Cansado de esperar pelo Governo Federal, para iniciar a duplicação da BR-415, no trecho que liga os municípios de Ilhéus e Itabuna, o governador Rui Costa, conforme já anunciado, no mês passado, durante visita ao sul do estado, confirmou a licitação, que deve ser lançada ainda neste mês de junho.
Para reforçar a tão esperada duplicação, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que foi recebido pelo diretor de Relações Institucionais, Luciano Neves, apresentou ainda, durante visita ao grupo A TARDE, na manhã desta sexta-feira, 04, outras ações na região.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“O governador vai fazer uma outra via na outra margem do rio Cachoeira, que é a BA 649. Esse trecho vai ser a outra ligação entre Ilhéus e Itabuna. Temos também o Hospital Regional da Costa do Cacau que vai ser inaugurado agora em novembro, a Barragem do Rio Colônia, que vai regularizar a vazão do rio e garantir o abastecimento de água para a região”, destacou.
Rui Costa já havia assinado uma ordem de serviço para autorizar a duplicação da rodovia. Pelo menos, mais de 10 mil veículos passam por dia aos 18 quilômetros que separam os dois municípios.
A rota é uma importante aliada à economia da região, já que faz integração ao porto de Malhado, em Ilhéus, onde grande parte da produção do sul é levada para exportação, além de ser relevante rota turística do estado, na Costa do Cacau.
O investimento gira em torno de R$ 105 milhões para que o projeto, já autorizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), seja executado.
Temos o Hospital Regional da Costa do Cacau que vai ser inaugurado agora em novembro, a Barragem do Rio Colônia, que vai regularizar a vazão do rio e garantir o abastecimento de água para a região.
Região Metropolitana
Augusto Castro destacou a ideia de implantação da região metropolitana de Ilhéus e Itabuna, o que, de acordo com ele, vai agregar mais cidades da região e permitir captar recursos que municípios tenham ações conjuntas em outros segmentos como saúde, lixo e infraestrutura.
De acordo com a proposta, 13 municípios vão compor a unidade. São eles: Almadina, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, São José da Vitória e Uruçuca.
A finalidade da RMS do sul do estado é ainda promover o desenvolvimento local, sendo Itabuna, o município polo da região. A ideia vem de um Projeto de Lei, apresentado em 2017, por Augusto Castro, ainda como deputado, e depende agora que seja encaminhado pelo governo do estado para aprovação por parte da Assembleia Legislativa.
“O foco é o resgate do desenvolvimento do município, para que se torne um grande polo regional. Temos que pensar no crescimento econômico, bem como outros segmentos como saúde, educação e infraestrutura”, finalizou.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.