:: Colunistas
::Publicidade

Canavieiras

Casos de dengue crescem 322% na Bahia em 2019; seis mortes foram registradas

Casos de dengue crescem 322% na Bahia em 2019; seis mortes foram registradas 1

O Correio do Estado da Bahia divulgou que os casos de dengue na Bahia aumentaram 322% neste ano em comparação com o mesmo período de 2018. Foram 5.871 casos notificados em 158 municípios do estado. No período de 30 de dezembro a 12 de março, foram seis óbitos por dengue, sendo cinco confirmados e um em investigação laboratorial.

O município com a pior situação é Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado, que teve 2.264 casos prováveis de dengue no período, quase 40% de todas as notificações da Bahia, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) Feira também concentra a maior parte das mortes: foram 4 na cidade, uma em Salvador e uma em Candeias.

Luís Eduardo Magalhães ficou em segundo lugar, com 310 casos, seguido de Paramirim com 244, Macaúbas com 206 e Riacho de Santana com 172 notificações. 
 
Apesar de não serem os municípios com maior número de casos, algumas cidades são campeãs na incidência de dengue no estado. O índice leva em consideração o total da população. Se a incidência for maior que 100 casos para 100 mil habitantes, há estado de alerta.

O município campeão no coeficiente de incidência é Ipupiara, seguida de Wagner, Tanquinho, Paramirim e Palmeiras. Continue lendo

Inscrições para ‘Partiu Estágio’ começam nesta terça-feira (26)

Inscrições para ‘Partiu Estágio’ começam nesta terça-feira (26) 2

Começam nesta terça-feira (26/3) e vão até o dia 9 de abril as inscrições para o “Partiu Estágio”. O novo edital do programa, com foco no reforço escolar para a rede estadual de ensino, será lançado amanhã, e as inscrições podem ser feitas por meio do site do programa. Serão ofertadas 4.390 vagas aos universitários dos cursos de Educação Física, Letras Vernáculas e Matemática, distribuídas em todo o estado.

A novidade para este edital é que poderão se inscrever estudantes de cursos presenciais e na modalidade Ensino à Distância – EAD, desde que possuam sede/pólo na Bahia.  O novo edital, assim como suas publicações futuras, estará disponível no site da Secretaria da Administração do Estado. Continue lendo

CANAVIEIRAS: Jovem grávida é esfaqueada e marido é preso como suspeito do crime

CANAVIEIRAS: Jovem grávida é esfaqueada e marido é preso como suspeito do crime 3

Uma jovem de 22 anos, que está grávida, ficou ferida após ser esfaqueada, na quinta-feira (21), no bairro Cidade Nova, em Canavieiras. Conforme a Polícia Civil, o marido dela confessou o crime e foi preso. O bebê resistiu ao ataque.

Segundo informações da polícia, a vítima foi atingida na barriga pelo marido porque ele não aceitava o fim do relacionamento do casal e descobriu que a vítima estava com outro homem. O suspeito também alegou que ingeriu bebidas alcoólicas.

De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi socorrida para o Hospital Regional Costa do Cacau, localizado em Ilhéus. Não há informações sobre o estado de saúde dela, nem do bebê. Continue lendo

Marinha alerta para possível formação de ciclone ao Sul da Bahia e do Espírito Santo

Marinha alerta para possível formação de ciclone ao Sul da Bahia e do Espírito Santo 4

Foto: windy.com

Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) da Marinha do Brasil e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), emitiram nota à imprensa informando sobre a possível formação de ciclone com características tropicais, a partir do dia 23, até o início da próxima semana, dia 26, sobre o Oceano Atlântico, a Leste dos estados da Bahia e do Espírito Santo.

O CHM informou que a condição de tempo severo provocada por esse sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa, com volumes significativos e ventos intensos, com rajadas. Porém, não se descarta a condição de intensificação dos ventos na costa do Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia, podendo chegar a até 89 km/h, além de chuvas entre fraca e moderada.

O órgão informou ainda que a Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico e que continuará acompanhando junto ao CPTEC/INPE a atuação desse sistema nos próximos dias.  As informações também poderão ser acessadas pelo aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para dispositivos com sistema operacional Android e IOS.

A Marinha alerta aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio. Continue lendo

UESC abre seleção para monitores/professores do Curso Universidade para todos

UNIVERSIDADE PARA TODOS

A seleção pública simplificada de Monitor para o curso do Projeto Universidade para Todos (UPT) está ofertando vagas para graduandos e pós-graduandos da UESC.

Os interessados devem efetivar inscrição presencialmente, nos dias 19/03/2019 a 25/03/2019 das 8h às 12h e das 14h às 21h, no Protocolo Geral da UESC – Térreo do Pavilhão Adonias Filho e na Secretaria de Educação dos Municípios de extensão. Continue lendo

Tartaruga ferida em praia do sul da BA se recupera com soro; ONG contabiliza 46 animais mortos este ano na região

Tartaruga ferida em praia do sul da BA se recupera com soro; ONG contabiliza 46 animais mortos este ano na região 5

Foto: Divulgação/Projeto A-mar

Uma tartaruga juvenil foi encontrada ferida, em uma praia de Canavieiras, na noite de quarta feira (6). Conforme o Projeto A-mar, que monitora os animais na região, a tartaruga se recupera à base de soro fisiológico.

De acordo com o Projeto A-mar, o animal foi encontrado por um voluntário, levado para a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) e depois foi transferido para a sede do grupo, em Ilhéus.

A Ong informou que a tartaruga, que foi batizada como “Nina”, ficou encalhada por vários dias. Continue lendo

Ocupação hoteleira tem média de 96% nos principais destinos do interior da Bahia

Ocupação hoteleira tem média de 96% nos principais destinos do interior da Bahia 6

Foto: Renan Calixto

Das cachoeiras em Lençóis à tradição das máscaras em Maragogipe, do ecoturismo de Mucugê às praias do litoral, a Bahia oferece neste Carnaval diversos atrativos para os turistas. Segundo estimativas da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), dos 2,2 milhões de visitantes esperados para o período da folia, 1,4 milhão tem como destino o interior do estado. Por conta disso, a ocupação hoteleira nos oito principais destinos do interior no Carnaval tem média de 96% este ano.

Em Mucugê, um dos locais mais charmosos da Chapada, os 1,8 mil leitos de hotéis e pousadas estão ocupados. A expectativa é que até esta terça-feira (5) mais de cinco mil pessoas tenham passado pelo município. Já Lençóis, também na Chapada, possui quatro mil leitos. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Anselmo Macedo, a média de ocupação hoteleira da cidade é de 97%.

Quem curte a folia à moda antiga, Maragogipe, no Recôncavo, é destino certo com seu tradicional Carnaval com marchinhas, fantasias e máscaras que remetem à tradição de Veneza. Segundo a prefeitura, os cinco meios de hospedagem do município estão lotados. A expectativa local era receber cerca de 50 mil turistas, a maioria mineiros, cariocas, paulistas, sergipanos e brasilienses, habituais visitantes, bem como franceses e argentinos. Continue lendo

Depin reforça segurança do Carnaval em Ilhéus e mais 37 municípios

Depin reforça segurança do Carnaval em Ilhéus e mais 37 municípios 7

O efetivo do Departamento de Polícia do Interior (Depin), da Polícia Civil, estará presente em 38 cidades e na sede do Departamento, em Salvador, reforçando a segurança dos foliões, no Carnaval 2019. As equipes estão atuando desde o dia 15 de fevereiro, quando ocorreu o carnaval antecipado em Juazeiro, até nove de março, quando Porto Seguro encerra o ciclo de festas no estado.

O diretor do Depin, delegado Flávio Góis, detalhou o esquema de reforço montado nas unidades subordinadas ao Departamento. “Aproximadamente 420 servidores, entre delegados, investigadores, escrivães e servidores administrativos foram designados para trabalhar em 41 municípios”, explica.

Na sede do Depin, na Piedade, policiais estão de prontidão para prestar apoio técnico e operacional às unidades do interior, além de realizar a coleta de dados estatísticos. “Durante todos os dias de folia, os policiais trabalharão em plantões de 24 horas para atender o cidadão”, afirma o diretor do Depin. Continue lendo

Life Saúde
Life Saúde
::Publicidade