Outubro terminou com a realização da 8ª edição dos Jogos Indígenas Estudantis Tupinambá (JIET), que aconteceram na Arena Paranã, em Olivença, entre os dias 25 e 29, reunindo mais de 300 competidores. O JIET teve o objetivo de promover a integração entre os estudantes, os jovens e a comunidade, incentivando o esporte tradicional dentro do Território, valorizando e fortalecendo a identidade cultural e esportiva praticada pelos povos originários.
A competição incluiu modalidades tradicionais da cultura indígena, como arco e flecha, cabo de guerra e zarabatana, dentre outros esportes, e desfile cultural. Conforme a organização, o evento reuniu mais de 500 pessoas, diariamente.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“A Arena Paranã foi o palco escolhido para a abertura dos jogos, que teve como foco principal o ‘Mato Tupinambá’, um marco simbólico do território. Além disso, a bandeira do Divino Espírito Santo também esteve presente, representando a visita dos Romeiros do Divino, muitos deles indígenas, que reforçaram a demarcação do Território do Povo Tupinambá de Olivença”, explicou Gilmara Vieira dos Santos.
Gilmara e sua irmã, Maria Cristina, contaram que além da confraternização entre o próprio Povo Tupinambá, a organização convidou outros Povos Originários para compartilhar as suas manifestações culturais, saberes e vivências, através da dança, dos cânticos, das pinturas e do esporte, desenvolvido e praticado no dia a dia em seus Territórios.
O Grupo Paranã, responsável pela organização do evento, realiza anualmente essa grande celebração do esporte intercultural e tradicional para receber todo o Povo Indígena, preservando suas tradições, costumes e religiosidade.
O prefeito Mário Alexandre ressaltou a importância dos Jogos, como uma oportunidade para a sociedade conhecer e valorizar a história dos Povos Originários. “Uma expressão cultural que deve ser evidenciada e transmitida aos mais jovens, uma vez que ela é parte importante da história não somente dos Povos Originários, mas da cidade de Ilhéus”.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.