O Ilhéus tem 12.974 mil indígenas, de acordo com dados do Censo 2022 divulgados na manhã desta segunda-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este público representa apenas 7,26 % da população que reside na cidade.
A população indígena soteropolitana também praticamente quadruplicou frente a 2010, quando somava 7.563 pessoas. O aumento de 266,79% no período representou mais 20.177 indígenas na capital baiana, em 12 anos. Foi o segundo maior aumento da população indígena ente as capitais, em termos absolutos e percentuais.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Porto Seguro, com 17.771 indígenas, era o 2º município com mais indígenas na Bahia e ocupava a 14a posição nacional; e Ilhéus, com 12.974 indígenas, tinha a 3a maior população indígena do estado e ficava em 21o lugar no ranking brasileiro.
Na Bahia, houve mudanças na lista dos dez municípios com maiores populações indígenas, entre 2010 e 2022. Salvador e Porto Seguro ficaram com as duas primeiras posições em ambos os Censos, e Prado também sustentou o 7º lugar.
Santa Cruz Cabrália cedeu a 3ª posição para Ilhéus, caindo para 4º lugar; Feira de Santana subiu da 10ª para a 6ª posição; e Eunápolis, Paulo Afonso, Lauro de Freitas e Camaçari estrearam no top-10, no Censo 2022. Por outro lado, Pau Brasil, Banzaê, Itaju do Colônia e Glória deixaram esse ranking.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.