A Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou o Projeto de Lei que permite a presença de doulas sempre que solicitado pela parturiente nas maternidades, hospitais, casas de parto e demais estabelecimentos de saúde públicos ou contratados pela rede municipal, e demais hospitais da rede privada. A presença das doulas será permitida durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como nas consultas e exames de pré-natal.
O projeto de Lei aprovado é de autoria da vereadora Enilda Mendonça (PT), Cláudio Magalhães (PCdoB) e Vinicius Alcântara (Cidadania). E, segundo o projeto, a presença de doulas não se confunde com a presença de acompanhante instituído pela Lei Federal n° 11.108, de 7 de abril de 2005. “O trabalho de uma doula é oferecer para a parturiente informações, acolhimento e apoio necessários
para que o processo de gestação, parto e pós-parto ocorram da melhor forma possível”, justificou.
No parto, a doula possui a função de prestar apoio e encorajamento, bem como medidas de conforto físico, como massagens, banhos e técnicas de respiração e relaxamento. Já no pós-parto, a profissional auxilia no contato das mães com o recém-nascido e com a amamentação, inclusive no sentido de suavizar e/ou evitar a depressão pós-parto, entre outros beneficios.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.
Que excelente notícia!!!