Em resposta à nota divulgada pela Prefeitura de Ilhéus, a Embasa informa que eventual lançamento clandestino de esgoto na rede de drenagem não tem relação com as redes operadas pela empresa. De acordo com o Código Ambiental de Ilhéus (Lei 3510/2010), a responsabilidade pela fiscalização do despejo irregular de esgoto por imóveis na rua ou diretamente na drenagem, para escoamento da água de chuva, é da própria Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA).
A Embasa reforça ainda que sensibiliza a população, por meio de técnicos da área social, para a destinação e uso correto da rede de esgotamento sanitário, e garante suporte aos órgãos ambientais, com o encaminhamento de notificações de imóveis de Ilhéus que não estão interligados ao sistema de esgotamento sanitário, para posterior fiscalização e punição.
Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa)
Estudante do Bacharelado em Políticas Públicas (UFSB), Licenciado em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias (UFSB), Pós-graduado em Tecnologias WEB (UNOPAR), Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNOPAR) & Técnico em redes computadores (SENAI-BA). Jornalista-MTE, sob o número 0006311/BA
“A macaxeira é popular
É macaxeira pr’ali, macaxeira pra cá
E em tudo que é farinhada a macaxeira tá.” (Djavan)