
Após mudanças na lei, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Ilhéus, vai avançar e já recebe cartas de intenção das empresas interessadas em se instalarem no local. Entre os benefícios, estão a isenção de impostos sobre a importação de equipamentos e poder colocar 100% da produção no mercado interno. A ZPE é uma área de livre comércio com o exterior, destinada à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo considerada zona primária para efeito de controle aduaneiro.
Segundo o CEO da ZPE Ilhéus e vice-presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento e Exportação (ABRAZPE), Otávio Pimentel, o ministro Paulo Guedes foi o principal responsável pelo andamento do processo da Lei nº 14.184/2021. “Com muita seriedade e determinação, em apenas duas reuniões conseguiu não só a aprovação, mas ampliou significativamente seus benefícios, transformando-a da pior lei de incentivo para a melhor”, comemora ele.
Dentre as novidades no novo marco legal das ZPEs, estão o fim do compromisso exportador, possibilitando assim a venda de toda a produção ao mercado interno, desde que sujeita à tributação que caracteriza igualdade de tratamento com a produção nacional e a permissão para a operação, com benefício fiscal, de empresas prestadoras de serviços em área de ZPE, desde que vinculados à industrialização ou destinados ao exterior. Algumas das empresas que manifestaram interesse são a Graphcoa, de Grafite Estérico dos EUA; Forever Oceans, criatório de peixes em alto mar dos EUA; Granet, empresa de granitos brasileira e a Fox Water, especializada em tratamento de efluentes líquidos, sediada nos EUA.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Localização
A ZPE de Ilhéus fica a 6 km do Porto Sul e possui uma área de 1,2 bilhão de metros quadrados, mas pode ser ampliada num raio de 30 km. É um distrito planejado, com acessos, lotes para indústrias e serviços com infraestrutura básica (água, esgoto, energia, etc), serviços necessários ao seu funcionamento, segurança em todo o seu perímetro e cuidados ambientais. A ZPE conta também com Vila Comunitária a menos de 10 km.
Criadas no Brasil em 1988, as ZPEs tem como objetivo principal incentivar a exportação de produtos. Além disso, a intenção é também estimular o desenvolvimento econômico das regiões onde estão localizadas. A expectativa é que com a implantação das empresas, Ilhéus passe a ter um crescimento não somente na geração empregos, mas também na qualificação da educação e cuidados com o meio ambiente.
Novidades
Fim do compromisso exportador, o que possibilita a venda de toda a produção ao mercado interno, desde que sujeita à tributação que caracteriza igualdade de tratamento com a produção nacional;
Permissão para a operação, com benefício fiscal, de empresas prestadoras de serviços em ZPE, desde que sejam vinculados à industrialização ou destinados ao exterior;
Área de ZPE poderá ser descontínua;
Permissão para que empresas instaladas em ZPE constituam filiais fora dela quando se tratar de unidade auxiliar dedicada a funções gerenciais ou de apoio administrativo ou técnico;
Vigência do regime poderá ser prorrogada por períodos adicionais de até 20 anos;
Autorização para a intermediação de empresas comerciais exportadoras nas exportações de produtos fabricados nas ZPEs.
Informações do Bahia Valor

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.