
Nesta segunda (24), ocorrerá uma manifestação convocada pelas entidades representativas do Corredor Educacional. A mobilização visa buscar melhorias no transporte público e impedir um aumento abusivo da tarifa.
No dia 17 de abril, o Diário Oficial de Ilhéus publicou a convocatória para uma reunião do Conselho Municipal de Transportes de Ilhéus. O objetivo da reunião seria discutir uma única pauta: a avaliação da planilha da tarifa, a qual foi aprovada. Essa movimentação foi recebida com indignação por coletivos de estudantes e usuários do transporte coletivo, do município.
Em resposta, o Corredor Educacional da BR 415, formado por estudantes da UESC, UFSB e IFBA, convocou uma manifestação em frente à sede da Superintendência de Transporte e Trânsito, na Avenida Brasil, no bairro da Conquista. As reivindicações incluem a ampliação da frota, dos horários e das linhas, a manutenção e substituição dos veículos e a oposição ao aumento abusivo da tarifa.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
”Estamos diante do sucateamento e precarização do transporte público e é absurdo que seja cogitado o aumento da tarifa. É inadmissível que estudantes, trabalhadoras e trabalhadores paguem caro por um serviço que coloca suas vidas em risco. Não aceitaremos!” publicou o diretório central dos estudantes (DCE), da UESC, em uma rede social.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.
Outra coisa que não temos acesso é aos horários dos ônibus, você não tem isso acessível aos usuários, nem ma página da sutran do município, deveria se ter disponível, os horários atualizados de todas as linhas ou um aplicativo pra acompanharmos o transporte. Outro problema são as linhas de Olivença, há muitos trabalhadores na zona sul, devido a quantidade de construções residências e não tem ônibus, os ônibus estão com super lotação, eu faço uso desse transporte e já aconteceu de ter que descer porque a porta não fechava de tão cheio e ter que aguardar outro, mal da pra se locomover e há poucas linhas disponíveis, poucos horários, pra uma demanda grande pela manhã e fim de tarde muitos são obrigados a caminhar 30 minutos até a aabb pra conseguir voltar pra casa. Outro ponto são os ônibus da UESC, já passou da hora de termos ônibus com capacidade maior de passageiros, temos 4 instituições UESC, IFBA, UFSB e SESI, muitas crianças se arriscando, ônibus sempre mega lotado, e no horário de meio dia ainda temos estudantes do salobrinho que estudam no centro ou outros locais que se somam ao contigente de estudantes. Ônibus sucateados, insuficientes e pouquíssima transparecia e respeito com quem necessita, não temos acesso aos horários e ficamos a mercer das empresas de transporte. O aumento para 4,80 é absurdo, vale lembrar que em São Paulo (4,40) você ainda consegue pagar uma passagem só e pegar mais de um ônibus se assim for necessário pra chegar ao seu destino, muitos estudantes das instituições já citadas, que moram em Olivença, iguape, Barra, zona sul, ficam a mercê das empresas e pagam o dobro pra se locomoverem