Dos dias 9 a 12 de setembro será dado início a um novo ciclo de reuniões do Plano Diretor Participativo de Ilhéus (PDPI). Durante os encontros, o público terá acesso ao Caderno de Ordenamento Territorial, que reúne um conjunto de propostas sugeridas pela população no decorrer dos últimos seis meses, além de toda metodologia para construção da proposta de revisão do macrozoneamento.
De acordo com o Grupo Myr, responsável pela revisão do PDPI, a ideia é descentralizar as oficinas para mobilizar o maior número de munícipes, além de fortalecer a participação popular em assuntos de interesse da cidade e ampliar o debate sobre questões que envolvem planejamento urbano e dinâmicas espaciais. O objetivo das reuniões é apresentar e validar a proposta de macrozoneamento municipal. Os encontros ocorrerão nas zonas Norte, Sul, Oeste e no Centro, conforme o cronograma a seguir, também disponível no site do PDPI.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
*Zona Norte*
– Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa (Barra do Itaípe)
– Data: 9 de setembro, às 18h30
*Zona Sul*
– Faculdade de Ilhéus
– Data: 10 de setembro, às 18h30
*Zona Oeste*
– Escola Municipal Themístocles Andrade (Teotônio Vilela)
– Data: 11 de setembro, às 18h30
*Centro*
– Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME)
– Data: 12 de setembro, às 18h30
O macrozoneamento tem como objetivo orientar o crescimento da cidade de forma ordenada e sustentável, garantindo que as atividades econômicas, sociais e ambientais se desenvolvam de maneira equilibrada. O instrumento é o primeiro passo na organização territorial, definindo áreas prioritárias para preservação ambiental, desenvolvimento urbano, atividades econômicas e ocupação rural.
As camadas da proposta de macrozoneamento e áreas urbanas e rurais já estão disponíveis no Mapa Falado Online para análises mais detalhadas e de forma interativa.
Após a validação do macrozoneamento será elaborada a proposta de zoneamento, que aborda questões específicas em escalas menores, estabelecendo parâmetros urbanísticos mais precisos para o uso do solo em cada uma das zonas definidas.
“A participação e a colaboração de todos ilheenses nesta etapa são fundamentais para que possamos apresentar um plano comprometido com as reais demandas do município”, afirmou Sérgio Myssior, coordenador do processo de revisão do PDPI.
A primeira rodada de oficinas foi realizada em março deste ano. Na ocasião, as ideias e problemáticas levantadas serviram como base para a elaboração do prognóstico. Este compilado de informações também se encontra disponível no site: https://www.ilheus500.com.br/
*Calendário de oficinas*
– 9 de setembro (segunda-feira), às 18h30
– Local: Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa (Barra do Itaípe);
– 10 de setembro (terça-feira), às 18h30
– Local: Faculdade de Ilhéus;
– 11 de setembro (quarta-feira), às 18h30
– Local: Escola Municipal Themístocles Andrade (Teotônio Vilela);
– 12 de setembro, às 18h30
– Local: Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME) – Centro.
As contribuições/sugestões também podem ser enviadas através da plataforma unificada do PDPI, no endereço: http://www.ilheus500.com.br/
Contatos oficiais
Contato para imprensa: [email protected]
Contato para outros assuntos: [email protected]
*_Fonte_texto|foto: Assessoria MYR/ESG Solutions (Empresa responsável pela revisão do PDPI)._*
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.