O graduando em Políticas Públicas, poeta de ônibus e metrô Marcos Vinicius Vieira (Marcolino), de 28 anos, tomou posse como Conselheiro Municipal da Cultura de Ilhéus nesta terça-feira (3). Ele ressaltou a importância das leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo. “Temos um desafio de distribuir esses dois milhões [de reais] de forma democrática e acredito que a transparência com participação ativa de cada vez mais artistas na política cultural é o que trará a distribuição da forma correta e justa”, disse.
Direto no setorial de Literatura, ressaltou que o trabalho de conselheiro será pautado pela coletividade, pelo diálogo com a comunidade cultural do Hip Hop ilheense e em um esforço de busca ativa de soluções para a gestão cultural com a sociedade civil – os demais conselheiros (as) – e a Secretaria Municipal de Cultura.
O conselheiro disse, ainda, que em até 90 dias terá um diagnóstico de quantos e quais coletivos e grupos poderão ter apoio em seus projetos culturais. Ele citou alguns exemplos, como álbuns de hip Hop de artistas ilheenses que foram beneficiados com mais de 9 mil reais de auxílio cultural, documentos para ter acesso a equipamentos públicos, direitos culturais municipais e estaduais desbloqueados por meio de ação política.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Perfil
Marcolino Vinicius Vieira ressalta ser o primeiro jovem negro e de periferia a ocupar o conselho de Ilhéus em quase 20 anos de história do órgão de controle social. O jovem ingressa no momento em que o governo do prefeito Mário Alexandre receberá expressivos recursos públicos, cerca de 2 milhões e 400 mil reais, oriundos das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, aprovados pelo Congresso Nacional.
Graduando em Políticas Públicas, com formação em Orçamento Público (Planejamento e gestão orçamentária nos municípios), foi eleito Conselheiro Jovem Titular Estadual do Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia em 2021.
Informações Diário Bahia
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.