Referência para a educação pública em Ilhéus, o Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne completa 85 anos nesta sexta-feira (15). Fundada em 15 de março de 1939, a instituição é reconhecida pela excelência no ensino e por abrigar grandes nomes, como o ex-governador da Bahia, Paulo Souto; o médico José Moura Costa e o advogado Soane Nazaré de Andrade. Também passaram pelos bancos de pessoas do instituto os professores Heitor Dias, que anos depois se tornaria importante senador da República; e Milton Santos, considerado um dos maiores geógrafos do mundo.
Segundo informações extraídas do livro “IME: o sonho de Eusínio Lavigne”, da escritora e doutora em Educação Maria Luiza Heine, a unidade foi a primeira escola pública a oferecer o curso ginasial no interior da Bahia, atendendo à população com baixo poder aquisitivo.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.

A instituição seguia os moldes Colégio Pedro II do Rio de Janeiro e do Colégio da Bahia, em Salvador, ambos referência em educação. Até os anos 90, o IME foi a escola pública de Ilhéus que mais aprovou em vestibular. O instituto foi projetado pelo então prefeito da época, Eusínio Lavigne, sendo considerado por muitos anos como o melhor colégio do sul do estado.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.