:: Colunistas
::Publicidade

Educação

Inscrições para o ProUni serão abertas em junho

Inscrições para o ProUni serão abertas em junho 1

As inscrições para o segundo processo seletivo do ProUni (Programa Universidade Para Todos) serão abertas entre os dias 11 e 14 de junho. Os candidatos devem se inscrever no site do programa site do programa.

O resultado da primeira chamada está previsto para o dia 18 de junho. A comprovação de documentos deve ser feita entre os dias 18 e 28 e junho. Já o resultado da segunda chamada está previsto para o dia 2 de julho. Neste caso, a comprovação dos documentos deve ser feita entre os dias 2 e 11 de julho. A lista de espera também ficará disponível a partir do dia 18 de junho.

Podem se inscrever candidatos que não tenham nível superior completo e tenham feito o Enem de 2018, com média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação. Também é preciso ter feito o ensino médio em escola pública ou na condição de bolsista integral. Continue lendo

MEC abre consulta para vagas no Sisu

MEC abre consulta para vagas no Sisu 2

A partir de amanhã (23), os estudantes já poderão consultar as vagas disponíveis nas instituições e cursos oferecidos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre, na página do Sisu na internet.

Podem participar do Sisu, os estudantes que fizeram prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero. Continue lendo

Sesi abre inscrições para 2.364 vagas gratuitas em cursos de Educação de Jovens e Adultos

Sesi abre inscrições para 2.364 vagas gratuitas em cursos de Educação de Jovens e Adultos 3

O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) oferece cursos gratuitos para jovens e adultos retomarem os estudos gratuitamente.

Estão abertas até 5 de julho as inscrições para 2.364 vagas de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano) para quem tem mais de 18 anos. Os cursos são realizados na modalidade a Distância (EaD), em um dos polos de educação do SESI na capital e no interior.

As matrículas precisam ser feitas nas unidades de ensino do Sesi que estão oferecendo os cursos: Salvador, Vitória da Conquista, Luis Eduardo Magalhães, Ilhéus, Eunápolis e Teixeira de Freitas. Continue lendo

UFSB oferece 145 vagas na segunda edição do Sisu 2019

UFSB

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) participa da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com a oferta de 145 vagas para os cursos de Segundo Ciclo. A participação está regulada pelo Termo de Adesão e pelo Edital nº 12/2019,divulgados nesta quarta-feira (22). 

As inscrições poderão ser feitas no período de 4 a 7 de junho pelo endereço eletrônico do Sisu. Poderá se inscrever quem fez as provas do Enem 2018 e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de quinhentos pontos na prova de Redação.

Do total, 34 vagas são da modalidade ampla concorrência e 111 vagas são para as diferentes modalidades de políticas afirmativas definidas pela Lei Federal nº 12.711/2012 (Lei de Cotas). Os cursos, campus e a quantidade de vagas em cada um são as seguintes: Continue lendo

Itabunense processa e TRF4 impede que Unipampa aplique benefício “regional” como método de seleção com nota do ENEM

Itabunense processa e TRF4 impede que Unipampa aplique benefício “regional” como método de seleção com nota do ENEM 4

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) proibiu a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), de Uruguaiana, de estabelecer um método de inclusão regional de estudantes. De acordo com o processo, isso impediu um candidato baiano de ingressar na instituição. A 4° Turma da Corte confirmou a decisão de primeiro grau.

O estudante, natural de Itabuna, contou em ação ajuizada na Justiça Federal que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 pretendendo concorrer ao curso de Medicina. Após a abertura do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ter disponibilizado 29 vagas de ampla concorrência para o bacharelado de Medicina no Campus Uruguaiana, ele afirmou que a universidade adotou um critério que concedia bônus de 20% na nota final da classificação no vestibular para candidatos do Ensino Médio oriundos de alguns municípios gaúchos.

O estudante alegou que a medida feria o princípio constitucional de isonomia no acesso à educação. Após a Justiça Federal ter determinado a reclassificação dos candidatos sem a aplicação do critério regional, a Unipampa apelou ao tribunal alegando que a bonificação de 20% na nota não viola a isonomia, mas serve para reduzir a desigualdade regional. A Turma negou o pedido, por unanimidade. Continue lendo

Bahia é o 3º estado com o maior número de inscritos no ENEM

Bahia é o 3º estado com o maior número de inscritos no ENEM 5

A Bahia foi o terceiro estado brasileiro com o maior número de inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), onde foram realizadas 488.309 matrículas. A região ficou atrás apenas de São Paulo (966 mil) e Minas Gerais (614 mil).

Os dados são do Ministério da Educação (MEC), divulgados por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O período de inscrição para realizar o exame foi finalizado na última sexta-feira (17).

Em nota enviada ao bahia.ba, o Inep informou que, até o início da tarde desta segunda-feira (20), 175.008 participantes da Bahia ainda não haviam efetuaram o pagamento da taxa no valor R$ 85. Continue lendo

Professores da UNEB mantêm greve após Rui jogar ‘combustível em fogueira’

Professores da UNEB mantêm greve após Rui jogar ‘combustível em fogueira’ 6

Foto: ilustrativa

Professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decidiram pela manutenção da greve, em assembleia realizada na segunda-feira (20), após declarações do governador Rui Costa (PT), que serviram como “combustível em uma fogueira” (veja aqui e aqui), conforme nota da Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb).

Segundo a entidade, a fala do governador, “além do desrespeito à categoria, demonstrou que o gestor não conhece a realidade das universidades estaduais baianas”.

A Aduneb reconheceu os esforços do comando de greve e dos interlocutores do governo na negociação, mas considerou que os avanços conseguidos até então não são satisfatórios. Continue lendo

Enem 2019: inscrições encerram amanhã (17)

Enem 2019: inscrições encerram amanhã (17) 7

Interessados em se inscrever no Enem 2019 podem participar somente até amanhã, 17 de maio. O prazo de inscrições não costuma ser prorrogado.

Inscreva-se Enem 2019!

Segundo balanço divulgado pelo Inep às 18h de ontem (15), até o momento a maioria das inscrições (60%) foi feita por meio do celular. Em 2018, apenas 30% do total de inscritos usou as plataformas móveis. Continue lendo

Life Saúde
Life Saúde
::Publicidade