Após repercussão equivocada de informações, a Secretaria de Saúde (Sesau) divulgou um novo relatório de inspeção técnica nas praias de Ilhéus. No dia 11 de setembro, a Vigilância em Saúde Ambiental do Município (VSA) recebeu denúncia de banhistas a respeito do surgimento de uma substância desconhecida, de aparência escura e textura pegajosa na Praia do Backdoor.
Com o objetivo de orientar a população, na última sexta-feira (15), a Sesau publicou uma nota de alerta contendo recomendações gerais sobre o contato com os resíduos que apareceram no litoral. Todavia, o texto foi distorcido por alguns veículos de comunicação, sendo necessária uma nova análise, realizada na segunda-feira (18) pela VSA do Município, em conjunto com a Vigilância em Saúde Ambiental do Estado e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Conforme o relatório foram inspecionadas as praias do Batuba, Backdoor e Cururupe, especialmente na área da maré alta ao longo da faixa de areia, entre Olivença e Cururupe. Na Praia do Batuba, verificou-se o surgimento de algumas pelotas dispersas na areia e uma quantidade significativa do material acumulado em frente ao Condomínio Jubiabá.
Um funcionário do condomínio explicou que após a limpeza da praia, o material coletado ficou separado, aguardando recolhimento por parte dos órgãos competentes. Já na Praia do Backdoor não foi encontrada nenhuma pelota, entretanto, segundo o funcionário do condomínio, o material recolhido foi entregue à Marinha no sábado (16).
Na praia do Cururupe foram encontradas algumas pelotas dispersas ao longo da faixa de areia. Após a inspeção, os órgãos concluíram que a ocorrência é verídica, considerando que apesar da pequena quantidade, identificou-se a presença da substância citada nas praias inspecionadas.
A ocorrência foi registrada no Sistema de Informação de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Solo Contaminado (SISSOLO) e no FormSUS. Segundo o relatório, o CEREST está elaborando uma programação para visitar os locais afetados, com o objetivo de orientar trabalhadores que podem ser afetados direta ou indiretamente. Também foi encaminhado um e-mail ao gabinete da Sesau, a fim de informar os fatos e para que a mesma faça contato com os órgãos responsáveis pela limpeza das praias.
A VSA salienta que em outubro do ano passado foi registrado o surgimento de substância similar nas praias do Sul e do Norte de Ilhéus, incluindo as praias já mencionadas.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.