No último sábado (12), um jovem negro, instrutor de surfe, sofreu racismo enquanto aguardava a namorada em frente ao Shopping Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Matheus Ribeiro, 22 anos, é morador da Maré e estava em cima da sua bicicleta elétrica quando foi abordado por um casal de brancos, que o acusou de ter furtado a bicicleta que estava com ele. A moça teria tido a sua bicicleta furtada nas redondezas.
Vídeo abaixo:
Em entrevista ao UOL News, Wallace Corbo, professor de Direito da FGV, que é negro, fala sobre o caso de Matheus Ribeiro, jovem negro que foi abordado por dois jovens brancos no Leblon (RJ) e acusado injustamente de furtar bicicleta. Para ele, “a situação não surpreende, já que a verdade é que pessoas negras no Leblon com um bom celular ou uma boa bicicleta são sempre suspeitas”: “É mais um caso que dói. Somos constantes suspeitos por existirmos nesses espaços”, acrescenta ele, que ainda indica como pessoas negras devem fazer em casos do tipo.
Licenciado em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias (UFSB). Pós-graduado em Tecnologias WEB (UNOPAR), Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNOPAR) & Técnico em redes computadores (SENAI-BA).
“A macaxeira é popular
É macaxeira pr’ali, macaxeira pra cá
E em tudo que é farinhada a macaxeira tá.” (Djavan)