
A BAMIN, empresa responsável pela construção da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), anunciou a suspensão das obras no trecho entre Caetité e Ilhéus, na Bahia. A paralisação foi divulgada nesta terça-feira (1º) e ocorre após o encerramento do contrato com a construtora Prumo Engenharia, desmobilizado na segunda-feira (31). Até o momento, cerca de 75% do projeto já havia sido executado, com um investimento de R$ 784 milhões.
A BAMIN não detalhou os motivos que levaram à suspensão do contrato. O trecho 1 da Fiol, com 537 quilômetros de extensão e passagem por 19 municípios baianos, foi a primeira obra anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em julho de 2023.
CANAL NO WHATSAPP:
Receba as notícias de Ilhéus e região em tempo real.
Clique aqui e participe!
SIGA NO INSTAGRAM:
Acompanhe fotos, vídeos e os bastidores do Ilhéus.Net.
Siga @ilheusnet agora!
Inicialmente, a previsão da empresa era concluir a etapa até 2027, mas Lula solicitou a antecipação da entrega para 2026, ano de eleições presidenciais.
Em nota, a BAMIN garantiu que, apesar da paralisação, os serviços de manutenção e as obrigações socioambientais ligadas ao Projeto Integrado Pedra de Ferro serão mantidos. A companhia também informou que o Grupo ERG, controlador da BAMIN, segue em busca de novos investidores para viabilizar a continuidade das obras.
O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav-BA) informou que realizará uma assembleia nesta quarta-feira (2) para tratar da situação dos trabalhadores afetados pela suspensão. (G1)

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Ufologia, Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.