O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) atingiu a marca de 1.900 foragidos capturados desde sua implementação em 2019. Na quarta-feira (18), a ferramenta identificou um homem procurado por roubo, que foi preso em Salvador.

Atualmente, o sistema de monitoramento opera em 80 municípios, incluindo Ilhéus, Feira de Santana, Porto Seguro, e Vitória da Conquista, além de cidades da Região Metropolitana de Salvador. Em 2024, a tecnologia já possibilitou a prisão de 647 pessoas com mandados de prisão em aberto.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, a tecnologia foi ampliada nos últimos 18 meses, contribuindo para a captura de uma média de dois foragidos por dia. Ele destacou a eficiência da ferramenta em crimes graves, como roubo (25% das capturas), homicídio (21%), tráfico de drogas (13%) e estupro (5,7%). Além disso, 19% dos detidos tinham pendências relacionadas à pensão alimentícia.

O sistema também tem sido utilizado durante grandes eventos como o Carnaval, as Lavagens do Bonfim e de Iemanjá, festas juninas, e o Festival Virada, atuando tanto na identificação de procurados quanto na contagem de público. A tecnologia, que combina câmeras fixas e itinerantes, tem se mostrado essencial para a segurança pública da Bahia.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *