
A Defesa Civil de Ilhéus, cidade do sul da Bahia, emitiu mais um alerta para chuvas na região depois que diferentes pontos da cidade ficaram alagados nesta terça-feira (2). Segundo g1, o órgão destaca que são esperados 100 milímetros de acumulados de chuva até quarta-feira (3).
A cidade foi uma das mais atingidas pelo temporal que assolou a região sul do estado no dia 21 de abril e ainda se recupera dos estragos. Até o momento, Ilhéus registou pelo menos 416 pessoas desalojadas e 21 pessoas desabrigadas.
O município decretou situação de emergência, que foi reconhecido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Ainda de acordo com o g1, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ressaltou que a região continua em alerta vermelho devido a previsão de chuvas fortes, que devem continuar até quinta-feira (4).
Desde a última chuva, 56 desabamentos foram registrados na cidade. Um dos bairros mais afetados foi o Alto do Coqueiro, onde famílias precisaram sair de suas casas devido ao risco de desabamento das casas e deslizamento de terra.
Segundo a Defesa Civil, reincidências de ocorrências de deslizamentos de terra já foram registrados entre segunda (1º) e esta terça. “Os locais estão vulneráveis, o solo está supersaturado e infelizmente o alerta continua”, informou ao g1 o técnico da Defesa Civil, Joandre Neres.
A cidade também registrou alagamentos em vias importantes como o ponto de comércio Marquês de Paranaguá, e a Avenida Lomanto Júnior, localizada no bairro do Pontal.
Informações do G1
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.