Na próxima segunda-feira (20) Ilhéus vai sediar o evento de conscientização sobre a hanseníase. O encontro será realizado a partir das 10h, no auditório da Faculdade Madre Thaís e marca a adesão da Prefeitura à campanha global ‘Não Esqueça da Hanseníase’, idealizada pelo embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde (OMS), Yohei Sasakawa.
O termo de cooperação será assinado entre o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase (Morhan), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a Rede Universitária Enfrentamento à Hanseníase da Bahia e de Ilhéus (Rede Hans BA e Rede Hans Ilhéus) para atuação junto à iniciativa global.
A solenidade contará com a presença do prefeito Mário Alexandre; do secretário municipal de Saúde, André Cezário; da coordenadora da Rede Hans – Bahia, Gracielle de Jesus Santos; da vice-coordenadora da Rede Hans BA, Eliana Neres Mello; e do coordenador do Morhan Nacional, Artur Custódio.
A assinatura do termo sela o compromisso da atual administração para promover a conscientização sobre a hanseníase, além do combate à discriminação sofrida pelas pessoas afetadas pela doença. Mário Alexandre destaca que somado às ações de combate à Covid-19, Ilhéus abraça a causa para fortalecer o movimento no município e em toda a região.
Conforme os organizadores do evento, com a adesão à campanha as entidades se comprometem a promover a conscientização sobre a hanseníase; divulgar a parceria junto aos seus colaboradores, fornecedores e veículos de comunicação das entidades, redes sociais e outras formas de contato com a população; organizar conjuntamente eventos e atividades de interesse mútuo; e participar de atividades e eventos realizados pelas entidades, bem como buscar envolver os órgãos do controle social.
Dados da doença – Conforme informações do Boletim do Ministério da Saúde, o diagnóstico de novos casos da doença no Brasil foi reduzido à metade entre 2019 e 2020. A Bahia seguiu a tendência e apresentou uma redução de 29.4% na identificação de novos casos – saindo de 1.990 (2019) para 1.405 (2020), informação que reforça a luta contra a doença no estado.
A diminuição dos casos acende um sinal vermelho, visto que com a falta de novos registros muitas pessoas que deveriam estar em tratamento sequer possuem o diagnóstico. O tratamento e diagnóstico oportunos impedem o desenvolvimento de lesões na pele mais graves e o aparecimento ou a piora de incapacidades físicas, e também quebram a cadeia de transmissão, já que os pacientes em tratamento não transmitem a doença.
A informação é aliada da prevenção. Acompanhe o movimento nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/Morhan.Nacional
Instagram: instagram.com/morhannacional
YouTube: youtube.com/TVMorhan
Twitter: twitter.com/morhanbr
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.