Cultura

Secretaria de Turismo da Bahia realiza capacitação de operadoras mineiras

Secretaria de Turismo da Bahia realiza capacitação de operadoras mineiras 1

No início desta semana a Equipe de Promoção da Secretaria de Turismo da Bahia realizou uma série de capacitações em Belo Horizonte (MG). Com foco na Bahia, os treinamentos incluíram visitas às operadoras Visual Turismo, Interpool Viagens, Viagens Master, Território Operadora e Snow. A ação visa atualizar as empresas sobre as novidades que a Bahia tem a oferecer aos visitantes em suas zonas turísticas, produtos e segmentos.

A coordenadora de Promoção Nacional da Setur-BA, Silvana Lins, anunciou, durante o evento, a realização de uma pesquisa informal com os responsáveis pela área nacional sobre os destinos, segmentos e produtos mais vendidos, meios mais utilizados para a venda de pacotes para as agências e os fatores que influenciam diretamente na comercialização desses pacotes. Para ela, a pesquisa, mesmo sendo baseada apenas na experiência, dá subsídios para promover ações mais assertivas. Continue lendo

Monumento de Ilhéus, Igreja da Piedade comemora 90 anos de sua consagração

Igreja da Piedade

Igreja da Piedade – Foto Alfredo Filho

No próximo dia 31 de agosto, sábado, às 18 horas, o Instituto Nossa Senhora da Piedade celebra Missa Solene em comemoração aos 90 anos de consagração de sua Igreja, um marco precioso do patrimônio histórico e cultural de Ilhéus e da região cacaueira. Além da missa, o evento também prestará homenagem aos benfeitores iniciais da construção do templo.

São nove décadas que, no alto da colina, a Igreja da Piedade, em estilo gótico, guarda a cidade e ilumina gerações. “Símbolo monumental da fé ilheense, o templo é um espaço de reflexão e acolhimento onde, desde 1929, a comunidade regional encontra abrigo para suas aflições, harmoniza seus sentimentos e renova suas esperanças”, afirma o professor e jornalista Ramayana Vargens, um dos grandes colaboradores do instituto de ensino acoplado à igreja, famoso em todo mundo em decorrência da obra literária de Jorge Amado.

Continue lendo

ÉTICA E MORAL: QUAL A DIFERENÇA?

ÉTICA E MORAL: QUAL A DIFERENÇA? 2

INTRODUÇÃO

O que é o certo e o errado? Bom ou ruim? Todos os seres humanos enfrentam essas perguntas ao tomarem decisões. Essas perguntas englobam a reflexão sobre dois termos muito pronunciados no cotidiano das pessoas, mas que são mal compreendidos na maioria das situações. Eu me refiro aos termos ética e moral.

Esses termos se referem a quê? Eles possuem o mesmo significado? Como esses conceitos se aplicam ao cotidiano? Ainda que de modo sucinto, esse texto pretende responder aos questionamentos apresentados.

CONCEITOS E SIGNIFICADOS Continue lendo

Nossa Senhora da Boa Morte

nossa senhora da boa morte

A pequena cidade de Cachoeira, município do Recôncavo baiano, se agiganta em agosto ao se tornar palco de uma das celebrações mais importantes do estado: a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte. Considerada Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, a manifestação cultural e religiosa existe há mais de 200 anos e rememora a luta do povo negro diante a escravidão. Milhares de moradores e turistas participam dos festejos, que nesse ano foram realizados entre os dias 13 e 17 de agosto.

Continue lendo

ILHÉUS: Teatro Municipal recebe Projeto Sustenta Mundo, segunda (19)

ILHÉUS: Teatro Municipal recebe Projeto Sustenta Mundo, segunda (19) 3

Crianças ilheenses terão uma programação especial na próxima segunda-feira (19), no Teatro Municipal de Ilhéus. É o “Projeto Sustenta Mundo – Viagem Amazônica”, em mais uma ação pelo Brasil apresentando de forma contemporânea, a diversidade cultural da região Norte para o público infanto-juvenil, com idade entre 4 e 12 anos que moram nas cidades de Manaus, Ilhéus, Itabuna e São Paulo.

Durante a atração, meninos e meninas receberão um exemplar do livro “Sustenta Mundo – Viagem Amazônica”. Através do livro ilustrado com narrativa sensível, será gerado um estimulante material didático para contextos educacionais e pedagógicos.

A coleção é da escritora Gabriela Brioschi e tem como principal objetivo conscientizar as crianças sobre questões como o turismo comunitário, sustentabilidade e desmatamento ilegal. Continue lendo

Mesmo com chuva, Ilhéus comemora dia da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias

Mesmo com chuva, Ilhéus comemora dia da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias 4

Católicos de Ilhéus celebraram nesta quinta-feira, 15, data em que é comemorada a Assunção de Nossa Senhora, a festa em louvor a Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da cidade de Ilhéus. 

A festa, que todos os anos atrai dezenas de devotos e acontece na Igreja Nossa Senhora das Vitórias, localizada no alto Teresópolis, é promovida pela Diocese de Ilhéus, através da Paróquia de São Jorge. Iniciou às 7 horas com Missa das Intenções, às 9 horas Missa Solene, encerrando às 16 horas com uma caminhada de fé, pelas ruas do bairro Teresópolis, não desceu ao centro, por conta da chuva. Continue lendo

Duas Festas homenageiam à padroeira de Ilhéus nesta quinta-feira (15)

Duas Festas homenageiam à padroeira  de Ilhéus nesta quinta-feira (15) 5

As comemorações em homenagem à Nossa Senhora das Vitórias, padroeira de Ilhéus começaram no dia último dia 6 de agosto, com as tradicionais novenas e finalizam nesta quinta-feira (15), feriado religioso no município. A programação festiva inclui alvorada, missa e procissão por algumas ruas do Centro e do bairro Nossa Senhora da Vitória, na zona sul de Ilhéus.

A solenidade será presidida pelo padre Paulo Brandão, às 10h, na Igreja Nossa Senhora da Vitórias, no alto Teresópolis, na Conquista. Na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, no bairro Nossa Senhora da Vitória, o momento solene será conduzido pelo pároco José Nilton Lapa, às 9h30min. O prefeito Mário Alexandre participará da solenidade e acompanhará a caminhada de fé. Continue lendo