O nível do rio Cachoeira voltou ao normal no sul da Bahia e revelou um cenário de destruição.
Nas praias de Ilhéus, uma cena que surpreendeu os moradores. Milhares de caranguejos que a enxurrada arrastou. Voluntários se uniram para recolher e devolver ao mangue.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“Estou aqui trabalhando como voluntário para salvar a vida marinha. É muito triste a gente ver o nosso litoral desse jeito. Isso aqui é tudo caranguejo. Salvando vida aqui”, diz um voluntário.
A força do rio Cachoeira, que arrastou os animais, deixou um rastro de destruição. Neste sábado (1º), o rio já tinha voltado ao leito normal e deixava à mostra árvores arrancadas, lixo e entulho carregados pela água. Nas ruas, máquinas e caçambas recolhem lixo e entulho.
Nos bairros ribeirinhos de Itabuna, a destruição foi total. De algumas casas só sobrou a fundação. De outras, nem isso. Tudo veio abaixo. Ficaram só os destroços. E depois da enchente, que arrasou uma área, o local virou uma rua fantasma. Os moradores abandonaram tudo.
“A proporção da água foi tão forte que a geladeira foi parar lá em cima da casa. Não tem como ficar aqui não”, diz Saulo Santos.
Em áreas menos destruídas, moradores voltaram neste sábado tentando recuperar objetos, avaliando a situação das casas.
“O trabalho está começando agora, o trabalho da limpeza, para ver como vai ser com minha casa, estamos aqui na luta”, conta a consultora de produtos Mara Gama.
Enquanto moradores do sul da Bahia tentam recomeçar, em Cândido Sales, no sudoeste baiano, os ribeirinhos estão sendo retirados de casa. Não chove, mas o rio Pardo não para de subir por causa do aumento da vazão da barragem de Mineiro Machado.
Informações do G1
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.