Estudantes que desejam se matricular em um dos 21 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) têm até 18 de novembro para se inscrever na seleção para o ano letivo de 2023. O prazo inicial acabaria amanhã (11), mas foi prorrogado.
As oportunidades são para a educação profissional integrada ao Ensino Médio e para os cursos técnicos subsequentes a ele. O Campus de Ilhéus tem 210 vagas, nas áreas de Edificações; Informática; e Segurança do Trabalho.
No caso dos cursos integrados, o processo seletivo é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série / 1º ao 9º ano). A seleção classificatória é determinada pela análise do Histórico Escolar dos inscritos.
O procedimento requer apresentação de notas e documento escolar do 6º, 7º e 8º ano do Fundamental, de Português, Matemática, História e Geografia.
O processo seletivo para ingresso nos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma de oferta Subsequente em 2023 é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no Instituto Federal da Bahia, tenham concluído o Ensino Médio. Para fazer a inscrição, o estudante deve apresentar notas e documento escolar dos 1º e 2º anos do ensino médio de Português e Matemática.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do processo seletivo. Informações sobre documentação necessária para realizar a inscrição, os cursos ofertados em cada campus, os parâmetros da distribuição de vagas pela Lei de Cotas, entre outras, estão detalhadas no edital disponível no site do IFBA.
Texto do Blog Pimenta
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.