Bahia

Central Nacional Unimed apoia campanha de prevenção contra sarampo e destaca importância das vacinas

Central Nacional Unimed apoia campanha de prevenção contra sarampo e destaca importância das vacinas 1

O sarampo é uma doença viral, com alto risco de transmissão pela tosse e espirro, que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. É causada pelo morbillivirus e os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5°C), dor de cabeça, manchas vermelhas – que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e se espalham pelo corpo -, tosse, coriza, conjuntivite e mal-estar.

“A única medida efetiva de prevenção contra o sarampo é a vacina tríplice viral, que também imuniza contra caxumba e rubéola”, alerta a pediatra, auditora da Central Nacional Unimed, Gilvânia Mota. Ela destaca que essa imunização faz parte do calendário vacinal e é distribuída gratuitamente nos postos de saúde.

O estado da Bahia reforça a campanha de esclarecimento e imunização contra o sarampo e a Central Nacional Unimed contribui com o trabalho de disseminação de informações. A população com idade entre 12 meses e 49 anos, que ainda não se protegeu, deverá comparecer a uma das unidades da rede básica de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munida do cartão de vacina e documento de identificação para atualização.   Continue lendo

Fórum internacional discute sobre economia azul e meio ambiente em Salvador

Fórum internacional discute sobre economia azul e meio ambiente em Salvador 2

Pensar a economia azul em consonância com o meio ambiente foi um dos temas em destaque na programação do I Fórum Internacional do Meio Ambiente e Economia Azul, realizado nesta quarta-feira (14), no auditório do Senai Cimatec, em Salvador. Na ocasião, gestores e especialistas renomados de países como Estados Unidos, Portugal, Áustria, África do Sul e Gana, além de profissionais e estudantes da Bahia e de outros estados brasileiros, debateram sobre as possibilidades de transformar desafios em oportunidades desta temática.

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira, o Fórum tem o objetivo de transformar desafios em oportunidades. “Para se ter uma ideia, o ambiente marinho representa 40% do PIB europeu e nós temos uma área costeira significativa no Brasil, sendo mais de 3.300 quilômetros somente no Nordeste. A ideia é transformar um modelo de desenvolvimento que propõe mudanças estruturais, de forma a se basear no funcionamento dos ecossistemas, transformar problemas em oportunidades para criar eventuais soluções para a saúde humana, meio ambiente e a economia local”, ressaltou.

O Pró-Reitor de pós-graduação e pesquisa do Centro Universitário Senai-Cimatec da Bahia, Jailson Bittencourt de Andrade, endossou o discurso de Rui Costa durante o Fórum, sobre a importância das parcerias, principalmente do Nordeste, com a expertise de outras nações. E destacou alguns pontos de convergência na região que precisam ser potencializados, entre eles: “a promoção da pesquisa científica, básica e tecnológica; a formação e o fortalecimento de ambientes de inovação, baseado no uso sustentável da biodiversidade dos recursos naturais e de mais investimentos fundadores em infraestrutura, ciência e tecnologia” pontuou. Continue lendo

Ilhéus recebe terceira etapa do Campeonato Baiano de Triathlon

Ilhéus recebe terceira etapa do Campeonato Baiano de Triathlon 3

A cidade de Ilhéus vai receber a terceira etapa do Campeonato Baiano de Triathlon no dia 6 de outubro. Duas provas acontecem no município, a Triathlon Sprint e a Aquathlon Sprint.

Estará em disputa pontos no ranking para definir os títulos de Campeão Baiano de Triathlon da categoria geral masculina e feminina. As categorias vão dos 15 anos até atletas acima dos 70 anos. As inscrições poderão ser feitas no site da Federação Baiana de Triathlon (Febatri). Continue lendo

Concurso CRF-BA 2019 tem edital publicado com Vagas para Itabuna

Concurso CRF-BA 2019 tem edital publicado com Vagas para Itabuna 4

O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia está com um novo concurso público aberto (CRF-BA). O edital da seleção foi publicado nesta manhã (14) e objetiva selecionar candidatos de escolaridade média e superior para provimento de 14 cargos imediatos em diversas funções, além de formar um cadastro reserva em outros 59 postos. No cadastro reserva as convocações ocorrem conforme forem surgindo vagas no órgão durante toda a validade do certame.

Para candidatos de nível médio há oportunidades no cargo de Assistente Técnico Administrativo. Para habilitados em carreiras de nível superior estão abertas vagas nos cargos de Analista de Documentação, Farmacêutico Fiscal e Jornalista . Veja o quadro: Continue lendo

Em Wenceslau Guimarães – BA, Fundação Hospitalar Municipal anuncia Processo Seletivo

Em Wenceslau Guimarães - BA, Fundação Hospitalar Municipal anuncia Processo Seletivo 5

A Fundação Hospitalar Municipal da cidade de Wenceslau Guimarães – BA, por meio do Instituto Brasileiro Educar Conquista – IBEC, anunciou a realização de um Processo Seletivo, que tem por objetivo o provimento de 14 vagas distribuídas entre diversas funções.

São ofertadas oportunidades entre as seguintes funções: Técnico de Enfermagem (1); Auxiliar de Serviços Gerais/ Cozinheira (1); Recepcionista (1); Auxiliar de Serviços Gerais (1); Agente de Portaria/ Maqueiro (1); Enfermeiro Obstetra (1); Enfermeiro (1); Médico Plantonista (6); e Atendente de Farmácia (1).

Ao ser contratado, o servidor deve exercer funções em regime de 30 a 40 horas semanais, sendo remunerado mensalmente no valor que alterna entre R$ 998,00 a R$ 8.500,00. Continue lendo

Randstad tem 2.777 vagas de emprego abertas – Oportunidades em Itabuna e outras cidades da Bahia

Randstad tem 2.777 vagas de emprego abertas – Oportunidades em Itabuna e outras cidades da Bahia 6

A multinacional de Recursos Humanos (RH) recebe currículos em 2.777 de vagas de emprego abertas em diversas cidades do Brasil. Neste mês de agosto, a líder global de soluções em RH, tem 39 postos de trabalho abertos na Bahia: Salvador (16 vagas); Camaçari (11 vagas); Alagoinhas (2 vagas); Feira De Santana (2 vagas); Itabuna (1 vaga); Jequié (1 vaga).

Entre os cargos disponíveis, há vagas para: Operador Processo Produção; Motorista; Vendedor; Auxiliar de Loja; Consultor Comercial; Promotor de Vendas e outros

Dentre os 39 empregos disponíveis incluem os seguintes tipos de trabalhos: Permanentes (29 vagas) e Temporários (10 vagas). Continue lendo

Projeto da Bamin viabiliza Fiol e Porto Sul

Projeto da Bamin viabiliza Fiol e Porto Sul 7

Se a implantação da Bamin-Bahia Mineração fosse comparado a uma viagem, estaríamos naquele momento em que, ainda na estrada, já se vislumbra o destino final. A mina da empresa, em Caetité, está pronta. O Porto Sul, em Ilhéus, por onde serão escoadas 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, já possui todas as suas licenças. E o primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que vai ligar os dois pontos, está 80% concluída. O presidente da Bamin, Eduardo Ledsham, já projeta até o primeiro embarque, em agosto de 2023. 

Quem é

Eduardo Ledsham   esteve à frente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), ligado ao Ministério de Minas e Energia, de agosto de 2016 a agosto de 2017. Entre 2012 a 2015 esteve como CEO da B&A Mineração. Foi também Diretor Global de Exploração e Desenvolvimento de Projetos Minerais e Diretor Global de Energia, Fertilizantes, Exploração, Desenvolvimento e Implantação de Projetos na Vale, onde atuou por 26 anos. É formado em Geologia pela  Universidade Federal de Minas Gerais.

Qual é a situação do projeto da Bamin em Caetité? Continue lendo

Mudança na Codeba inquieta funcionários

codeba

Foto: Osarrafo

Funcionários da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), empresa que administra os portos de Salvador, Aratu e Ilhéus, estão em ebulição.

Lá se diz que o presidente José Alfredo Albuquerque e Silva está com os dias contados. E o substituto, indicado pelo DEM da Bahia, é Jenner Augusto da Silveira Kruschewsky, cujo nome já está na mão do ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura). Continue lendo