Economia

Reabertura parcial do comércio enche ruas centrais de Ilhéus

Reabertura parcial do comércio enche ruas centrais de Ilhéus 1

A cidade de Ilhéus registrou um grande número de pessoas no Centro pela manhã de hoje (03). A data marcou a reabertura do comércio após mais de dois meses fechado em função do coronavírus. Nem o esforço da prefeitura para fazer com que as lojas seguissem regras de saúde pública impediu aglomerações.

Alguns lojistas improvisaram balcões na porta do estabelecimento para evitar aglomerações no interior das lojas.

A grande maioria das pessoas flagrada nas ruas usava máscara. O acessório é obrigatório no município e é uma das condições para que o comércio permaneça aberto. Continue lendo

Prefeito de Itabuna anuncia reabertura do comércio a partir da próxima segunda-feira (08)

Prefeito de Itabuna anuncia reabertura do comércio a partir da próxima segunda-feira (08) 2

Foto: Raul Spinasse

O município de Itabuna, vai reabrir o comércio a partir da próxima segunda-feira (8). Em anúncio divulgado nesta terça (2), o prefeito Fernando Gomes afirmou que o comércio da cidade não suporta mais os efeitos do período de inatividade, que dura quase 80 dias.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), na noite desta terça-feira (1º), Itabuna é o segundo município baiano com mais casos ativos de Covid-19, com 485 registros. No total, a cidade tem 981 casos confirmados. Junto com Ilhéus, Itabuna é a segunda cidade com mais mortes pela doença, com 33 óbitos. Em maio, o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou toque de recolher no município. Continue lendo

Reabertura do comércio em Ilhéus nesta quarta (3) não tem aprovação do governador; Assista a entrevista completa

Reabertura do comércio em Ilhéus nesta quarta (3) não tem aprovação do governador; Assista a entrevista completa 3

Foto: Camila Souza/GOVBA

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, publicou, na segunda-feira (1º) decreto municipal com autorização para a flexibilização gradativa do comércio a partir desta quarta-feira (3). A medida, aprovada pelo Gabinete de Crise, é embasada por um estudo técnico da Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com a gestão municipal.

Mas o governador da Bahia, Rui Costa, em uma entrevista ao canal de televisão CNN Brasil, demonstrou que não é a favor da decisão do chefe do executivo municipal. Para Rui, este não seria o momento ideal pois a flexibilização do isolamento social deve acontecer em municípios sem casos ativos da COVID-19, com 40 ou 60 dias sem registros de novos pacientes da doença, o que não é o caso de Ilhéus.

Em Ilhéus, além dos mais de 30 seguimentos considerados essenciais que já estão em funcionamento, estão autorizados ao retorno das atividades lojas de vestuário, acessórios, calçados, artigos esportivos e afins, artigos para casa, tecidos e aviamentos; joalheria e relojoaria; e de móveis e colchões. Continue lendo

VEJA O TIPO DE COMÉRCIO QUE PODE E O QUE NÃO PODE ABRIR A PARTIR DESTA QUARTA (03) EM ILHÉUS

VEJA O TIPO DE COMÉRCIO QUE PODE E O QUE NÃO PODE ABRIR A PARTIR DESTA QUARTA (03) EM ILHÉUS 4

Nesta segunda-feira (1º), a Prefeitura de Ilhéus publicou as ações ligadas aos protocolos sanitários do Plano para permitir a retomada econômica de serviços e atividades não essenciais durante a pandemia do coronavírus em Ilhéus.

Vale ressaltar que a quarentena continua em vigor em todo o território por tempo indeterminado, com diretrizes específicas para cada uma das fases do planejamento que permite o retorno gradual e seguro da atividade econômica. 

Veja abaixo a relação do que pode abrir e o que não pode abrir a partir desta quarta (03). Continue lendo

Auxílio emergencial: Acordo prevê máximo de 20 dias para análise

Auxílio emergencial: Acordo prevê máximo de 20 dias para análise 5

Um acordo judicial assinado na quinta-feira (28) estabeleceu o prazo máximo de 20 dias corridos para a análise de pedidos de auxílio emergencial em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

O acordo tem validade para todo o país e foi assinado em uma ação civil pública aberta na Justiça Federal de Minas Gerais pela Defensoria Pública da União (DPU), ante diversos relatos de demora na avaliação dos requerimentos.

Além da DPU, assinaram o acordo a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério da Cidadania, a Caixa Econômica Federal e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), empresa pública que é a responsável por fazer o cruzamento de dados e prevenir fraudes nos cadastros. Continue lendo

ILHÉUS: Com medidas restritivas, flexibilização gradativa do comércio inicia na quarta-feira (3); Transporte público continua suspenso

ILHÉUS: Com medidas restritivas, flexibilização gradativa do comércio inicia na quarta-feira (3); Transporte público continua suspenso 6

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, acaba de publicar um decreto municipal com autorização para a flexibilização gradativa do comércio na próxima quarta-feira (3). A medida, aprovada pelo Gabinete de Crise e embasada por estudo técnico realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), integra o projeto para a retomada da economia de Ilhéus desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE) em 4 fases com a devida segurança e conforme o cenário a cada semana da pandemia do novo coronavírus.

Além dos mais de 30 seguimentos considerados essenciais que já estão em funcionamento, estão autorizados ao retorno das atividades os seguintes seguimentos a partir de quarta-feira (3): lojas como as de artigos esportivos e afins; artigos para casa, tecidos e aviamentos; joalheria e relojoaria; de vestuário, acessórios, calçados e afins; de móveis e colchões; agência de turismo e afins; concessionárias e revendas de veículos automotores; perfumaria e higiene pessoal; restaurantes e lanchonetes (sem consumo de bebida alcóolica no local); de suplementos alimentares e produtos naturais; antiguidades e objetos de arte; comércio varejista de bicicletas e triciclos, peças e acessórios.

“Queremos proteger o trabalho do empregado e a produção do empregador, mas com o devido rigor na adoção das medidas restritivas e preventivas, conforme as normas de órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e da Sesau”, destacou o prefeito Mário Alexandre. Os comerciantes e a população devem seguir critérios rígidos de higiene e distanciamento social, realizar a regular higienização das superfícies de contato, fazer o constante uso e renovação de equipamentos de proteção individual como as máscaras de proteção e luvas, limitar a quantidade de pessoas no interior dos estabelecimentos, respeitar o distanciamento social de pelo menos dois metros, e conforme os cuidados específicos de cada atividade. Continue lendo

Receita paga nesta sexta-feira (29) as restituições do 1º lote do IRPF 2020

Receita paga nesta sexta-feira (29) as restituições do 1º lote do IRPF 2020 7

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) as restituições do primeiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2020. Estão sendo depositados R$ 2 bilhões para 901.077 contribuintes. O primeiro lote contempla contribuintes com prioridade legal, sendo 133.171 idosos acima de 80 anos, 710.275 contribuintes entre 60 e 79 anos e 57.631 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Neste ano, o cronograma de restituições foi antecipado para maio e a quantidade de lotes reduzidos de sete para cinco. A antecipação é uma iniciativa da Receita Federal para mitigar os efeitos econômicos da pandemia de covid-19. O último lote tem pagamento previsto para 30 de setembro. No ano passado, as restituições começaram no dia 17 de junho e se estenderam até 16 de dezembro.

Outra mudança feita pela Receita Federal foi no dia em que a restituição é depositada na conta do contribuinte. Normalmente o crédito bancário ocorria no dia 15 de cada mês. Neste ano, o pagamento da restituição será realizado no último dia útil do mês. Continue lendo

Políticos iniciam discussão sobre prorrogação do auxílio emergencial

Políticos iniciam discussão sobre prorrogação do auxílio emergencial 8

Líderes partidários se reuniram com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesta sexta-feira (22), para debater a pauta da próxima semana. A possibilidade de prorrogação do auxílio emergencial começou a ser discutida e os líderes avaliam que um projeto sobre o tema possa ser construído nas próximas semanas. Ontem, em entrevista coletiva, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que tem a impressão de que o auxílio emergencial aos trabalhadores informais e mais vulneráveis poderá ser prorrogado em razão da pandemia da Covid-19, mas destacou que é necessário avaliar a origem dos recursos para o seu pagamento.

Outra proposta que deve entrar na pauta de votação do Plenário na próxima semana é a que cria ações emergenciais destinadas ao setor cultural, enquanto as medidas de isolamento ou quarentena estiverem vigentes (PL 1075/20). O líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que esta proposta é uma das prioridades na próxima semana.

“Estamos construindo uma proposta que agrega todos os projetos sobre o tema em tramitação e agora vamos poder ter um grande volume de recursos descentralizados para estados e municípios atenderem os trabalhadores da cultura e das artes”, defendeu Guimarães. Continue lendo