Durante entrevista ao programa O Tabuleiro, da Ilhéus FM, o diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Antônio Gobbo, e o gerente do Porto de Ilhéus, Maurício Galvão, anunciaram um pacote de serviços que será executado no porto organizado. Conforme os representantes da Codeba, o edital para a obra de dragagem deve ser lançado nesta quinta-feira (11).
“O Porto de Ilhéus tem uma relação histórica com a cidade. Havia algumas necessidades urgentes de remodelação, como por exemplo, a dragagem de manutenção, que é um elemento importantíssimo. Assumimos, pegamos toda a documentação e replanejamos. Tivemos que solicitar, inclusive, uma suplementação orçamentária e para isso, contamos com o apoio do ministro Rui Costa. A dragagem de manutenção terá investimento da ordem de R$ 25 milhões”, afirmou Gobbo.
Também serão realizadas outras adequações técnicas, incluindo reforços estruturais no cais, reforma nas instalações, alterações nos acessos, na capacidade de carga e descarga e implantação de novas defensas e equipamentos.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Presente às reuniões do Conselhão em Brasília, Bebeto Galvão, vice-prefeito de Ilhéus, utilizou as redes sociais para comemorar a dragagem de manutenção, cuja obra sempre foi defendida pelo gestor em tratativas e visitas à capital federal.
“Essa é uma vitória do nosso povo. Eu participei diretamente desse esforço, com o ex-ministro Márcio França [Portos e Aeroportos], com a Codeba e a gerência operacional. Essa dragagem vai garantir a fluidez dos negócios portuários. É geração de emprego e renda, mas acima de tudo, é o desenvolvimento de um equipamento que integra economicamente o nosso município ao Brasil e ao mundo”, declarou Bebeto.
De acordo com Maurício Galvão, durante o período de alta temporada, além dos navios de cruzeiros, houve forte movimentação de cacau e minérios, como o níquel. A previsão é de que a partir da próxima semana o porto esteja projetado para movimentação de soja.
“A gente vai conseguir que o Porto de Ilhéus tenha uma capacidade operacional de aproximadamente um milhão de toneladas por ano. Queremos torná-lo apto a ser competitivo com outros portos da região, afinal de contas temos um fluxo de mercadorias advindas não apenas da Bahia, mas de outros estados”, acrescentou o presidente da Codeba, informando que existe no orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) verba de R$ 80 milhões para realização da dragagem de aprofundamento, responsável por aumentar a capacidade de recepção de navios.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.