Cultura

Fé e emoção na Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião

Fé e emoção na Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião 1

Uma das expressões da religiosidade da cultura local, a festa do sincretismo religioso ilheense, foi acompanhada por uma multidão na manhã desta quinta-feira (16). O cortejo de lavagem das escadarias reuniu fiéis de variadas religiões.  A festa, idealizada pelos estivadores, acontece desde a primeira metade do século XX, é uma manifestação marcada pela fé, emoção e homenagens ao padroeiro da categoria, São Sebastião.

O prefeito Mário Alexandre, prestigiou o momento festivo e afirmou que além de integrar o calendário turístico, o evento traz fortes marcas da cultura local. “A história confere a Ilhéus ser uma cidade plural, então, apoiamos a realização dessas manifestações. Queremos que as pessoas se sintam representadas dentro da sua própria cultura e com isso abolimos as indiferenças”. Continue lendo

Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião ocorre quinta (16)

Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião ocorre quinta (16) 2

Foto: Mary Melgaço

Já a Festa da Lavagem da Escadaria da Catedral de São Sebastião, centro de Ilhéus, acontecerá no próximo dia 16 de janeiro, e a festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, com manifestações tanto no Malhado, quanto na Maramata, bairro do Pontal. 

No mesmo dia, chega o MSC Fantasia com mais de 3 mil pessoas.

FESTA EM HONRA A SÃO SEBASTIÃO COMEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO (11) EM ILHÉUS

FESTA EM HONRA A SÃO SEBASTIÃO COMEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO (11) EM ILHÉUS 3

A fé do ilheense católico é sempre renovada durante os tradicionais festejos dos seus padroeiros. Neste sábado (11), às 19 horas, será aberta a festa em louvor a São Sebastião, padroeiro da Catedral diocesana. Ilhéus São Sebastião é, também, patrono dos estivadores.

Com o tema central “Escutar e abrir-se para seguir. Jesus se fez presente e pôr-se a caminhar”, o novenário vai abordar a iniciação cristã. O cronograma de atividades acontece de 11 a 19, por nove dias com orações, louvores, recitação do terço, apresentações culturais e ladainhas.

O encerramento das celebrações será em 20 de janeiro, com alvorada às 5h, missa solene às 10h, procissão com saída da Catedral às 17h, na Praça Dom Eduardo, contornando o morro São Sebastião, percorrendo as ruas centrais e, pela Avenida Soares Lopes retornando a Catedral, onde, após a missão, encerra festa com a Benção do Santíssimo. Continue lendo

Campanha Teatro Solidário promove peça em comemoração ao dia das crianças

Campanha Teatro Solidário promove peça em comemoração ao dia das crianças 4

A campanha Teatro Solidário, promovida pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult) traz este ano o espetáculo “Oceanum – a festa no fundo do mar”, encenada no próximo dia 11 de outubro, às 19h, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e da Escola de Dança Camarim.

O evento gratuito é destinado às crianças matriculadas na rede municipal de ensino. Jenifer Santos, superintendente da Cultura e idealizadora do projeto informa que serão reservadas 145 vagas para as crianças interessadas. Os pais ou responsáveis precisam se dirigir ao Teatro Municipal para verificar a disponibilidade de vagas antes do espetáculo. Serão distribuídos lanches para a criançada. Continue lendo

Bodebrown apresenta neste sábado a primeira cerveja do Iron Maiden no Brasil com adição de cacau cultivado em Ilhéus

Bodebrown apresenta neste sábado a primeira cerveja do Iron Maiden no Brasil com adição de cacau cultivado em Ilhéus 5

O rótulo Trooper Brasil IPA, produzido colaborativamente entre a cervejaria curitibana Bodebrown e a banda britânica Iron Maiden será oficialmente lançado neste sábado, dia 28.

Com 5% de teor alcoólico, a receita possui adição de cacau cultivado em Ilhéus (BA) e presença dos lúpulos Sorachi Ace, Amarillo e Sabro no dry hopping.

Primeiro rótulo da banda produzido no Brasil, a Trooper Brasil IPA chega ao mercado principalmente em lata de 473 ml. Continue lendo

Secretaria de Turismo da Bahia realiza capacitação de operadoras mineiras

Secretaria de Turismo da Bahia realiza capacitação de operadoras mineiras 6

No início desta semana a Equipe de Promoção da Secretaria de Turismo da Bahia realizou uma série de capacitações em Belo Horizonte (MG). Com foco na Bahia, os treinamentos incluíram visitas às operadoras Visual Turismo, Interpool Viagens, Viagens Master, Território Operadora e Snow. A ação visa atualizar as empresas sobre as novidades que a Bahia tem a oferecer aos visitantes em suas zonas turísticas, produtos e segmentos.

A coordenadora de Promoção Nacional da Setur-BA, Silvana Lins, anunciou, durante o evento, a realização de uma pesquisa informal com os responsáveis pela área nacional sobre os destinos, segmentos e produtos mais vendidos, meios mais utilizados para a venda de pacotes para as agências e os fatores que influenciam diretamente na comercialização desses pacotes. Para ela, a pesquisa, mesmo sendo baseada apenas na experiência, dá subsídios para promover ações mais assertivas. Continue lendo

Monumento de Ilhéus, Igreja da Piedade comemora 90 anos de sua consagração

Igreja da Piedade

Igreja da Piedade – Foto Alfredo Filho

No próximo dia 31 de agosto, sábado, às 18 horas, o Instituto Nossa Senhora da Piedade celebra Missa Solene em comemoração aos 90 anos de consagração de sua Igreja, um marco precioso do patrimônio histórico e cultural de Ilhéus e da região cacaueira. Além da missa, o evento também prestará homenagem aos benfeitores iniciais da construção do templo.

São nove décadas que, no alto da colina, a Igreja da Piedade, em estilo gótico, guarda a cidade e ilumina gerações. “Símbolo monumental da fé ilheense, o templo é um espaço de reflexão e acolhimento onde, desde 1929, a comunidade regional encontra abrigo para suas aflições, harmoniza seus sentimentos e renova suas esperanças”, afirma o professor e jornalista Ramayana Vargens, um dos grandes colaboradores do instituto de ensino acoplado à igreja, famoso em todo mundo em decorrência da obra literária de Jorge Amado.

Continue lendo

ÉTICA E MORAL: QUAL A DIFERENÇA?

ÉTICA E MORAL: QUAL A DIFERENÇA? 7

INTRODUÇÃO

O que é o certo e o errado? Bom ou ruim? Todos os seres humanos enfrentam essas perguntas ao tomarem decisões. Essas perguntas englobam a reflexão sobre dois termos muito pronunciados no cotidiano das pessoas, mas que são mal compreendidos na maioria das situações. Eu me refiro aos termos ética e moral.

Esses termos se referem a quê? Eles possuem o mesmo significado? Como esses conceitos se aplicam ao cotidiano? Ainda que de modo sucinto, esse texto pretende responder aos questionamentos apresentados.

CONCEITOS E SIGNIFICADOS Continue lendo