Em vídeo postado nas redes sociais do OTabuleiro, Vila Nova cobrou a realização de operações de fiscalização dos postos, para identificar os locais que fornecem combustível adulterado

O comunicador Vila Nova publicou um vídeo na rede social do OTabuleiro (otabuleiro_ios), relatando as diversas reclamações de ouvintes do programa sobre a qualidade do combustível em alguns postos de gasolina de Ilhéus e Itabuna. A queixa é sobre combustível adulterado, que traz diversos prejuízos ao motor do veículo. Vila Nova cobrou a realização de operações de fiscalização dos postos, para identificar os locais que fornecem combustível adulterado.

Ele lembrou que ano passado, em 2023, uma operação foi realizada em Ilhéus, Itabuna e Buerarema, pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o Instituto Baiano de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Ibametro), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Secretaria da Segurança Pública (SSP-Ba), a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE). A força-tarefa, denominada de Operação Posto Legal, fiscalizou 16 postos de combustíveis, com o objetivo de verificar a qualidade e quantidade na comercialização do produto fornecido ao consumidor. Durante a ação, o Procon identificou irregularidades como venda de produtos sem preço e vencidos, placa com valores dos combustíveis ilegível, falta de placa de razão entre álcool e gasolina e ausência do código de defesa do consumidor.

Após a veiculação do vídeo de Vila Nova, nas redes sociais, muitos seguidores comentaram a respeito do assunto. Um deles disse “Já tive essa experiência ruim em um posto de Ilhéus. Só abasteço no mesmo há um ano”. Outro seguidor escreveu “Em Itabuna não é diferente. Salva-se um ou dois que não vende gasolina adulterada”. Outro motorista descreveu os sintomas do carro quando está com gasolina adulterada: “presencio isso diariamente. O carro falha muito na hora de ligar”. A maioria dos seguidores relatou já ter passado por isso e muitos pedem que os postos sejam divulgados, reforçando ainda mais a necessidade de uma operação para fiscalizar os estabelecimentos.

O abastecimento com combustível adulterado resulta em diversos problemas no veículo, como o entupimento da bomba de combustível, a redução da vida útil dos componentes constituídos por borracha, o travamento das válvulas, o depósito de resíduos no motor e a deterioração da bomba de combustível.

COMBUSTÍVEL ADULTERADO NA BAHIA

Em maio deste ano, a Polícia Civil da Bahia apreendeu 596 mil litros de combustíveis adulterados, entre diesel S10, gasolina e etanol, que seriam revendidos para postos de combustíveis. A carga, avaliada em R$ 3,3 milhões, estava em um galpão com dez caminhões e três tanques fixos em Dias d’Ávila, na região metropolitana de Salvador.

Segundo a polícia, o combustível adulterado era fruto de diversos furtos em tanques de postos licenciados, que já vinham sendo investigados pela polícia na região. Dois homens também foram encontrados e autuados em flagrante durante a operação.

As investigações apontam ainda que, para furtar os combustíveis, os suspeitos faziam um furo no duto dos reservatórios, instalavam uma válvula para extrair o produto, que em seguida, era adulterado e vendido para postos de combustíveis clandestinos, sem bandeira, em grandes quantidades.

Máquinas de sucção, mangueiras, luvas, corante, placas de simbologia de combustível, amostras de tipos de combustíveis, além de notebook, caderno de contabilidade e documentos também foram apreendidos. Todo material foi analisado por técnicos da Petrobras Transporte (Transpetro) e demais empresas do setor petrolífero.

Este é o segundo laboratório de combustíveis adulterados, estourado pela Polícia Civil, desde o começo de 2024. O primeiro foi em Feira de Santana, no mês de janeiro.

Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235 0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior) e ainda no endereço disquedenuncia.com/denuncie-aqui/operacao-posto-legal/.

Confira o vídeo:

https://www.instagram.com/reel/C8b1pA1uZss/?igsh=Y290OGR1eWZpZDgx

Informações do Otabuleiro

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *