A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb) iniciou na última terça-feira (29) a retirada das baronesas acumuladas na areia das praias do Cristo, Avenida e nas praias do Sul, até o Cururupe. De acordo com João Aquino, titular da Secsurb, as plantas foram arrastadas devido ao aumento do volume de chuvas na região e a remoção acontecerá de forma responsável, respeitando a biodiversidade marinha.
O Município realiza a ação para reduzir a quantidade de baronesas que chegam às praias, antes do apodrecimento ou enraizamento da vegetação e para isso colocou em operação equipes de limpeza manual e mecanizada. Além das baronesas, resíduos como plástico, metal, madeira, isopor e outros, também entulham nas praias ilheenses.
Baronesas são plantas invasoras, que quando presentes em um rio indicam alto nível de poluição, bem como abrigam animais peçonhentos. Conforme a Secsurb, os servidores estão de prontidão para monitorar a situação. A Secretaria Especial de Meio Ambiente informa que a baronesa em geral é benéfica, pois auxilia na purificação da água.
O problema, segundo explica a pasta, começa quando a planta encontra um ambiente antropizado e se prolifera, apresentando um volume difícil de controlar e podendo causar prejuízos e transtornos ao chegar às praias da cidade.
O impacto é visual, mas também afeta o habitat de outros animais. “Intensificamos o trabalho, mas é importante lembrar que a população também precisa colaborar, evitando jogar lixo na faixa de areia e nas vias”, disse João Aquino.
Ele destacou que além da orla, o serviço se estende para os bairros, com coleta regular de lixo, varrição, retirada de entulhos, roçagem, raspagem, pintura de meios-fios, poda de árvore e reparos na iluminação pública.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.