Realizada no último final de semana, a 8ª Conferência Municipal de Saúde reuniu especialistas, profissionais da área, gestores e comunidade geral, a fim de propor ações para melhorar os serviços ofertados em Ilhéus. O evento aconteceu na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), sendo promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMSI) e pela Prefeitura.
Sob o tema central “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, foram apresentados quatro eixos de abordagem, sendo eles: “A Ilhéus que temos. A Ilhéus que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O titular da Secretaria de Saúde (Sesau), André Cezário, que na ocasião representou o prefeito Mário Alexandre, destacou a importância de os usuários participarem ativamente das ações propostas pelo poder público.
“Por determinação do prefeito Mário Alexandre, abrimos mais um espaço para ouvir a comunidade. Em nome do conselheiro Jurandyr, parabenizo a coordenação pela organização da conferência e das pré-conferências, que foram extremamente importantes para sensibilizar a população e ampliar o debate e a construção de ideias”.
A Conferência é uma das ferramentas responsáveis por fortalecer as ações desenvolvidas pelo SUS. A cooperação e a troca de experiências são fundamentais para alcançar os objetivos propostos, com participação direta de representantes de povos indígenas, quilombolas, entre outros povos e comunidades tradicionais.
Diretor de Prevenção da Atenção Primária em Saúde do Ministério da Saúde, Andrey Lemos apresentou estratégias de defesa do SUS, bem como ações para alinhar direitos e deveres de usuários, trabalhadores do sistema e demais cidadãos.
“O tema trouxe a reflexão sobre a realidade do nosso país, entendendo os determinantes sociais e a necessidade de políticas de promoção da equidade para ampliar o nosso olhar sobre o cuidado e a atenção à saúde do povo brasileiro, um povo diverso, plural e que possui necessidades próprias. A participação social é o grande indutor da construção de políticas públicas que reparem direitos, assegurem a liberdade de expressão e a gestão participativa”, acrescentou Lemos.
O SUS é o maior sistema público de saúde do mundo e, atualmente, atende mais de 190 milhões de pessoas. De acordo com Jacks Rodrigues, presidente do CMSI, a conferência é uma espaço para “formalizar propostas que serão encaminhadas aos governos estadual e federal. A Conferência é crucial para a elaboração de um modelo de saúde voltado às necessidades do município, junto ao controle social, à gestão e toda a comunidade”, explicou.
O encontro é desdobramento das pré-conferências realizadas em diferentes bairros, incluindo a zona rural da cidade. A iniciativa visa ainda avaliar a estrutura do sistema no município e as linhas do cuidado, bem como formular diretrizes para auxiliar a revisão do Plano Municipal de Saúde.
A Conferência elegeu delegados gerais para a etapa estadual, a ser realizada em Salvador. Foram eles:
Prestador/ gestor
– Sesau – André Cezário e Fábio Mantena
– Núcleo Regional de Saúde Sul (NRS Sul) – Julio Guzmán
– Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus – Filipe Adami
Trabalhadores
– Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (SINDIACS) – Marileide Xavier
– Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Itabuna e Região (SINTESE) – Rafael Mattos
– UBS Hernani Sá – Cherles Nascimento
– UBS Avenida Esperança – Márcia Bandeira
Usuários
– Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINPOJUD) – Simone Soares
– SUCA – Miretty di Biachio
– Associação de Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Sul da Bahia (ARCROETSULBA) – Jacks Rodrigues
– Aliança Nacional LGBTI de Ilhéus – Jurandyr Teles
– Comunidade de Olivença – Tainã Tupinambá
– Comunidade de Aritaguá II – Hilário
– Comunidade de Banco do Pedro – Gilmar Marques
– Comunidade de Santo Antônio – Hanna
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.