Referência para a educação pública em Ilhéus, o Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne completa 85 anos nesta sexta-feira (15). Fundada em 15 de março de 1939, a instituição é reconhecida pela excelência no ensino e por abrigar grandes nomes, como o ex-governador da Bahia, Paulo Souto; o médico José Moura Costa e o advogado Soane Nazaré de Andrade. Também passaram pelos bancos de pessoas do instituto os professores Heitor Dias, que anos depois se tornaria importante senador da República; e Milton Santos, considerado um dos maiores geógrafos do mundo. 

Segundo informações extraídas do livro “IME: o sonho de Eusínio Lavigne”, da escritora e doutora em Educação Maria Luiza Heine, a unidade foi a primeira escola pública a oferecer o curso ginasial no interior da Bahia, atendendo à população com baixo poder aquisitivo.

Foto: José Nazal

A instituição seguia os moldes Colégio Pedro II do Rio de Janeiro e do Colégio da Bahia, em Salvador, ambos referência em educação. Até os anos 90, o IME foi a escola pública de Ilhéus que mais aprovou em vestibular. O instituto foi projetado pelo então prefeito da época, Eusínio Lavigne, sendo considerado por muitos anos como o melhor colégio do sul do estado.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *