A comunidade da Lagoa Encantada, em Ilhéus, está experimentando uma transformação notável. Com a chegada de máquinas e equipamentos para a pesca artesanal, pescadores e pescadoras locais viram sua atividade crescer em 80%, proporcionando uma melhoria significativa na renda.

Esta mudança foi possível graças ao apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que entregou 25 novas embarcações, juntamente com equipamentos de proteção individual (EPI).

A pescadora Naiara Góes dos Santos, que antes dependia do empréstimo de equipamentos de sua prima para trabalhar, comemora a iniciativa. “Aqui, sobrevivemos da pesca e, sem esse apoio da CAR, eu jamais teria condições de adquirir minha própria embarcação. Agora, com a pesca aumentando, estou conseguindo sustentar minha família de maneira digna”.

Antony Santos Amaral, presidente da Associação Lagoa Encantada, enfatizou os benefícios para o meio ambiente local. “As novas embarcações nos ajudam a preservar nossas matas, considerando que esta é uma Área de Proteção Ambiental (APA). A revitalização da pesca não apenas contribuirá para o turismo, mas também melhorará a renda das famílias que vivem aqui”.

Marísia Santana de Jesus também celebrou a chegada das embarcações e equipamentos de segurança. “Recebemos um barco completo, com motor, além dos equipamentos como camisas, botas e coletes. Antes, usávamos canoas, e em dias de maré agitada havia risco até da gente se afogar”.

A Lagoa Encantada, com 6,5 quilômetros de extensão, é lar de uma diversidade de peixes, incluindo tilápia, carapeba, robalo, tucunaré, tainha, piaba, bagre e piranha. Peixes como esses estão sendo vendidos na própria comunidade, em Ilhéus, e nos municípios de Itacaré e Serra Grande.

Os investimentos em Lagoa Encantada fazem parte do projeto Bahia Produtiva, executado pelo CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *