Os Ilheenses e turistas estão sem saber a qualidade da água do mar das praias há mais de um mês, desde o dia 02 de junho deste ano. Desde esse dia, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA deixou de fazer novos boletins com os dados sobre a qualidade das águas, devido à falta de meio de cultura ou de pessoal.
Na última análise realizada em junho, oito de treze trechos do mar da cidade estavam impróprios para banho, sendo a maior parte deles na parte central da orla, entre a centro e malhado. Na época, somente o trecho entre extremo norte e meados do sul estavam próprio para banho.
Balneabilidade é entendida como qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este contato direto e prolongado onde há possibilidade de ingerir quantidade significativa de água.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O monitoramento da balneabilidade no Estado da Bahia é realizado pelo Inema, através da Coordenação de Estudos de Clima e Projetos Especiais da Diretoria de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental, atendendo as especificações da Resolução N.º274/2000 do CONAMA que define critérios para classificação das águas destinadas a recreação de contato primário.
A Rede Amostral de Monitoramento da balneabilidade no estado atualmente é composta por 134 pontos, distribuídos em toda a costa baiana. As amostras de água para analises da balneabilidade são coletadas sistematicamente semanalmente, no período da manhã em locais com maior concentração de banhista.
Para o monitoramento da balneabilidade utiliza-se como microrganismo indicador de contaminação a Escherichia coli que embora não seja, de modo geral, patogênica, sua presença na água evidencia poluição recente de origem exclusivamente fecal humana e/ou de animal.
A condição da balneabilidade nos pontos monitorados é avaliada continuamente durante todo o ano, analisando a densidades de bactérias em um conjunto de amostras obtidas em cinco semanas consecutivas o que possibilita classifica-la em quatro categorias: Excelente, Muito Boa, Satisfatória e Imprópria, podendo agrupar-se as três primeiras na categoria Própria. Para simplificar a divulgação dos resultados passou-se a usar a classificação como Própria ou Imprópria.
A divulgação dos resultados sobre as condições de balneabilidade das praias eram atualizadas e disponibilizadas semanalmente através do Boletim de Balneabilidade, disponível no site.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.
Eu estiver aí em Ilhéus no começo do mês de junho 2023 foi tomar banho na praia dos milionários ao lado da cabana Gabriela, e água do mar estava com óleo eu percebi as condições não é boa, eu acredito esse óleo estava vindo do porto Amarildo José da Hora morador de Carapicuiba grande São Paulo mais nascido em Banco Central Ilhéus Bahia