O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) atingiu a marca de 1.900 foragidos capturados desde sua implementação em 2019. Na quarta-feira (18), a ferramenta identificou um homem procurado por roubo, que foi preso em Salvador.
Atualmente, o sistema de monitoramento opera em 80 municípios, incluindo Ilhéus, Feira de Santana, Porto Seguro, e Vitória da Conquista, além de cidades da Região Metropolitana de Salvador. Em 2024, a tecnologia já possibilitou a prisão de 647 pessoas com mandados de prisão em aberto.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, a tecnologia foi ampliada nos últimos 18 meses, contribuindo para a captura de uma média de dois foragidos por dia. Ele destacou a eficiência da ferramenta em crimes graves, como roubo (25% das capturas), homicídio (21%), tráfico de drogas (13%) e estupro (5,7%). Além disso, 19% dos detidos tinham pendências relacionadas à pensão alimentícia.
O sistema também tem sido utilizado durante grandes eventos como o Carnaval, as Lavagens do Bonfim e de Iemanjá, festas juninas, e o Festival Virada, atuando tanto na identificação de procurados quanto na contagem de público. A tecnologia, que combina câmeras fixas e itinerantes, tem se mostrado essencial para a segurança pública da Bahia.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.