A nossa bela cidade tem um potencial enorme para o mercado náutico.
A economia náutica está em potencial crescimento em nossa cidade, temos locais excelentes para estas ferramentas que tanto gera empregos e renda em todo o mundo. Existem 33 milhões de embarcações em nosso planeta procurando sempre um local abrigado para fundear quando não estão em navegação, temos um litoral em Ilhéus de aproximados 100 Kms e se incluirmos as vias navegavéis internas passamos de mais de 110 Kms.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Além disso, não só a Marina é necessaria, precisamos também desenvolver o transporte náutico e fluvial ligando os bairros e as comunidades ribeirinhas do nosso entorno, principalmente Rio do Engenho e Lagoa Encantada.
Porquê não aproveitarmos a Avenida 2 de Julho e projetar o Atracadouro Principal, é na 2 de Julho, exatamente entre 2 duas escadas de 3 existentes que temos a maior profundidade natural com a maré seca, a chamada maré de Sizigia, que são as menores marés do ano, além disso o custo seria muito baixo estruturalmente para alcançar o canal, em termos de estrutura não avançaria 5 metros com uma profundidade de 3,5 a 4,0 metros naturais sem mexer com o ambiente.
Partindo do Atracadouro, onde aconteceria também a estação de passageiros, com a Infraestrutura de Serviços é construir os Pier’s de embarque e desembarque de passageiros nos bairros, Pontal, Sapetinga, Nelson Costa, Vilela e na Vila do Rio do Engenho, não esquecendo os Pier’s de Lagoa Encantada, Sambaituba e Savoia/São Miguel.

Com isso o cidadão que se utiliza do Transporte Coletivo, teria mais essa opção de deslocamento nestas localidades, devido principalmente à manutenção das estradas que são uma dificuldade para todo administrador que passa por nossa cidade.
Portanto, a nossa cidade necessita urgente destas ferramentas náuticas.
Texto de Jorge Lango Menezes

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.
A prefeitura precisa licitar um projeto para que se possa licitar a obra.