Buerarema

Três ex-prefeitos de Buerarema são alvos do MPF por irregularidades em prestação de contas

Três ex-prefeitos de Buerarema são alvos do MPF por irregularidades em prestação de contas 1

Os ex-prefeitos alvos do órgão federal são Mardes Lima Monteiro, Eudes Vidal Bomfim e José Agnaldo Barreto dos Anjos

O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar três ex-prefeitos da cidade de Buerarema. O motivo são supostas irregularidades na prestação de contas dos recursos federais do Programa Pró-Infância na construção de uma quadra escolar com palco. O inquérito civil foi instaurado pelo procurador da República, Gabriel Pimenta Alves.

Os ex-prefeitos alvos do órgão federal são Mardes Lima Monteiro (2009- 2012), Eudes Vidal Bomfim (janeiro a 20 de setembro de 2010) e José Agnaldo Barreto dos Anjos (2013-2016). O valor da obra foi de R$ 482.849,35.

Outras investigações
Mardes é um dos alvos da Operação Águia de Haia, que investiga um esquema de fraude a licitações e desvio de recursos públicos em diversas cidades da Bahia. De acordo com as investigações do MPF, o ex-prefeito firmou um contrato com a K Tech-Key Technology Gestão e Comércio de Software e pagou um montante de R$ 967 mil por um serviço que não foi efetivamente prestado. Continue lendo

BUERAREMA: LOJA FOI ARROMBADA DURANTE A MADRUGADA

BUERAREMA: LOJA FOI ARROMBADA DURANTE A MADRUGADA 2

Segundo o Ilhéus 24h, uma Loja Simonette em Buerarema, por volta das 2 horas da madrugada desta sexta-feira (5). Testemunhas afirmaram que uma Saveiro laranja teria sido utilizada para realizar o arrombamento. Os bandidos teriam levado 4 televisores e um aparelho de som.

Outros casos foram registrados recentemente em cidades do Sul da Bahia. Em Itabuna, duas lojas foram arrombadas e na madrugada de ontem em Ilhéus a Lojas Americanas, que fica rua Bento Berilo, também teve um registro do mesmo crime.
Continue lendo

BUERAREMA: Polícia prende um dos suspeitos de morte de mulher; crime repercutiu no Estado

BUERAREMA: Polícia prende um dos suspeitos de morte de mulher; crime repercutiu no Estado 3

Na manhã desta quinta-feira (25), Raí Souza Santos, 19 anos, foi encontrado pela polícia, ele é um dos homens suspeitos de participar da execução de Juliana Gusmão, em uma praça de Buerarema, na última terça-feira (23).

As primeiras informações são de que o suspeito foi encontrado no Km 3 da BR-101, com marca de tiro de arma de fogo na altura do ombro, indicando que ele pode ter sido o bandido baleado na ação da terça-feira, já que havia manchas de sangue no veículo Classic em que estavam os atiradores que executaram Juliana.
Continue lendo

Grupo passa em carro, atira contra jovem e vítima morre em praça de Buerarema

Grupo passa em carro, atira contra jovem e vítima morre em praça de Buerarema 4

Uma jovem de 26 anos foi morta a tiros na noite de terça-feira (23), na cidade de Buerarema. De acordo com a Polícia Militar de Itabuna, que atendeu a ocorrência, Juliana Santos Gusmão, de 26 anos, foi atingida por diversos tiros e morreu na praça principal da cidade.

Informações preliminares obtidas pela polícia apontam que três homens em um carro passaram pelo local e atiraram várias vezes contra Juliana. O trio conseguiu fugir e, até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.

A polícia informou que o carro usado na ação foi abandonado pelos homens na saída da cidade. No veículo, a polícia encontrou o celular e relógio da vítima, além de uma arma de fogo. Havia marcas de sangue no carro, informou a polícia. Continue lendo

Casos de dengue crescem 322% na Bahia em 2019; seis mortes foram registradas

Casos de dengue crescem 322% na Bahia em 2019; seis mortes foram registradas 5

O Correio do Estado da Bahia divulgou que os casos de dengue na Bahia aumentaram 322% neste ano em comparação com o mesmo período de 2018. Foram 5.871 casos notificados em 158 municípios do estado. No período de 30 de dezembro a 12 de março, foram seis óbitos por dengue, sendo cinco confirmados e um em investigação laboratorial.

O município com a pior situação é Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado, que teve 2.264 casos prováveis de dengue no período, quase 40% de todas as notificações da Bahia, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) Feira também concentra a maior parte das mortes: foram 4 na cidade, uma em Salvador e uma em Candeias.

Luís Eduardo Magalhães ficou em segundo lugar, com 310 casos, seguido de Paramirim com 244, Macaúbas com 206 e Riacho de Santana com 172 notificações. 
 
Apesar de não serem os municípios com maior número de casos, algumas cidades são campeãs na incidência de dengue no estado. O índice leva em consideração o total da população. Se a incidência for maior que 100 casos para 100 mil habitantes, há estado de alerta.

O município campeão no coeficiente de incidência é Ipupiara, seguida de Wagner, Tanquinho, Paramirim e Palmeiras. Continue lendo

Inscrições para ‘Partiu Estágio’ começam nesta terça-feira (26)

Inscrições para ‘Partiu Estágio’ começam nesta terça-feira (26) 6

Começam nesta terça-feira (26/3) e vão até o dia 9 de abril as inscrições para o “Partiu Estágio”. O novo edital do programa, com foco no reforço escolar para a rede estadual de ensino, será lançado amanhã, e as inscrições podem ser feitas por meio do site do programa. Serão ofertadas 4.390 vagas aos universitários dos cursos de Educação Física, Letras Vernáculas e Matemática, distribuídas em todo o estado.

A novidade para este edital é que poderão se inscrever estudantes de cursos presenciais e na modalidade Ensino à Distância – EAD, desde que possuam sede/pólo na Bahia.  O novo edital, assim como suas publicações futuras, estará disponível no site da Secretaria da Administração do Estado. Continue lendo

Secretaria de Educação – BA divulga Processo Seletivo para Professores Indígenas

Secretaria de Educação - BA divulga Processo Seletivo para Professores Indígenas 7

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC – BA) anuncia o Processo Seletivo para contratação de profissionais em Regime Especial de Direito Administrativo – REDA.

Serão contratados 190 Professores Indígenas. As Aldeias que contemplam vagas são: Acuípe de Baixo (8); Águas Belas (6); Aldeia Serrota (2); Alegria Nova (1); Araças (17); Assentamento Terra Indígena Tuxa; Baixa da Cangalha (1); Baixa das Pedras (4); Baixa do Juá (2); Cajazeira; Caramuru Paraguaçu (24); Corumbauzinho; Craveiro; Dois Irmãos (3); Fazenda Batida (2); Guaxuma (1); Itapuã (10); Juerana (2); KAI (4); Marcação; Massacará (11); Meio da Mata (1); Mirandela (12); Mirapé (2); Monte Dourado (3); Pankarare (8); Pataxó (5); Pau Ferro; Pequi; Ponta D’água (4); Renascer (1); Santana (8); Sapucaeira; Segredo (5); Serra do Padeiro (19); Tawa (9); Tibá (3); Tumbalala (3); Tuxa (5); Tuxa Fazenda Sítio; e Xucuru Kariri (4). Continue lendo

Produtores rurais fecham a BR-251 em protesto contra a má condição da estrada em Ilhéus

Produtores rurais fecham a BR-251 em protesto contra a má condição da estrada em Ilhéus 8

Foto: Luisa Couto/TV Santa Cruz

Cerca de 80 produtores rurais fecharam um trecho da BR-251, na região de Ilhéus, para protestar contra a má condição da estrada, na manhã desta segunda-feira (25).

Os veículos não conseguem passar pelo trecho já que os manifestantes atravessaram troncos de árvores na pista e colocaram fogo nas madeiras. Os produtores informaram que só vão sair do local após representantes da prefeitura ou do estado forem até o local. Continue lendo