Educação

IFBA prorroga prazo para inscrições no Processo Seletivo 2020

IFBA prorroga prazo para inscrições no Processo Seletivo 2020 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) prorrogou até o dia 27 de setembro o prazo para as inscrições no Processo Seletivo 2020 para cursos técnicos, nas formas integrada e subsequente.

Estão sendo ofertadas 5.594 vagas, disponíveis em 20 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista. Metade das vagas será destinada a estudantes que cursaram o ensino fundamental e/ou médio em escolas públicas, e 5% para candidatos com deficiência. Continue lendo

Governo lançará até outubro edital para O.S. interessadas em participar de gestão de escolas

Governo lançará até outubro edital para O.S. interessadas em participar de gestão de escolas 2

O secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, afirmou nesta quinta-feira (19) que pretende lançar até o dia 10 de outubro o edital de publicização para as Organizações Sociais interessadas em administrar alguns serviços de escolas estaduais.

Posteriormente, será publicado propriamente o edital de licitação.

A Portaria 770 torna público o interesse do Estado em “publicizar as atividades/serviços de suporte administrativo e operacional” de escolas em Salvador, Alagoinhas, Ilhéus e Itabuna.

As Organizações Sociais (O.S.) interessadas em administrar o serviço devem enviar ofício para a pasta até o dia 24 de setembro. Continue lendo

Veja como baixar o aplicativo para fazer a nova Carteira de Estudante de graça

Veja como baixar o aplicativo para fazer a nova Carteira de Estudante de graça 3

O Ministério da Educação (MEC) colocou hoje no ar o portal da ID Estudantil, página em que os estudantes poderão fazer o cadastro para obter a carteirinha digital. O site tem um contador que indica a data que estará disponível para início do processo.

A ID Estudantil poderá ser utilizada por todos os estudantes da educação básica, profissional e tecnológica e superior.  O documento permitirá o pagamento de meia-entrada em shows, teatros e outros eventos culturais, sem que isso gere um custo extra, como acontece hoje.

O presidente Jair Bolsonaro assinou a medida provisória (MP) da ID Estudantil em 6 de setembro. A MP foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) de 9 de setembro, data a partir da qual teve início o prazo de 90 dias para início da emissão das carteirinhas. Continue lendo

Fundação Estudar seleciona voluntários para mais de 50 cidades do Brasil; Ilhéus está na lista

Fundação Estudar seleciona voluntários para mais de 50 cidades do Brasil; Ilhéus está na lista 4

Impressionar recrutadores, enriquecer o currículo, desenvolver habilidades pessoais e profissionais e integrar uma rede repleta de gente boa com potencial de impactar jovens, empresas e comunidades. Esses são os principais benefícios do programa de voluntariado da Fundação Estudar que está com inscrições abertas para o processo seletivo até o próximo dia 22 de setembro, no site da organização.

“O trabalho voluntário contribui para o desenvolvimento das chamadas soft skills, que são habilidades que envolvem relação e interação com outras pessoas, como empatia, colaboração e comunicação”, explica Anamaíra Spaggiari, diretora executiva da Fundação Estudar. “A demanda por esse tipo de habilidade é crescente tanto no mercado de trabalho quanto em universidades de ponta”. 

Além dos pontos mencionados pela porta-voz da organização sem fins lucrativos, os jovens ainda desenvolvem trabalho em equipe e o relacionamento com pessoas de diferentes perfis. Continue lendo

Projeto capacita sobre “doenças tropocais”

Projeto capacita sobre “doenças tropocais” 5

A Liga Acadêmica de Doenças Tropicais é um projeto de extensão formado por alunos e professores do curso de Biomedicina da Faculdade Madre Thaís (FMT-Ilhéus). Nesta quinta-feira (11), promoveu, numa parceria da Faculdade com o Laboratório Exato, um projeto denominado “L.A.D.T. na escola”.

Nesta quinta, os alunos da turma do 3º ano A e B do Colégio Estadual Eduardo Catalão, tiveram a possibilidade de passar uma manhã na FMT e participaram de palestras de formas dinâmicas sobre alguns tipos de doenças tropicais, como Dengue, Influenza e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Com o objetivo de concretizar, nos estudantes, a aprendizagem do dia, as turmas tiveram a possibilidade de ter uma aula prática, onde puderam visualizar as larvas do Aedes aegypti, algumas larvas de protozoário, entre outros.

A Liga Acadêmica de Doenças Tropicais tem como objetivo promover a capacitação dos discentes da Faculdade Madre Thaís a respeito das doenças classificadas como tropicais, através de grupo de estudos, realização de projetos de pesquisa, eventos de conscientização a comunidade em geral. Continue lendo

SEC nega ‘privatização’ de escolas; portaria fala em gestão de unidades por O.S.

SEC nega ‘privatização’ de escolas; portaria fala em gestão de unidades por O.S. 6

A Secretaria de Educação do Estado (SEC) negou que a portaria 770, publicada no Diário Oficial, promova a “privatização” na rede estadual de ensino.

No texto, o secretário Jerônimo Rodrigues torna público o interesse do Estado em “publicizar as atividades/serviços de suporte administrativo e operacional” de escolas em Salvador, Alagoinhas, Ilhéus e Itabuna.

As Organizações Sociais (O.S.) interessadas em administrar o serviço devem enviar ofício para a pasta até o dia 24 de setembro.

O artigo 4º do texto diz que “a assinatura do Contrato para a gestão da unidade/serviço pressupõe a qualificação da entidade como Organização Social e a sua escolha em processo seletivo, com a apresentação do Plano de Trabalho, conforme orientação a ser fornecida por esta Secretaria, com base na legislação em vigor”. Continue lendo

ILHÉUS: Alunos do IME serão temporariamente alocados na Faculdade Madre Thais

ILHÉUS: Alunos do IME serão temporariamente alocados na Faculdade Madre Thais 7

Alunos dos turnos matutino e vespertino do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusinio Lavigne, serão temporariamente alocados na Faculdade Madre Thaís, situado na Avenida Itabuna. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), as aulas terão reinício na próxima segunda-feira (16), a partir das 7h.

O espaço possui 20 salas com ar-condicionado ocupadas no 1º andar da instituição. Essa medida foi devido a um princípio de incêndio no interior do IME, ocorrido no último dia 28 de agosto, que causou susto nos professores, funcionários e alunos. O Corpo de Bombeiros e a Coelba foram acionados e as aulas interditadas.

Enquanto o prédio passa por reformas corretivas e preventivas da sua estrutura. Com isso, o Governo Municipal visa continuar a oferecer segurança aos professores, alunos, pais e responsáveis. Os alunos do noturno que integram o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), ocupam as instalações da Escola Heitor Dias. Continue lendo

IF Baiano lança processo seletivo para cursos técnicos; 270 vagas para Uruçuca

IF Baiano lança processo seletivo para cursos técnicos; 270 vagas para Uruçuca 8

De 23 de setembro a 3 de novembro de 2019, estarão abertas inscrições do processo de ingresso de estudantes em cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), instituição presente em 15 cidades no estado. No Campus Uruçuca, estão disponíveis cursos, da forma integrada, em Guia de Turismo (40 vagas) e Informática (70 vagas) e, da forma subsequente, em Agrimensura (40 vagas), Agropecuária (80 vagas) e Alimentos (40 vagas).

Os cursos técnicos na forma Integrada ao Ensino Médio são destinados a candidatos que concluíram, ou estão concluindo, o Ensino Fundamental ou equivalente. Neste caso, o estudante faz o ensino médio junto com o profissionalizante dentro do IF Baiano. Já os cursos técnicos na forma Subsequente são para quem já concluiu, ou está perto de concluir, o Ensino Médio.

Como fazer a inscrição

Para se inscrever, os interessados devem acessar ingresso.ifbaiano.edu.br e preencher o cadastro on-line. Antes, é recomendado que o candidato leia o Edital 108/2019 (para cursos da forma Integrada) e Edital 109/2019 (para cursos da forma Subsequente), onde estão disponíveis todas as informações do Processo de Ingresso.

Ao preencher o cadastro, o candidato poderá optar por até duas opções de curso, indicando a ordem de preferência, e escolher campus, semestre de oferta e turno para cada uma das opções.

A taxa de inscrição é no valor de valor de R$ 30,00 (trinta reais) e deverá ser paga através de boleto gerado pelo sistema. Candidatos com cadastro no CadÚnico poderão solicitar dispensa do pagamento da taxa, no período entre 23 de setembro a 4 de outubro de 2019, indicando, no momento da inscrição, a opção pela isenção e informando o Número de Identificação Social (NIS). Continue lendo