Promover melhores condições de acessibilidade é um dos compromissos assumidos pela gestão do prefeito Mário Alexandre para garantir bem-estar à população, principalmente às pessoas com dificuldade de locomoção. Nesta quarta-feira (30), a Prefeitura de Ilhéus retomou a entrega de cadeiras de rodas e de banho, andadores e muletas para os pacientes assistidos no Núcleo de Atenção Especializada (NAE). 

O serviço prestado pelo Município devolve mobilidade e qualidade de vida às vítimas de acidentes e às pessoas que nasceram com limitações físicas.

“A equipe realiza o acompanhamento na própria unidade, para oferecer mais conforto e para que o paciente tenha uma boa recuperação. Então, com esforço e dedicação disponibilizamos equipamentos que dão todo suporte aos assistidos e contribuem para o retorno ao convívio social. O nosso governo cuida de gente e dá autonomia para aqueles que mais precisam”, destacou André Cezário, secretário de Saúde.

O NAE possui equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogo; fisioterapeuta médico ortopedista; terapeuta ocupacional; enfermeiro; serviço social; nutricionista; psicólogo e neuropediatra. Conforme a coordenação, o núcleo também está apto para concessão de órteses e próteses para amputados e meios auxiliares de locomoção como cadeira de rodas, andadores, bengalas e muletas destinados aos usuários que fazem parte do Programa. 

A unidade assiste pacientes com quadro de Acidente Vascular Encefálico (AVE), também conhecido como “derrame”; traumatismo raquimedular (TRM), que se trata de lesão grave na coluna; traumatismo cranioencefálico (TCE), que se trata de lesão grave na cabeça; paralisia cerebral infantil e adulto (PC); pacientes amputados (membros superiores e inferiores); pacientes com Parkinson; doenças infectocontagiosas que acometem o sistema motor, exemplo: Vírus Linfotrópico de Células T Humanas (HTLV); doenças neurodegenerativas, exemplo: esclerose múltipla e esclerose lateral; doenças de caráter autoimune, exemplo Guillain-Barré; e pacientes ostomizados. 

Para realizar o cadastro, o usuário precisa apresentar os seguintes documentos:  RG; CPF; comprovante de residência atualizado; cartão SUS atualizado e laudo médico de encaminhamento com CID. O Grupo de Orientação tem a função de coletar dados, analisar o histórico do paciente e avaliar se o perfil se enquadra para acompanhamento na unidade.

::Publicidade

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *