![](https://www.ilheus.net/wp-content/uploads/2023/08/Ilheus-praia-do-sul.jpg)
Diferentemente de outros municípios baianos, Ilhéus conseguiu junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) autorização para gerir suas praias, incluindo as faixas de areia (relembre aqui). A decisão publicada em 2018 é fruto da articulação do prefeito Mário Alexandre, que na fase inicial, trabalhou para impedir a derrubada das cabanas de praia na Orla Sul.
Cinco anos após a municipalização, o gestor segue envidando esforços contínuos a fim de solucionar os impasses de maneira satisfatória tanto para os cabaneiros quanto para assegurar a continuidade das obras de duplicação da BA-001, trecho que abriga os estabelecimentos.
No final do mês passado, Mário Alexandre se reuniu com o presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Paulo de Oliveira Costa, para discutir a viabilidade de abertura de linha de crédito destinada aos cabaneiros.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Segundo o prefeito, “vamos modernizar os espaços físicos e promover a capacitação profissional dos trabalhadores. O apoio do Governo do Estado é fundamental para gerar emprego, renda e desenvolver o comércio na região”, afirmou.
Pioneirismo – Na maioria das cidades litorâneas, a gerência das praias costuma ser feita pela SPU. Por várias vezes, o prefeito Mário Alexandre esteve em Salvador e em Brasília para discutir sobre o processo de municipalização, cujas tratativas obtiveram êxito.
Em algumas cidades, entretanto, foi necessário realizar a demolição das barracas, o que afetou diretamente a fonte de renda de milhares de comerciantes e comprometeu o lazer dos banhistas.
“Através dessas parcerias, vamos garantir melhor urbanização e organização de toda orla. Tudo isso contribui para alavancar o turismo e para o desenvolvimento econômico do município e de toda a região sul da Bahia”, finalizou o chefe do Executivo.
![](https://www.ilheus.net/wp-content/uploads/2023/12/IMG_20231217_102428-scaled.jpg)
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.