“A maior obra de infraestrutura realizada na Bahia nos últimos cem anos”, essa foi a afirmação do governador Rui Costa durante visita às obras do Complexo Porto Sul, na manhã desta quarta-feira (1º). Na ocasião, Rui Costa realizou a entrega da ponte sobre o Rio Almada, que liga os distritos de Juerana a Aritaguá e representa a pedra fundamental do processo de construção do modal. Acompanhando o dirigente estadual, o prefeito Mário Alexandre destacou a relevância econômica e social do investimento, importante corredor logístico de exportação para o Brasil.
“O governador é um parceiro que busca alternativas para o desenvolvimento da nossa região e que tem feito pela Bahia o que poucos governos fizeram. Obras com recursos próprios, parcerias com deputados federais e alternativas para devolver a Ilhéus lugar de destaque dentro do desenvolvimento do nosso estado”.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Conforme a Bamin, empresa à frente do complexo, o conjunto das intervenções iniciais está 40% concluído e se integra a outras obras em andamento, que consistem na construção do viário, rotatórias, desvios e trabalhos de sinalização, além de ações socioambientais. O Porto Sul se conectará ao trecho 01 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), responsável pelo escoamento do minério de ferro oriundo de Caetité.
“A marca que fica é de alguém apaixonado pela região. Estamos entregando obras e serviços que melhoram a qualidade de vida de milhares de pessoas. Esse é um passo importante para o projeto de infraestrutura logística e produtiva do estado da Bahia. Em breve teremos a conclusão do trecho de ferrovia e eu não tenho dúvida de que a região oferecerá muitos empregos nos próximos anos”, afirmou Rui Costa.
De acordo com o Governo da Bahia, a construção da ponte sobre o Rio Almada foi executada com tecnologia cantitraveller, que permite o cravamento de estacas em áreas de rios com redução de impacto ambiental. Ela é formada por nove vãos com 26 metros e 234 metros de comprimento em pavimento rígido e seguro à circulação de veículos de grande porte.
“Essa ponte é uma importante obra do Porto Sul, construída com tecnologia moderna, em respeito e cuidado ao meio ambiente, à natureza e às pessoas, que são os principais cuidados da Bamin e da ERG”, frisou Benedikt Sobotka, presidente global do grupo. O Porto Sul vai receber investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões. Juntos, os projetos da Mina Pedra de Ferro, localizada em Caetité, e do Porto Sul vão gerar cerca de 55 mil empregos diretos e indiretos.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.