No fim da tarde da última segunda-feira (31), uma placa foi instalada na Avenida Soares Lopes, em frente à clínica AMO, gerando um debate acalorado na cidade. A estrutura, que anuncia as “Futuras Instalações da Promotoria de Justiça Regional de Ilhéus”, foi colocada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).
Durante o programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta terça-feira (1º), o comunicador Vila Nova questionou se o local foi devidamente autorizado pela Prefeitura de Ilhéus. A discussão gira em torno da legalidade do uso do solo naquela região. Segundo questionamentos levantados durante o programa, a orla da cidade não permite construções devido às normas de preservação ambiental e não existem parâmetros urbanísticos para obras na área. O comunicador criticou duramente qualquer possibilidade de construção no local. “Se for verdade, é um absurdo dos absurdos. O MP que devia cuidar da lei está contrariando a lei”, criticou Vila Nova.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A instalação da placa rapidamente repercutiu entre os ouvintes do programa, que enviaram mensagens condenando qualquer possível intervenção na Avenida Soares Lopes.
Resta saber se a instalação da placa foi apenas uma coincidência na data ou se estamos diante de uma “pegadinha” de 1º de abril com efeitos reais no futuro da paisagem urbana de Ilhéus.
Informações do O tabuleiro

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.