Buerarema

Governo da Bahia entrega ambulâncias para Ilhéus, Itabuna e cidades do sul do estado

Governo da Bahia entrega ambulâncias para Ilhéus, Itabuna e cidades do sul do estado 1

Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

Nove ambulâncias foram entregues pelo Governo do Estado, para utilização na região sul da Bahia. A entrega foi feita pelo governador Rui Costa, neste sábado (27), aos prefeitos de Itabuna, Ilhéus, Belmonte, Buerarema, Itapebi, Uruçuca, Nova Viçosa e Itapé. Em Itabuna também foi entregue uma Unidade de Saúde da Família.

“Com essa inauguração, Itabuna chega a 44 postos. A melhor política pública de saúde é preventiva, porque quando se descobre uma doença cedo fica muito mais fácil da gente resolver, com um custo muito menor para a pessoa e para a sociedade”, comentou Rui.

O governador volta a Itabuna em Setembro para inaugurar uma policlínica regional, com investimento de 22 milhões de reais. “Hoje nós temos nove policlínicas em funcionamento, semana que vem nós vamos inaugurar mais duas, em Juazeiro e em Vitória da Conquista. Nós queremos que essas policlínicas façam todos os exames que as pessoas precisam. Hoje os municípios pagam um preço alto por exames como endoscopia, colonoscopia, e nessas policlínicas os preços saem a baixo custo, para que possamos zerar as filas de espera”. Continue lendo

Três ex-prefeitos de Buerarema são alvos do MPF por irregularidades em prestação de contas

Três ex-prefeitos de Buerarema são alvos do MPF por irregularidades em prestação de contas 2

Os ex-prefeitos alvos do órgão federal são Mardes Lima Monteiro, Eudes Vidal Bomfim e José Agnaldo Barreto dos Anjos

O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar três ex-prefeitos da cidade de Buerarema. O motivo são supostas irregularidades na prestação de contas dos recursos federais do Programa Pró-Infância na construção de uma quadra escolar com palco. O inquérito civil foi instaurado pelo procurador da República, Gabriel Pimenta Alves.

Os ex-prefeitos alvos do órgão federal são Mardes Lima Monteiro (2009- 2012), Eudes Vidal Bomfim (janeiro a 20 de setembro de 2010) e José Agnaldo Barreto dos Anjos (2013-2016). O valor da obra foi de R$ 482.849,35.

Outras investigações
Mardes é um dos alvos da Operação Águia de Haia, que investiga um esquema de fraude a licitações e desvio de recursos públicos em diversas cidades da Bahia. De acordo com as investigações do MPF, o ex-prefeito firmou um contrato com a K Tech-Key Technology Gestão e Comércio de Software e pagou um montante de R$ 967 mil por um serviço que não foi efetivamente prestado. Continue lendo

BUERAREMA: LOJA FOI ARROMBADA DURANTE A MADRUGADA

BUERAREMA: LOJA FOI ARROMBADA DURANTE A MADRUGADA 3

Segundo o Ilhéus 24h, uma Loja Simonette em Buerarema, por volta das 2 horas da madrugada desta sexta-feira (5). Testemunhas afirmaram que uma Saveiro laranja teria sido utilizada para realizar o arrombamento. Os bandidos teriam levado 4 televisores e um aparelho de som.

Outros casos foram registrados recentemente em cidades do Sul da Bahia. Em Itabuna, duas lojas foram arrombadas e na madrugada de ontem em Ilhéus a Lojas Americanas, que fica rua Bento Berilo, também teve um registro do mesmo crime.
Continue lendo

BUERAREMA: Polícia prende um dos suspeitos de morte de mulher; crime repercutiu no Estado

BUERAREMA: Polícia prende um dos suspeitos de morte de mulher; crime repercutiu no Estado 4

Na manhã desta quinta-feira (25), Raí Souza Santos, 19 anos, foi encontrado pela polícia, ele é um dos homens suspeitos de participar da execução de Juliana Gusmão, em uma praça de Buerarema, na última terça-feira (23).

As primeiras informações são de que o suspeito foi encontrado no Km 3 da BR-101, com marca de tiro de arma de fogo na altura do ombro, indicando que ele pode ter sido o bandido baleado na ação da terça-feira, já que havia manchas de sangue no veículo Classic em que estavam os atiradores que executaram Juliana.
Continue lendo

Grupo passa em carro, atira contra jovem e vítima morre em praça de Buerarema

Grupo passa em carro, atira contra jovem e vítima morre em praça de Buerarema 5

Uma jovem de 26 anos foi morta a tiros na noite de terça-feira (23), na cidade de Buerarema. De acordo com a Polícia Militar de Itabuna, que atendeu a ocorrência, Juliana Santos Gusmão, de 26 anos, foi atingida por diversos tiros e morreu na praça principal da cidade.

Informações preliminares obtidas pela polícia apontam que três homens em um carro passaram pelo local e atiraram várias vezes contra Juliana. O trio conseguiu fugir e, até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.

A polícia informou que o carro usado na ação foi abandonado pelos homens na saída da cidade. No veículo, a polícia encontrou o celular e relógio da vítima, além de uma arma de fogo. Havia marcas de sangue no carro, informou a polícia. Continue lendo

Casos de dengue crescem 322% na Bahia em 2019; seis mortes foram registradas

Casos de dengue crescem 322% na Bahia em 2019; seis mortes foram registradas 6

O Correio do Estado da Bahia divulgou que os casos de dengue na Bahia aumentaram 322% neste ano em comparação com o mesmo período de 2018. Foram 5.871 casos notificados em 158 municípios do estado. No período de 30 de dezembro a 12 de março, foram seis óbitos por dengue, sendo cinco confirmados e um em investigação laboratorial.

O município com a pior situação é Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado, que teve 2.264 casos prováveis de dengue no período, quase 40% de todas as notificações da Bahia, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) Feira também concentra a maior parte das mortes: foram 4 na cidade, uma em Salvador e uma em Candeias.

Luís Eduardo Magalhães ficou em segundo lugar, com 310 casos, seguido de Paramirim com 244, Macaúbas com 206 e Riacho de Santana com 172 notificações. 
 
Apesar de não serem os municípios com maior número de casos, algumas cidades são campeãs na incidência de dengue no estado. O índice leva em consideração o total da população. Se a incidência for maior que 100 casos para 100 mil habitantes, há estado de alerta.

O município campeão no coeficiente de incidência é Ipupiara, seguida de Wagner, Tanquinho, Paramirim e Palmeiras. Continue lendo

Inscrições para ‘Partiu Estágio’ começam nesta terça-feira (26)

Inscrições para ‘Partiu Estágio’ começam nesta terça-feira (26) 7

Começam nesta terça-feira (26/3) e vão até o dia 9 de abril as inscrições para o “Partiu Estágio”. O novo edital do programa, com foco no reforço escolar para a rede estadual de ensino, será lançado amanhã, e as inscrições podem ser feitas por meio do site do programa. Serão ofertadas 4.390 vagas aos universitários dos cursos de Educação Física, Letras Vernáculas e Matemática, distribuídas em todo o estado.

A novidade para este edital é que poderão se inscrever estudantes de cursos presenciais e na modalidade Ensino à Distância – EAD, desde que possuam sede/pólo na Bahia.  O novo edital, assim como suas publicações futuras, estará disponível no site da Secretaria da Administração do Estado. Continue lendo

Secretaria de Educação – BA divulga Processo Seletivo para Professores Indígenas

Secretaria de Educação - BA divulga Processo Seletivo para Professores Indígenas 8

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC – BA) anuncia o Processo Seletivo para contratação de profissionais em Regime Especial de Direito Administrativo – REDA.

Serão contratados 190 Professores Indígenas. As Aldeias que contemplam vagas são: Acuípe de Baixo (8); Águas Belas (6); Aldeia Serrota (2); Alegria Nova (1); Araças (17); Assentamento Terra Indígena Tuxa; Baixa da Cangalha (1); Baixa das Pedras (4); Baixa do Juá (2); Cajazeira; Caramuru Paraguaçu (24); Corumbauzinho; Craveiro; Dois Irmãos (3); Fazenda Batida (2); Guaxuma (1); Itapuã (10); Juerana (2); KAI (4); Marcação; Massacará (11); Meio da Mata (1); Mirandela (12); Mirapé (2); Monte Dourado (3); Pankarare (8); Pataxó (5); Pau Ferro; Pequi; Ponta D’água (4); Renascer (1); Santana (8); Sapucaeira; Segredo (5); Serra do Padeiro (19); Tawa (9); Tibá (3); Tumbalala (3); Tuxa (5); Tuxa Fazenda Sítio; e Xucuru Kariri (4). Continue lendo