11 de setembro de 2024

Imagem ilustrativa

Uma moradora de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, foi diagnosticada com o vírus Ilhéus, no Litoral Sul. Ela foi levada para a capital baiana e segue internada nesta sexta-feira (10) em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Couto Maia. Segundo a secretaria de saúde de Simões Filho, via G1, este é o único caso registrado na cidade.

Transmitido através de mosquitos, o vírus Ilhéus é comum em aves e roedores, mas bastante raro em humanos. O vírus tem esse nome porque foi descoberto em Ilhéus, no Sul, em 1947. Conforme a secretária de saúde de Simões Filho, Iridan Brasileiro, antes de ser transferida para o hospital, a mulher, de 41 anos, procurou uma unidade de saúde do município com sintomas como fadiga e dor de cabeça.

A secretária disse ainda que coletou amostras da cidade e levadas para a análise. Ela informou que a pasta vai intensificar o combate ao foco dos mosquitos que causam arboviroses e haverá e intensificação nas ações de agentes de endemias.

O vírus Ilhéus não é transmitido de pessoa para pessoa, o que descarta a possibilidade de preocupação com aglomerações, como o carnaval, por exemplo.

O Vírus Ilhéus (VILH) pertence ao gênero Flavivirus da família Flaviviridae, tendo sido inserido no grupo Ntaya vírus. 

Informações do Bahia notícias

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *