Cultura

Servidores ganham 20% de desconto na compra de camarote para Carnaval

Servidores ganham 20% de desconto na compra de camarote para Carnaval 1
O funcionário público estadual que vai curtir o carnaval de Salvador tem mais uma opção de camarote com preços especiais. Em parceria com o Clube de Desconto, o Camarote Rotas & Festas oferece 20% de abatimento para servidores do Estado. Para ter acesso às ofertas, os interessados devem retirar um cupom no Portal do Servidor e usá-lo neste site.
O Rotas & Festas funciona no Bahia Sol e no Mar Hotel, ambos situados na Avenida Oceânica, em Ondina. O camarote terá shows das bandas Raça Pura, Selakuatro, Rapazolla, Miskuta, Navaranda, além do cantor Lu Costa.

Continue lendo

Patrimônio tombado, painel do artista plástico Lênio Braga é restaurado com acompanhamento do Ipac

Patrimônio tombado, painel do artista plástico Lênio Braga é restaurado com acompanhamento do Ipac 2

Integrado à Estação Rodoviária de Feira de Santana, no interior da Bahia, o painel do artista Lênio Braga, patrimônio material tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), passou por um processo de restauração. Disposta sobre uma parede de dois metros de altura, a obra representa histórias, lendas e personagens populares da cidade. Continue lendo

Cheganças, Marujadas e Embaixadas são reconhecidas como patrimônio cultural da Bahia

Cheganças Marujadas e Embaixadas

O Governo da Bahia publicou, nesta terça-feira (12), o decreto que reconhece as manifestações das Cheganças, Marujadas e Embaixadas como patrimônio cultural imaterial do estado. O registro no Livro Especial de Expressões Lúdicas e Artísticas foi solicitado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), pela Associação Chegança de Marujos Fragata Brasileira, do município de Saubara, no Recôncavo Baiano.

“O reconhecimento contribui na preservação, valorização e dinamização dessas expressões culturais que acontecem em diversas cidades do estado e, historicamente, estão relacionadas à religiosidade popular e a devoção de santos católicos, como São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e São Domingos de Gusmão”, destaca o diretor do Ipac, João Carlos de Oliveira.

Continue lendo

Festival Internacional do Chocolate e Cacau, de Ilhéus, chega a São Paulo em abril

Festival Internacional do Chocolate e Cacau, de Ilhéus, chega a São Paulo em abril 3

Realizado desde 2009, em Ilhéus, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau, principal encontro sobre o tema no País, finalmente vai aterrissar em São Paulo. Entre os dias 12 e 14 de abril, o Pavilhão da Bienal vai receber produtores de toda a cadeia, do cacau ao chocolate, além de especialistas da área para cursos e palestras. Entre os confirmados estão a francesa Chloé Doutre Roussel, referência no universo do chocolate, e Luisa Abram, pioneira do bean to bar no Brasil. Continue lendo

ILHÉUS: Reunião de adequação e implementação entre ONGs, firmam parcerias entre OMS e DIAHV em prol de alcançar metas

ILHÉUS: Reunião de adequação e implementação entre ONGs, firmam parcerias entre OMS e DIAHV em prol de alcançar metas 4

Aconteceu na Sexta (11/01), na nova sede da Secretária Municipal da Saúde de Ilhéus, situada à Rua Araújo Pinho, Antiga sede da EMBRATEL, uma reunião de adequação e implementação das políticas públicas de promoção a saúde, prevenção combinada às IST’s/Aids/Hepatites Virais e HTLV.

Na oportunidade, estiveram presente Jurandyr Telles, representante do Fórum Baiano de ONGs, Redes e Movimentos de Luta contra a Aids (FOBONG), Waldemir Borges do Grupo Afro Danados do Reggae, Maria Ribeiro do Núcleo de Educação e Promoção a Saúde de Ilhéus (NEPSI), Sil Caldeira e Gilmar Marques da Rede Nacional de Religiões Afro Brasileiras e Saúde (RENAFRO), Lindomar Menezes da ONG Mais Você, Miretty Di Biachio e Diny Santana pelo Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras (FONATRANS) e Solange Amorim do Movimento Nacional de Cidadãs Positivas (MNCP Ilhéus), além de Uiara Soub, coordenadora do CTA/SAE de ilhéus e Gleydson Souza da Vigilância em Saúde representando o secretário municipal que não pôde comparecer por conta de uma viagem a Salvador para resolver a situação da greve dos médicos do Hospital Regional Costa do Cacau.

Foram debatidas ações conjuntas entre as instituições presentes acerca da realização de atividades efetivas para dirimir o risco das Infecções nas populações chaves e prioritárias deste município. Foi construída uma agenda propositiva para ser executada ao longo do ano de 2019. Continue lendo

Inscrição para credenciamento de grupos culturais termina nesta sexta-feira em Ilhéus

Inscrição para credenciamento de grupos culturais termina nesta sexta-feira em Ilhéus 5

Termina nesta sexta-feira (7), na sede da Secretaria da Cultura de Ilhéus, a inscrição para credenciar grupos culturais do edital Artes na Rua. Podem participar grupos de teatro, culturas populares e de dança, performance circense, estátua viva, poeta, cordelista, contadores de história, djing, breakdance, graffiti, rapper, djing, breakdance e solo e pocket instrumental afro, a fim de compor a programação artística-cultural do verão 2018-2019. Pessoas físicas, MEI e jurídicas do campo artístico-cultural sediadas no município por cerca de um ano podem participar destas modalidades.

O secretário da Cultura de Ilhéus, Pawlo Cidade, informa que a primeira etapa de inscrição ocorre através do preenchimento de formulário disponibilizado no endereço eletrônico http://www.ilheus.ba.gov.br ou presencial, na sede da secretaria, situada no calçadão da Rua Jorge Amado, Centro Histórico, acompanhado de documentação obrigatória e artística.

A documentação deve ser entregue em dois envelopes lacrados e identificados: credenciamento artístico-cultural 2018-2019 categoria/modalidade, nome do grupo ou do projeto proponente. Em outro envelope, devem constar a documentação artística, credenciamento artístico-cultural 2018-2019, categoria/modalidade, nome do grupo ou nome do projeto proponente. Continue lendo

Ilhéus terá que se adequar a nova Lei Federal; um “Código de Defesa da População”, sob pena de sofrer sanções

Ilhéus terá que se adequar a nova Lei Federal; um “Código de Defesa da População”, sob pena de sofrer sanções 6

Foto: Clodoaldo Ribeiro

Imagina não ter muitas dificuldades para saber onde deve se dirigir para realizar um determinado exame na rede pública de saúde, obter aquele atestado que precisa para dar entrada num processo de seu interesse e o melhor, quando precisar de um serviço que dependa de mais de uma instituição pública você não precisará peregrinar em vários balcões de atendimento, podendo resolver tudo isto pela internet, numa plataforma digital, pois é, estes são apenas alguns benefícios de uma nova Lei Federal: O “Código de Defesa do Usuário do Serviço Público (CDU)” – uma espécie de Código Defesa da População.

Entrará em vigor no dia 19 de Dezembro, a segunda etapa da Lei Federal 13460/2017 – “Código de Defesa do Usuário do Serviço Público (CDU)” – que contempla municípios com populações maiores que 100 mil habitantes. É neste contexto que, Ilhéus e outros 14 municípios baianos terão que se adequar a 2ª fase de implantação da referida Lei.

A Prefeitura de Ilhéus, através da sua equipe técnica, deverá se adequar a vigência da Lei sob pena de eventuais sanções.

Para quem não sabe, os usuários de serviços públicos agora contam com um código de proteção e defesa dos seus direitos e deveres. A nova legislação estabelece normas básicas para a prestação de serviços públicos e para a participação dos cidadãos na administração pública direta e indireta, além de prever importantes instrumentos de controle social. Continue lendo

ILHÉUS: ONG Gongombira lança novo projeto e promove palestra sobre afroempreendedorismo

ILHÉUS: ONG Gongombira lança novo projeto e promove palestra sobre afroempreendedorismo 7

Para celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Organização Gongombira de Cultura e Cidadania lança, na próxima segunda-feira, dia 19, o novo projeto da ONG, Rede Aviária, com palestra sobre afroempreendedorismo e participação do grupo Samba de Treita.

O evento de lançamento será no Terreiro de Matamba Tombenci Neto, a partir das 19 horas, com participação de Mãe Ilza Mukalê e de representantes dos terreiros de candomblé contemplados com o projeto, que tem como objetivo incentivar a geração de emprego e renda nas comunidades tradicionais de terreiros de candomblé no Litoral Sul.

A cerimônia também contará com uma palestra sobre afroempreendedorismo, ministrada por Sueli Conceição, doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Continue lendo

Anúncio
Técnico em informática em Ilhéus

Técnico em informática em Ilhéus