suspendeu as aulas presenciais dos cursos de graduação e pós-graduação no período de 18 de março a 1º de abril de 2020. A decisão da instituição se baseia em orientações dos órgãos de saúde pública, conforme o comunicado distribuído à comunidade acadêmica.

Mesmo não havendo nenhum caso confirmado no município de Ilhéus, a instituição levou em consideração os casos de Coronavírus diagnosticados, recentemente, no Estado da Bahia, e a decisão tomada minimiza as possibilidades de futuras contaminações através de aglomerações de alunos na sede da Instituição.

O Comunicado está em sintonia com o Informativo 02/2020, datado de 17 de março, disponibilizado no Portal do Aluno, que orienta sobre o procedimento das atividades acadêmicas, a partir do dia 19 de março, e os encontros casuais com os professores em seus respectivos horários de aulas, mediante o controle de fluxo na sede da Faculdade. Diante dessa alteração, o calendário acadêmico e de provas serão, posteriormente, alterados. Continue lendo

Faculdade Madre Thaís suspendeu aulas por 15 dias

Faculdade Madre Thaís suspendeu aulas por 15 dias 5

A Faculdade Madre Thaís (FMT-Ilhéus), através de comunicado do seu diretor geral Eusínio Lavigne Gesteira comunicou aos seus alunos e ao publico, a suspensão das aulas por quinze dias. A medida foi anunciada pelas redes sociais, diante do avanço do coronavírus.

Em compromisso com a saúde, o bem-estar e a segurança da comunidade acadêmica, a FACULDADE MADRE THAIS suspenderá as aulas presenciais de graduação e pós-graduação, a partir desta quarta-feira, dia 18 de março, durante os próximos 15 (quinze) dias, com possibilidade de prorrogação a ser estabelecido pelas autoridades competentes, em razão da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A nota alerta que “para garantir o cumprimento do semestre letivo, sem prejuízos pedagógicos, as aulas presenciais serão ministradas remotamente, nos dias e horários das referidas disciplinas a partir do dia 18 de março. Continue lendo

Aulas da rede estadual são suspensas por 30 dias em três cidades da Bahia

Aulas da rede estadual são suspensas por 30 dias em três cidades da Bahia 6

O governador Rui Costa (PT) decretou a suspensão das aulas da rede estadual de ensino em Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro por 30 dias, a partir desta terça-feira (17/3). As três cidades tiveram casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19).

Além disso, ele anunciou uma série de medidas para conter o avanço da doença, na tarde desta segunda-feira (16/3). As ações serão publicadas em decreto na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje (17). Continue lendo

Prazo de convocação da lista de espera do FIES vai até o dia 31

Prazo de convocação da lista de espera do FIES vai até o dia 31 7

Todos os candidatos que se inscreveram no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e não foram selecionados, constam na lista de espera em ordem de colocação, e ainda podem ser convocados. A chamada é válida apenas para a modalidade Fies.

O período de convocação vai até 31 de março. O acompanhamento pode ser feito por meio do sistema do Fies. A plataforma é utilizada para notificar a convocação dos candidatos. São diversas chamadas ao longo do período de pouco mais de um mês. Continue lendo