Há 365 dias, no ensolarado 1º de julho de 2020, Ilhéus recebeu o maior equipamento de infraestrutura de sua história. A primeira ponte estaiada da Bahia, entregue pelo governador Rui Costa ao lado do Prefeito Mário Alexandre e outras autoridades, inaugurou um novo capítulo da narrativa que conta os principais acontecimentos da terra de São Jorge dos Ilheos. Cartão postal, o equipamento é uma gigantesca passarela para veículos e pedestres que, de noite, colore a cidade, vestida de luzes.
“A realização do sonho da nova ponte, que completa um ano de materialização, é fruto de muito trabalho, da parceria com o governador Rui Costa, a quem agradeço pelo amor e carinho para com a nossa linda cidade, não medindo esforços para atender os nossos anseios”, declarou o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, ao dizer que um intenso trabalho da gestão municipal foi realizado para destravar a obra – que caminhava a lentos passos no início de 2017.
Mário Alexandre destacou que o amor nutrido por Ilhéus é o que impulsiona o serviço à coletividade. “Vamos continuar trabalhando firme para trazer mais melhorias para a vida do nosso povo, com o sentimento de unidade, pertencimento e muito orgulho de ser filho de Ilhéus. Nosso foco é que a cidade e os ilheenses cresçam cada vez mais. Com planejamento, sustentabilidade, muito trabalho, empenho e vontade de acertar, seguiremos a gestão desta terra tão amada”, completou.
Ligando Sul e Norte, suspensa sobre o encontro das águas do mar e dos rios Cachoeira e do Engenho, a nova ponte, com seus belos e alongados estais, transformou a fisionomia da cidade, solucionou o problema do trânsito que atrasava a vida de milhares de ilheenses, ao promover mais trafegabilidade, acessibilidade para pedestres e ciclistas com os novos viários. A obra, também estreou um novo olhar sobre as paisagens da baía do Pontal, do Morro de Pernambuco e das águas do oceano atlântico, promovendo, para além da ligação entre o Pontal e o Centro da cidade, a integração regional.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.