Duplicação de trecho da rodovia Ilhéus-Itabuna deve ampliar desenvolvimento econômico no Sul da Bahia

Cansado de esperar pelo Governo Federal, para iniciar a duplicação da BR-415, no trecho que liga os municípios de Ilhéus e Itabuna, o governador Rui Costa, conforme já anunciado, no mês passado, durante visita ao sul do estado, confirmou a licitação, que deve ser lançada ainda neste mês de junho.

Para reforçar a tão esperada duplicação, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que foi recebido pelo diretor de Relações Institucionais, Luciano Neves, apresentou ainda, durante visita ao grupo A TARDE, na manhã desta sexta-feira, 04, outras ações na região.

“O governador vai fazer uma outra via na outra margem do rio Cachoeira, que é a BA 649. Esse trecho vai ser a outra ligação entre Ilhéus e Itabuna. Temos também o Hospital Regional da Costa do Cacau que vai ser inaugurado agora em novembro, a Barragem do Rio Colônia, que vai regularizar a vazão do rio e garantir o abastecimento de água para a região”, destacou.

Rui Costa já havia assinado uma ordem de serviço para autorizar a duplicação da rodovia. Pelo menos, mais de 10 mil veículos passam por dia aos 18 quilômetros que separam os dois municípios.

A rota é uma importante aliada à economia da região, já que faz integração ao porto de Malhado, em Ilhéus, onde grande parte da produção do sul é levada para exportação, além de ser relevante rota turística do estado, na Costa do Cacau.

O investimento gira em torno de R$ 105 milhões para que o projeto, já autorizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), seja executado.

Temos o Hospital Regional da Costa do Cacau que vai ser inaugurado agora em novembro, a Barragem do Rio Colônia, que vai regularizar a vazão do rio e garantir o abastecimento de água para a região.

Região Metropolitana

Augusto Castro destacou a ideia de implantação da região metropolitana de Ilhéus e Itabuna, o que, de acordo com ele, vai agregar mais cidades da região e permitir captar recursos que municípios tenham ações conjuntas em outros segmentos como saúde, lixo e infraestrutura.

De acordo com a proposta, 13 municípios vão compor a unidade. São eles: Almadina, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, São José da Vitória e Uruçuca.

A finalidade da RMS do sul do estado é ainda promover o desenvolvimento local, sendo Itabuna, o município polo da região. A ideia vem de um Projeto de Lei, apresentado em 2017, por Augusto Castro, ainda como deputado, e depende agora que seja encaminhado pelo governo do estado para aprovação por parte da Assembleia Legislativa.

“O foco é o resgate do desenvolvimento do município, para que se torne um grande polo regional. Temos que pensar no crescimento econômico, bem como outros segmentos como saúde, educação e infraestrutura”, finalizou.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2021/06/duplicacao-de-trecho-da-rodovia-ilheus-itabuna-deve-ampliar-desenvolvimento-economico-no-sul-da-bahia.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.