A BAMIN, empresa responsável pela construção da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), anunciou a suspensão das obras no trecho entre Caetité e Ilhéus, na Bahia. A paralisação foi divulgada nesta terça-feira (1º) e ocorre após o encerramento do contrato com a construtora Prumo Engenharia, desmobilizado na segunda-feira (31). Até o momento, cerca de 75% do projeto já havia sido executado, com um investimento de R$ 784 milhões.
A BAMIN não detalhou os motivos que levaram à suspensão do contrato. O trecho 1 da Fiol, com 537 quilômetros de extensão e passagem por 19 municípios baianos, foi a primeira obra anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em julho de 2023.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Inicialmente, a previsão da empresa era concluir a etapa até 2027, mas Lula solicitou a antecipação da entrega para 2026, ano de eleições presidenciais.
Em nota, a BAMIN garantiu que, apesar da paralisação, os serviços de manutenção e as obrigações socioambientais ligadas ao Projeto Integrado Pedra de Ferro serão mantidos. A companhia também informou que o Grupo ERG, controlador da BAMIN, segue em busca de novos investidores para viabilizar a continuidade das obras.
O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav-BA) informou que realizará uma assembleia nesta quarta-feira (2) para tratar da situação dos trabalhadores afetados pela suspensão. (G1)

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.