A nossa bela cidade tem um potencial enorme para o mercado náutico.

A economia náutica está em potencial crescimento em nossa cidade, temos locais excelentes para estas ferramentas que tanto gera empregos e renda em todo o mundo. Existem 33 milhões de embarcações em nosso planeta procurando sempre um local abrigado para fundear quando não estão em navegação, temos um litoral em Ilhéus de aproximados 100 Kms e se incluirmos as vias navegavéis internas passamos de mais de 110 Kms.

Além disso, não só a Marina é necessaria, precisamos também desenvolver o transporte náutico e fluvial ligando os bairros e as comunidades ribeirinhas do nosso entorno, principalmente Rio do Engenho e Lagoa Encantada.

Porquê não aproveitarmos a Avenida 2 de Julho e projetar o Atracadouro Principal, é na 2 de Julho, exatamente entre 2 duas escadas de 3 existentes que temos a maior profundidade natural com a maré seca, a chamada maré de Sizigia, que são as menores marés do ano, além disso o custo seria muito baixo estruturalmente para alcançar o canal, em termos de estrutura não avançaria 5 metros com uma profundidade de 3,5 a 4,0 metros naturais sem mexer com o ambiente.

Partindo do Atracadouro, onde aconteceria também a estação de passageiros, com a Infraestrutura de Serviços é construir os Pier’s de embarque e desembarque de passageiros nos bairros, Pontal, Sapetinga, Nelson Costa, Vilela e na Vila do Rio do Engenho, não esquecendo os Pier’s de Lagoa Encantada, Sambaituba e Savoia/São Miguel.

Modelo

Com isso o cidadão que se utiliza do Transporte Coletivo, teria mais essa opção de deslocamento nestas localidades, devido principalmente à manutenção das estradas que são uma dificuldade para todo administrador que passa por nossa cidade.

Portanto, a nossa cidade necessita urgente destas ferramentas náuticas.

Texto de Jorge Lango Menezes

::Publicidade
Compartilhar Post:

1 thought on “ILHÉUS NECESSITA URGENTE DE UMA MARINA, ATRACADOURO E PIER’S

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *