Nesta segunda-feira (31), o Viaduto Catalão completa 70 anos de sua inauguração, reafirmando sua importância para a mobilidade urbana de Ilhéus. Construído durante a gestão do então prefeito Pedro Vilas Boas Catalão (1951-1955), o viaduto foi uma solução para a interligação viária entre os Altos Teresópolis e Conquista, após mudanças significativas na malha viária da cidade.
Os morros da Boa Vista, Teresópolis e Conquista eram originalmente conectados, mas, durante o governo de Eusínio Lavigne, foram feitos cortes para a abertura das Avenidas Canavieiras e Itabuna. Essas intervenções modernizaram a cidade, mas interromperam o acesso direto entre os altos. Foi apenas com a obra do Viaduto Catalão que a ligação foi restabelecida, garantindo um fluxo mais eficiente entre essas regiões.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A estrutura, que leva o nome de seu idealizador, permanece até hoje como um símbolo do desenvolvimento urbano de Ilhéus. Além de seu valor funcional, o viaduto também carrega um importante legado histórico, representando o avanço da infraestrutura viária na década de 1950.
O fotógrafo e historiador José Nazal lembrou a data nas redes sociais, destacando a relevância do equipamento para a cidade. O registro fotográfico histórico, feito por Francino Vieira, relembra a época da inauguração e o impacto da obra para a população.
Sete décadas após sua construção, o Viaduto Catalão segue cumprindo seu papel de facilitar o trânsito e integrar bairros, reforçando a necessidade de preservação desse patrimônio histórico ilheense.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.