Canavieiras

Setur-BA: Bahia deve alcançar ocupação média de 80% em julho

Setur-BA: Bahia deve alcançar ocupação média de 80% em julho 1

Levantamento da Setur-BA (Secretaria de Estado de Turismo da Bahia), estima que a hotelaria baiana deve alcançar uma média de 80% na ocupação. De acordo com a pasta, o alto fluxo de turistas no mês se deve aos incentivos do governo estadual às companhias aéreas. Política permitiu a implantação de 161 novos voos semanais para a Bahia. 

Além disso, julho representa férias escolares e, segundo o MTur (Ministério do Turismo), o estado é um dos cinco mais visitados nesses períodos.  

A região de Porto Seguro é uma das que mais recebem turistas. Vindos principalmente de estados como Minas Gerais e São Paulo.  “As estimativas são de uma taxa média entre 80% e 85%”, afirma Wilson Spagnol, presidente da seção Extremo Sul da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia) Continue lendo

Cidades nordestinas são as mais procuradas para as férias de julho

Cidades nordestinas são as mais procuradas para as férias de julho 2

Com a aproximação do mês de julho e das férias escolares, o setor turístico começa a se movimentar com maior expressividade. De acordo com levantamento realizado pelo aplicativo Voopter, os destinos do Nordeste dominam a lista dos mais procurados pelos brasileiros entre os dias 1 e 31 de julho.

“Isso não é uma surpresa, já que a região tradicionalmente atrai muitos visitantes e, neste período do ano, mesmo sendo inverno, possui temperaturas quentes. Ou seja, famílias inteiras conseguem aproveitar as belíssimas praias da região sem se preocupar com o frio que faz em outras partes do Brasil”, avalia Juliana Vital, diretora geral do Voopter.

Entre os destinos nacionais, foram apontados: Fortaleza, João Pessoa, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, Ilhéus, Belém, Maceió e Rio de Janeiro, respectivamente. Nos internacionais, estão: Lisboa, Porto, Nova York, Miami e Paris, respectivamente. Continue lendo

Casos de dengue crescem 322% na Bahia em 2019; seis mortes foram registradas

Casos de dengue crescem 322% na Bahia em 2019; seis mortes foram registradas 3

O Correio do Estado da Bahia divulgou que os casos de dengue na Bahia aumentaram 322% neste ano em comparação com o mesmo período de 2018. Foram 5.871 casos notificados em 158 municípios do estado. No período de 30 de dezembro a 12 de março, foram seis óbitos por dengue, sendo cinco confirmados e um em investigação laboratorial.

O município com a pior situação é Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado, que teve 2.264 casos prováveis de dengue no período, quase 40% de todas as notificações da Bahia, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) Feira também concentra a maior parte das mortes: foram 4 na cidade, uma em Salvador e uma em Candeias.

Luís Eduardo Magalhães ficou em segundo lugar, com 310 casos, seguido de Paramirim com 244, Macaúbas com 206 e Riacho de Santana com 172 notificações. 
 
Apesar de não serem os municípios com maior número de casos, algumas cidades são campeãs na incidência de dengue no estado. O índice leva em consideração o total da população. Se a incidência for maior que 100 casos para 100 mil habitantes, há estado de alerta.

O município campeão no coeficiente de incidência é Ipupiara, seguida de Wagner, Tanquinho, Paramirim e Palmeiras. Continue lendo

Inscrições para ‘Partiu Estágio’ começam nesta terça-feira (26)

Inscrições para ‘Partiu Estágio’ começam nesta terça-feira (26) 4

Começam nesta terça-feira (26/3) e vão até o dia 9 de abril as inscrições para o “Partiu Estágio”. O novo edital do programa, com foco no reforço escolar para a rede estadual de ensino, será lançado amanhã, e as inscrições podem ser feitas por meio do site do programa. Serão ofertadas 4.390 vagas aos universitários dos cursos de Educação Física, Letras Vernáculas e Matemática, distribuídas em todo o estado.

A novidade para este edital é que poderão se inscrever estudantes de cursos presenciais e na modalidade Ensino à Distância – EAD, desde que possuam sede/pólo na Bahia.  O novo edital, assim como suas publicações futuras, estará disponível no site da Secretaria da Administração do Estado. Continue lendo

CANAVIEIRAS: Jovem grávida é esfaqueada e marido é preso como suspeito do crime

CANAVIEIRAS: Jovem grávida é esfaqueada e marido é preso como suspeito do crime 5

Uma jovem de 22 anos, que está grávida, ficou ferida após ser esfaqueada, na quinta-feira (21), no bairro Cidade Nova, em Canavieiras. Conforme a Polícia Civil, o marido dela confessou o crime e foi preso. O bebê resistiu ao ataque.

Segundo informações da polícia, a vítima foi atingida na barriga pelo marido porque ele não aceitava o fim do relacionamento do casal e descobriu que a vítima estava com outro homem. O suspeito também alegou que ingeriu bebidas alcoólicas.

De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi socorrida para o Hospital Regional Costa do Cacau, localizado em Ilhéus. Não há informações sobre o estado de saúde dela, nem do bebê. Continue lendo

Marinha alerta para possível formação de ciclone ao Sul da Bahia e do Espírito Santo

Marinha alerta para possível formação de ciclone ao Sul da Bahia e do Espírito Santo 6

Foto: windy.com

Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) da Marinha do Brasil e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), emitiram nota à imprensa informando sobre a possível formação de ciclone com características tropicais, a partir do dia 23, até o início da próxima semana, dia 26, sobre o Oceano Atlântico, a Leste dos estados da Bahia e do Espírito Santo.

O CHM informou que a condição de tempo severo provocada por esse sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa, com volumes significativos e ventos intensos, com rajadas. Porém, não se descarta a condição de intensificação dos ventos na costa do Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia, podendo chegar a até 89 km/h, além de chuvas entre fraca e moderada.

O órgão informou ainda que a Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico e que continuará acompanhando junto ao CPTEC/INPE a atuação desse sistema nos próximos dias.  As informações também poderão ser acessadas pelo aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para dispositivos com sistema operacional Android e IOS.

A Marinha alerta aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio. Continue lendo

UESC abre seleção para monitores/professores do Curso Universidade para todos

UNIVERSIDADE PARA TODOS

A seleção pública simplificada de Monitor para o curso do Projeto Universidade para Todos (UPT) está ofertando vagas para graduandos e pós-graduandos da UESC.

Os interessados devem efetivar inscrição presencialmente, nos dias 19/03/2019 a 25/03/2019 das 8h às 12h e das 14h às 21h, no Protocolo Geral da UESC – Térreo do Pavilhão Adonias Filho e na Secretaria de Educação dos Municípios de extensão. Continue lendo

Tartaruga ferida em praia do sul da BA se recupera com soro; ONG contabiliza 46 animais mortos este ano na região

Tartaruga ferida em praia do sul da BA se recupera com soro; ONG contabiliza 46 animais mortos este ano na região 7

Foto: Divulgação/Projeto A-mar

Uma tartaruga juvenil foi encontrada ferida, em uma praia de Canavieiras, na noite de quarta feira (6). Conforme o Projeto A-mar, que monitora os animais na região, a tartaruga se recupera à base de soro fisiológico.

De acordo com o Projeto A-mar, o animal foi encontrado por um voluntário, levado para a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) e depois foi transferido para a sede do grupo, em Ilhéus.

A Ong informou que a tartaruga, que foi batizada como “Nina”, ficou encalhada por vários dias. Continue lendo