A Prefeitura de Ilhéus tem demonstrado compromisso com a requalificação da Central de Abastecimento do Malhado, promovendo uma série de melhorias para garantir condições dignas de trabalho aos feirantes e maior comodidade aos consumidores. As ações, conduzidas de forma conjunta pelas secretarias, beneficiam diretamente os mais de 4 mil feirantes que dependem da Feira do Malhado para seu sustento.
Desde o início da gestão do prefeito Valderico Junior, diversas intervenções foram realizadas para estruturar o espaço, tornando-o mais seguro, organizado e higiênico. Entre as melhorias, destaca-se a desobstrução da frente da feira, com o uso de retroescavadeira, permitindo um espaço mais adequado para os pequenos feirantes (fotos).
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Outras medidas implementadas incluem a Operação Tapa-buracos nos arredores da Central, a troca de lâmpadas no Pavilhão B, a desobstrução de caixas de esgoto e a poda e raspagem em diversos pontos da feira. A Vigilância Sanitária também atuou na apreensão de peixes armazenados de forma inadequada, evitando riscos à saúde da população. Além disso, 22 barracas em situação precária foram removidas, aumentando a segurança tanto dos feirantes quanto dos consumidores. Ainda está prevista a reestruturação das colunas do Pavilhão B, prevenindo riscos estruturais.
As ações de limpeza também se tornaram mais frequentes, sendo realizadas duas vezes ao dia, garantindo um ambiente mais limpo e organizado. Para reforçar a segurança no local, a equipe de Postura da Prefeitura e a Polícia Militar realizam fiscalizações semanais nas áreas internas e externas da Central de Abastecimento.
Além das melhorias da estrutura, a administração da Central também oferece serviços gratuitos para os feirantes, como atendimento médico com ginecologista e clínico geral, consultório odontológico e um módulo policial. Outra importante iniciativa prevista é a reabertura, na próxima segunda-feira (24), do Núcleo de Convivência do CRAS, ampliando as ações sociais voltadas aos trabalhadores e frequentadores da feira.
A administradora da Central de Abastecimento do Malhado, Sandra Pimentel, destacou a importância dessas ações para a revitalização do espaço:
“As intervenções mostram o comprometimento da gestão do prefeito Valderico Junior em valorizar e estruturar a nossa feira, que é um ponto essencial para a economia local. Estamos vendo grandes mudanças em pouco tempo, garantindo mais dignidade e segurança para os feirantes e consumidores”, afirmou.
As ações representam o primeiro passo da Prefeitura de Ilhéus para requalificar a Feira do Malhado. A gestão vem trabalhando para buscar recursos que viabilizem uma reforma ampla do espaço, valorizando o comércio alimentício do município.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.
Estão de parabéns pela limpeza .
E por o entorno da central de abastecimento .
Gostaria de salientar que um dia irei ver a nossa central livre desses urubu que nos envergonha ,e tbm essas carnes e miúdos bovinos que é vendido isso chama a atenção para o lado ruim da central de abastecimento.
Estou torcendo para que a melhorará s dure e é isso .
Ainda falta muito a fazer. acho difícil mudar o cenário , espaços totalmente dominado pelos feirantes que fazem o que querem.