Em clima de muita alegria, a 17ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ reuniu centenas de pessoas na Avenida Soares Lopes no último domingo (18). Neste ano, o tema escolhido foi “Respeito: uma prova de amor”. Mesmo com a seriedade do tema, não faltou criatividade durante todo o circuito. O evento contou com a presença do prefeito Mário Alexandre, que prestigiou as apresentações em um momento único de luta por direitos.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A Parada foi organizada pelo Grupo Lesbos e contou com apoio da Polícia Militar e da Prefeitura de Ilhéus, através da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram) e das secretarias de Saúde e Ordem Pública.
“O maior requinte de crueldade da violência é contra o público LGBTQIA+. Nós devemos respeitar e cuidar. Cada um tem a sua vida, vamos ser felizes. Eu fico muito grato em estar ajudando, participando e respeitando a comunidade, que na verdade são irmãos e esses irmãos estão no meu coração”, frisou Mário Alexandre.
A largada foi dada na altura do Cine Santa Clara. No caminho, os participantes se divertiram ao som dos DJs: Luu Gomes e Sindel Blade, do cantor Kauã Araújo e da banda Amor a Dois, que tocaram vários ritmos musicais, além da apresentação de gogo boys e das multifacetadas drag queens.
“Muito bom estar aqui prestigiando esse momento, que dá visibilidade à nossa luta e mostra que não existe um padrão a ser seguido. Só queremos respeito, como qualquer outro ser humano”, disse Carlos Henrique, de 25 anos, morador da cidade de Una.
Para Nathan Victor, de 17 anos, o evento teve um significado muito grande. “Como jovem e homem trans é muito importante estar aqui. Até pouco tempo atrás não tínhamos o direito de nos expor na rua e mostrar quem somos. O que queremos é liberdade, amor e respeito, como qualquer outro ser humano deseja”, declarou.
Com um stand personalizado, a Sesau ofertou ao longo da Parada materiais educativos e insumos de prevenção, além de contar com agentes especializados, que forneceram aos participantes testagem rápida de HIV, Sífilis, Hepatites B e C e distribuição de preservativos. “Foi um momento para pedir respeito e lembrar que o direito de um é de todos”, acrescentou Diala Magalhães, presidente do Grupo Lesbos.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.