No dia Mundial de Conscientização do Autismo, a APAE de Ilhéus, junto da Prefeitura de Ilhéus, realizaram uma ação de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sobre como precisamos entender e acolher quem tem esse transtorno. Para isso, foi realizado um mutirão social, oferecendo diversos serviços de apoio às famílias e a comunidade apaeana.
O Executivo marcou presença com a participação das secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS) e de Políticas para Mulheres (SPM), possibilitando uma série de serviços como inclusão e atualização do CADÚnico, atendimento técnico com Assistentes Sociais e Psicólogas, Bolsa Família, encaminhamentos médicos, BPC, orientações com advogados, Defensoria Pública, entre outros serviços.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Na ocasião, o titular da SPS, Rubenilton Silva anunciou a criação gratuita da carteirinha de identificação da pessoa com deficiência. Já Carla Serafim, secretária da SPM lembrou das famílias e principalmente das mães apaeanas. “Precisamos lembrar e apoiar as mães das crianças autistas, pois elas também precisam conhecer e entender sobre a condição de seus filhos e filhas para cuidar melhor”, disse a secretária.
A diretora da APAE Ilhéus, Vitória Penalva agradeceu a presença e parceria da Prefeitura de Ilhéus e lembrou de como é importante que as pessoas entendam que autismo é uma condição e não uma doença. Por isso, é necessário compreendermos para abraçar a pessoa com o Transtorno do Espectro Autista, oferecendo amor, respeito e acolhimento.
Ela também convida a sociedade para conhecer o trabalho da APAE. “Venham conhecer a APAE Ilhéus, venham nos visitar e ser um parceiro voluntário. Venha contribuir com quem está aqui e fazer parte deste mundo de alegria e de muito amor”, disse Valéria.
O Dia Mundial do AutismoO dia 02 de abril foi escolhido em 2007, para lembrarmos sobre a importância do conhecimento sobre o autismo. A data foi promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento e a principal característica é o desenvolvimento atípico do seu portador. Manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interac¸ão social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados e a apresentação de um repertório restrito de interesses e atividades são os principais traços do TEA.
O neurodesenvolvimento da criança pode ser percebido nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos. São os meninos que tendem a ter mais diagnósticos.
A data nos recorda a importância de educar sobre as características do autismo, celebrar as contribuições das pessoas autistas à sociedade e promover uma cultura de respeito e empatia.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.