Considerada a maior manifestação religiosa pública do candomblé na cidade de Ilhéus, a Festa de Iemanjá poderá se tornar patrimônio imaterial da cidade.
A Câmara, por meio do Vereador Abraão Oliveira (PDT), lançou um Projeto de Lei de nº 10/2023 (veja aqui), visando a declaração de Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Ilhéus, os “Festejos de Iemanjá”, realizados anualmente no dia 02 de fevereiro.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Segundo Abraão, essa importante manifestação cultural, se constitui em evento de referência do culto de uma divindade africana para as futuras gerações, com suas rezas ancestrais, seus toques de instrumentos sacros, na forma de arrumar e de arriar as oferendas, nos cantos e demais elementos que consagram o presente à Mãe das Águas. A Festa de Iemanjá divulga, democratiza e contribui para a manutenção dos saberes ancestrais do culto afro-brasileiro, reunindo pessoas de todas as partes do mundo em torno de uma Orixá africana, contribuindo com o combate ao racismo religioso e o fortalecimento cultural de nosso município.
Este ano no dia 02 de fevereiro, Ilhéus comemorou a festa de Iemanjá em vários pontos, tais como, Malhado, Praia do Cristo, Maramata, Olivença e Ponta da Tulha.
“Essa é uma festa que acontece há muitos anos em Ilhéus, por isso prestamos todo apoio para que os fiéis possam manifestar sua fé com toda tranquilidade, amor, carinho, dedicação e respeito”, frisou o secretário de Cultura, Geraldo Magela.
Festejos – Maior manifestação religiosa pública do candomblé na Bahia, a Festa de Iemanjá é aguardada pela população local e pelos turistas de diversas partes do Brasil. Iemanjá, também conhecida como “Rainha do Mar”, é um orixá africano feminino e faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras. É considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.