Educação

INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2020 SE ENCERRAM HOJE (27)

INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2020 SE ENCERRAM HOJE (27) 1

Termina às 23h59 desta quarta-feira (27) o prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta os interessados que não deixem para a última hora e lembra que quem solicitou a isenção da taxa de inscrição precisa se inscrever, assim como os demais participantes.

Os dados declarados pelos candidatos devem ser conferidos e apenas alguns deles podem ser modificados na página do participante, durante o acompanhamento da inscrição. No caso da escolha do município para fazer a prova, por exemplo, o Inep pede cuidado reforçado, porque, após o encerramento do prazo, não será possível trocar. Além disso, é necessário memorizar a senha ou anotá-la e guardá-la em local seguro, porque é com ela que o participante irá acompanhar todas as etapas de execução do exame.

Feita a inscrição, o pagamento do boleto, no valor de R$ 85, só pode ser feito até amanhã. De acordo com o último balanço divulgado pelo Inep, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2020. Continue lendo

Inscrições para o Enem são prorrogadas: veja nova data

Inscrições para o Enem são prorrogadas: veja nova data 2

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou a prorrogação da data limite para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a próxima quarta-feira (27/5). Originalmente, o prazo para se cadastrar era até às 23h59 desta sexta-feira (22/5).

As provas foram adiadas na quarta-feira (20/5) por 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto inicialmente no edital por determinação do Ministério da Educação. Na última quinta-feira (21/5), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, mais de 4, 3 milhões de estudantes tinham feito a inscrição para participar desta edição do Enem. Continue lendo

IFBA CAMPUS ILHÉUS INICIA AULAS DO CURSO EAD EM EDUCAÇÃO FÍSICA

IFBA CAMPUS ILHÉUS INICIA AULAS DO CURSO EAD EM EDUCAÇÃO FÍSICA 3

Mesmo em meio ao contexto de isolamento social, teve início na última terça-feira, 19, a primeira aula do curso EAD – Ensino a Distância – Licenciatura em Educação Física, oferecido pelo Campus Ilhéus do Instituto Federal da Bahia em parceria com a UAB – Universidade Aberta do Brasil. Cerca de 300 alunos estão matriculados no curso.

Os estudantes são recepcionados em um ambiente virtual e tem a oportunidade de conhecer, além da estrutura do curso, direção geral e acadêmica do Campus, coordenador do curso, técnicos administrativos e tutores das turmas. Alunos dos polos de Ilhéus, Itapetinga, Jequié, Feira de Santana, Ibicuí, Itapicuru e Itabuna participam da semana de aula.

Para o Diretor Geral do Campus, professor Dr. Thiago Barbosa, o curso EAD representa uma grande conquista para todos os envolvidos. “Para o IFBA Ilhéus é uma oportunidade de ofertar possibilidades de ensino público superior, no cumprimento do seu dever e missão institucional de formar professores e professoras com excelência e modo gratuito. Para nossos alunos é uma chance de mudar suas vidas a partir da educação, de ampliar suas possibilidades de atuação profissional e, por consequência, modificar suas realidades familiares. Para os munícipes contemplados pode significar a qualificação de sua gente e a oferta de quadros competentes para atuar em suas escolas. De todo modo, é perceptível que todos ganham nessa relação, e saber que nós do IFBA Ilhéus pudemos contribuir com tudo isso nos deixa extremamente felizes e orgulhosos”, afirma o diretor. Continue lendo

Enem 2020 será adiado, anuncia Inep

Enem 2020 será adiado, anuncia Inep 4

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 será adiado devido à pandemia do novo coronavírus. O anúncio oficial foi feito por meio de nota, nesta quarta-feira (20), emitida pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A princípio, os exames serão adiados “de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais”. As provas do Enem estavam marcadas para 1º de novembro (linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; ciências humanas e suas tecnologias) e 8 de novembro (ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias). Continue lendo

Governo vai abrir consulta sobre data do Enem 2020

Governo vai abrir consulta sobre data do Enem 2020 5

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou que o governo vai abrir consulta direta, por meio da internet, aos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para decidir a data de realização das provas deste ano.

De acordo com o ministro, a consulta ocorrerá na Página do Participante em final de junho. O Ministério da Educação (MEC) estima que 5 milhões se inscreverão.

Todos os inscritos poderão escolher entre a manutenção da data das provas, o adiamento por 30 dias e a suspensão indefinida do exame deste ano por causa da pandemia de covid-19. Continue lendo

Prefeitura de Ilhéus realiza formação online de professores

Prefeitura de Ilhéus realiza formação online de professores 6

Diante do momento de distanciamento social gerada pela Covid-19, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Educação Esporte e Lazer (Seduc), realiza o Planejamento Coletivo em Rede (PCR) para a formação dos profissionais da educação municipal nos meses de maio, junho e julho, com recursos tecnológicos digitais.

Ferramentas como as plataformas do Google Classroom, Facebook, Instagram e WhatsApp estão sendo utilizadas para as formações e a transmissão de conhecimentos, com vídeos, lives e grupos. “Visamos aproximar os mais de 1.500 profissionais da rede com a gestão da educação municipal, para ampliar as possibilidades de ações assim que houver o retorno das atividades nas escolas. As tecnologias e redes virtuais têm sido essenciais nesse momento”, destacou a titular da Seduc, Eliane Oliveira. Continue lendo

Candidatos do Enem 2020 com Covid-19 nos dias da prova poderão fazê-la em outra data, diz edital

Candidatos do Enem 2020 com Covid-19 nos dias da prova poderão fazê-la em outra data, diz edital 7

Pela primeira vez, Inep prevê a reaplicação do exame para estudantes com doenças infectocontagiosas. Data ainda não foi divulgada. Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, abre mais 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que estiverem com Covid-19 ou com alguma outra doença infectocontagiosa nas datas da avaliação, em novembro, poderão pedir para fazer a prova em outra data, ainda não informada. É a primeira vez que o edital do Enem abre essa possibilidade.

Saiba como se inscrever no Enem

Segundo o documento, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a reaplicação ocorrerá para candidatos com: Continue lendo

“KIT ALIMENTAÇÃO SERÁ ENTREGUE NA PRÓXIMA SEMANA”, DIZ SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

“KIT ALIMENTAÇÃO SERÁ ENTREGUE NA PRÓXIMA SEMANA”, DIZ SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO 8

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), fará a distribuição de 22 mil kits contendo gêneros alimentícios para os estudantes matriculados na educação básica da rede pública. A informação foi confirmada durante videoconferência realizada nesta quarta-feira (13), com o prefeito Mário Alexandre e secretários no programa O Tabuleiro, apresentado pelo comunicador Vila Nova.

Eliane Oliveira, titular da Seduc, explicou que cada estudante terá direito a um kit. A medida visa garantir o direito à alimentação, evitando que os alunos entrem em situação de insegurança nutricional durante o período de pandemia do coronavírus. A secretária reiterou que todas as ações executadas até o momento são de conhecimento do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e seguem as diretrizes da Cartilha do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“O prefeito Mário Alexandre compreende que neste momento de pandemia os cuidados também incluem o suporte nutricional. Mesmo com a suspensão temporária das aulas, os estudantes poderão manter a rotina com os alimentos que já estavam familiarizados. A empresa contratada deverá entregar os kits na próxima semana”. Continue lendo