A escultura de leão que fica na Praça Dom Eduardo foi arrancada do suporte
A Prefeitura de Ilhéus repudia veementemente o ato de vandalismo ao patrimônio público realizado neste domingo, 31 de dezembro, véspera de Ano Novo. A escultura de leão esculpida em mármore de Carrara que fica na Praça Dom Eduardo, situada em frente à Catedral de São Sebastião, foi alvo de vândalos, que depredaram também a Casa do Papai Noel, parte da estrutura do Natal Encantado.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Os mármores Carrara são pedras nobres utilizadas para compor a decoração de ambientes, desde a antiguidade até os dias de hoje. A gestão informa que já houve um diálogo com o padre Edson Hagge, pároco da Catedral, que fez o reconhecimento da escultura vandalizada. O Município vai acionar as autoridades competentes para investigar o caso, bem como realizar o levantamento para checar se houve mais prejuízos.
Ressalta-se que os danos acarretarão ônus aos cofres municipais, além de impedir a população de usufruir de bens e espaços públicos. Destruir patrimônio público é considerado ato criminoso previsto no artigo 163 do Código Penal. A pena pode ser de seis meses a três anos de detenção e multa.
A Praça Dom Eduardo foi totalmente revitalizada e entregue recentemente pela Prefeitura à população, durante a abertura da 5ª edição do Natal Encantado, no início de dezembro. A Administração Municipal reitera que todas as providências cabíveis serão tomadas para que tais atos sejam apurados e punidos.
É lamentável que ainda tenhamos que presenciar casos dessa natureza. Ademais, a aquisição e conservação dos bens são realizadas com dinheiro público. O patrimônio público pertence ao povo, sendo dever todos defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.
a prefeitura tem que usar do pulso firme, rondas da guarda municipal e pegando vandalos , descer a madeira, com esse tipo de gente nao existe dialogo e sim porrada.
Na praça tem uma camara que a polícia militar usa para vigilância é muito fácil de identificar Eu tirei muitas fotos quando era criança fico sentido e uma vândalo deste tem ser punido por um ato deste pode ser quem for
Isso é coisa de noieiro, pois apesar do serviço de revitalização ter sido muito mal feito, as calçadas levantando água poças etc eletricistas meia boca que fizeram vários estragos em aparelhos eletro eletrônicos no Outeiro e adjacências, pois nos testes dezenas de quedas de energia a paisagem ficou bonita. Mas passei esses dias a noite estavam lá novas de todas as classes e sem policiais nem gcm para colocar ordem.