Foto: Matheus Silva

Nesta quarta-feira (12), Dia do Enfermeiro, profissionais de enfermagem realizaram uma manifestação em Ilhéus pela aprovação de piso salarial nacional que tramita na capital federal.

De acordo com o Grupo Valoriza Enfermagem Ilhéus, a categoria luta há anos pela aprovação de um piso salarial. O Projeto de Lei 2.564 de 2020, que institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira, segue em tramitação no Senado.

O movimento desta quarta teve como objetivo pressionar o andamento do PL. O PL 2295/2000, de autoria do senador Lucio Alcântara (PSDB-CE), prevê a limitação da carga horária de trabalho para 30h semanais. Atualmente, não há um limite à jornada de trabalho e os profissionais reclamam de “abusos”. Já o PL 2564/2020, do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), pretende definir um piso salarial para os enfermeiros de todo o país.

Foto: Matheus Silva

Segundo o grupo Valoriza Enfermagem Ilhéus, neste 12 de maio, comemoramos o dia Internacional da enfermagem, em um momento ímpar, diferente de outros anos. Estamos em plena pandemia de Covid-19, momento no qual se evidencia a importância das nossas ações nos serviços de Saúde, desde a atenção básica, até o nível hospitalar. Em todos níveis de atenção à saúde, o enfermeiro aparece como a mola mestra, orientando e executando os cuidados de promoção, proteção e recuperação da saúde de toda a população, junto com outros profissionais. Ao longo dos séculos a nossa profissão foi construída sob o estigma de trabalho obrigatório/punitivo (para minorias), passando pelo cunho do serviço voluntário e de caridade, e foi evoluindo para a ciência do cuidar, fundamentada em teorias e baseada em princípios científicos. Tal formação se constrói com anos de estudo e dedicação, através curso técnico, faculdade, especializações, mestrado, doutorado, PHD, portanto, mais do que nunca se faz necessário o reconhecimento da nossa profissão, não só com aplausos, mas também com condições dignas de trabalho , bem como com a formulação de políticas salariais justas, e a PL 2564, traz essa proposta de reparação social com a nossa categoria. Na oportunidade, o movimento Valoriza enfermagem Ilhéus se apresenta formalmente, com o intuito de iniciar a discussão sobre a criação do Plano de carreira, cargos e remuneração no município de Ilhéus e acompanhar a sua elaboração, ação que se faz mais do que necessária, frente à grande defasagem salarial que os profissionais da enfermagem vêm sofrendo ao longo de quase 20 anos.

::Publicidade
Foto: Matheus Silva
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *